Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

sábado, 21 de março de 2009

Para quando?

A fronteira de Macau com a Zona Económica Especial de Zhuhai, as tão afamadas Portas do Cerco, continuam concorridas como sempre.
Hoje de manhã tive de me deslocar à China para afazeres profissionais e, à semelhança do que já havia acontecido no fim-de-semana passado, tive de esperar mais de uma hora na fila dos “estrangeiros” do lado de GongBei para ver o meu passaporte e visto (de dois anos e múltiplas entradas) inspeccionado. Às 9:25 da manhã, de acordo com os dados disponíveis num dos ecrãns do lado de Macau, tinham já passado mais de 35.000 pessoas!
Existem várias filas destinadas somente a “estrangeiros” mas, sinceramente, com o afluxo de turistas a Macau que decidem ir também ao “outro” lado, começa a tornar-se impossível. Principalmente para quem vive em Macau (e é cidadão de pleno direito desta terra) e que se desloca amiúde ao “mainland”.
Os “estrangeiros” de Macau, residentes ou não, não têm direito ao “salvo-conduto” que todos os nascidos em Macau (se bem que eu sei de alguns não nascidos em Macau que os têm também!) podem usar.
Sinceramente não percebo porque é que, já que estamos todos na China, não autorizam os residentes permanentes de Macau, a quem lhes é permitido ter vistos de múltiplas entradas de dois anos, a terem também uma espécie de salvo-conduto ou, pelo menos, um canal especial para que possam passar a fronteira mais rapidamente.
O mesmo se aplica aos chineses que têm direito de vir a Macau e que para isso têm autorização. Para eles, e respeitando o dever de reciprocidade, deveria ser criado um canal especial do lado de Macau.
Afinal vivemos todos na China mas parece que uns vivem mais do que outros!

sexta-feira, 20 de março de 2009

Sextas

As sextas feiras sao sempre assim... Uma especie de segunda feira antecipada!

"coisa gabada, coisa estragada”

Olha que nunca me tinha passado pela cabeça que o dito “coisa gabada, coisa estragada” pudesse ser tão verdadeiro.
Lembram-se de há dias ter publicado um post onde descascava no factos dos jornais de Macau só irem online ao fim do dia para que os leitores tivessem de comprar a edição de papel (dedução minha!) e onde afirmava que o único que fugia a essa regra era O Clarim. Pois muito bem, nem de propósito hoje no “melhor pano caiu a nódoa”.
Até agora O Clarim ainda não deu ar de sua graça nas páginas da internet. Afinal o primeiro hoje foi mesmo o JTM, a quem tiro o meu chapéu por tão “madrugador” nascer cibernético!
Para que não me acusem de má língua este post foi elaborado às 4.30PM (+8 GMT) em ponto!
Nunca mais vou elogiar nenhum jornal aqui em público… Pois parece que assim que os elogiamos logo se apressam a decepcionar-nos…
Só de reparo… é Março…não Marão… Nas páginas interiores da edição online do JTM.
O HM ainda conta com a edição de ontem... e O Clarim a da semana passada.

Bali veio ver-nos

A nossa amiga Anisa na cidade indonésia de Dempassar veio-nos visitar. Dempassar é a capital e a maior cidade da bonita ilha de Bali, no arquipélado indonésio. Localiza-se no extremo sul da ilha, tem cerca de 979 mil habitantes e é uma cidade bastante acolhedora. Entre 1906 e 1945 foi ocupada pelos holandeses.
Actualmente a ilha de Bali é a estância turística mais importante de toda a Indonésia e ficou marcada, infelizmente, pelos atentados bombistas de 2002 que vitimaram centenas de turistas e habitantes locais.

nǐ hǎo kā fēi

Finalmente chegamos a Pequim!
Que infeliz esta nossa presença de mais de cinco séculos no Oriente.
Das duas uma, ou somos mesmo muito lentos, ou o caminho era difícil!
É lugar comum dizer-se que temos sido (quando digo temos, refiro-me ao Governo em Lisboa) pouco objectivos e nunca houve uma verdadeira política virada para o Oriente.
Tirando fogachos aqui e ali, espaçados no tempo e que rapidamente se apagam, pouco mais existe. Veja-se o exemplo da EFACEC, da EDP, etc.
Agora é a vez de uma empresa de café de capitais portugueses. Depois de se basearem em Macau com benesses do Governo local e terem aberto uma fábrica com toda a pompa e circunstancia.
Hoje vinha nos jornais que a SIM (Sociedade Industrial de Macau que é propriedade de um industrial do café português) se apresentou na capital do Império do Meio com as marcas feitas em Macau, a “Olá Café”!
Que se preparem os bebedores de café de toda a China porque chegou o “verdadeiro” café… Vem para Macau e Hong Kong também!
Como será que os chineses vão ter que dizer o nome? Será mesmo Olá Café ou será que traduzem para “nǐ hǎo kā fēi”.
Fica um reparo, de tão português que é, nem website tem na lingua portuguesa! Grande orgulho!

Porto Salvo, Portugal

Porto Salvo é uma freguesia portuguesa do concelho de Oeiras, com 7,35 km² de área e 13 724 habitantes (2001). Densidade populacional de 1 933,0 hab/km².
A freguesia foi oficialmente criada em 11 de Junho de 1993, por desmembramento das freguesias de Barcarena e Oeiras e São Julião da Barra. Foi elevada a vila em 12 de Julho de 2001.
Visitou-nos ontem pela primeira vez…
(fonte wikipédia portuguesa)

quinta-feira, 19 de março de 2009

Jantarada para todos!

.
Reparem no email que me chegou…
A ser verdade, gostaria de saber quem irá pagar tamanha conta. Os contribuintes em Portugal ou as verbas idas de Macau para a FJA ou FO?
Ou será que terão de “Going Dutch!")

.


Caros amigos:
Os Ex-Governadores de Macau vão estar presentes num almoço para o qual convidam todos os ex-residentes em Macau, ou que trabalharam em Macau ou que nasceram em Macau, a realizar no próximo dia 27 de Junho de 2009, a propósito dos 10 anos que passaram sobre a Transição da Soberania para a RPC.
Para pormenores da organização, muito agradecíamos que tivessem a gentileza de enviar os vossos contactos contactos (residência, telefone e correio electónico), no caso de agendarem positivamente o evento na data acima indicada, para os emails rss@jorgealvares.com
ou mailto:oufundacao@jorgealvares.com ou fmacau@netcabo.pt ou ainda para o endereço do remetente.
Com amizade
Manuel Gameiro
(TLM 91 724 11 10)


.


A ser verdade… até teria a sua nobreza. Afinal Portugal lembrar-se-ia de Macau!
.

Robot elegante

Do laboratório para as passerelles e sessões fotográficas. Brevemente os modelos vão deixar de se preocupar com dietas, celulite e festas com muita "coca"… Vêm aí os modelos robot!
O robot (ou melhor A robot) HRP-AC, alimentada a baterias (sempre bom para a linha!) e com motores localizados no corpo (entende-se...) e na cara (nem por isso mas imagino!) permiti-lhe as mais ousadas poses e expressões faciais.
Pesa 43 kG (shame on you Gisele) mas apenas com 158 cm de altura (feito à imagem do mercado asiático…!) a máquina também passou por uma sessão de emagrecimento. A primeira versão pesava 58kg!
A modelo vai fazer a sua primeira aparição no Tokyo Fashion Show a 23 de Março!
A sua mais recente fisionomia é feita à semelhança da mulher japonesa (ou melhor, à semelhança da fantasia do seu criador japonês!) e apresenta um cabelo do estilo das bandas desenhadas nipónicas.
Infelizmente, esta fantasia ainda não tem planos de estar disponível para todos! Nem de encomenda!
Desenganem-se as mentes mais perversas. Esta beleza só está disponível para trabalhos de passerelle!
Nada de trabalhos domésticos ou outras ideias mais arrojadas!

Angeles City, Filipinas

Angeles City localiza-se na provincia de Pampanga nas Filipinas e é considerada uma cidade de primeira categoria no país, densamente urbanizada. É uma entidade administrativa independente e, de acordo com dados de 2000, tem mais de 260 mil habitantes.
Servida pelo aeroporto internacional Diosdado Macapagal, dentro da zona económica especial de Clark (antiga base aérea e agora uma zona franca de renome). Tendo sido a maior base aérea americana fora dos Estados Unidos a sua sobrevivência económica ficou bastante afectada quando as tropas americanas saíram do país depois da evacuação originada pela erupção do vulcão do Monte Pinatubo em 1991.
Este é a localidade que hoje visitou o nosso blog!

Assim vai a Lusofonia

Tanto se fala da defesa da língua portuguesa em Macau (inclusive eu próprio) mas todos os dias se vêm exemplos de pouco empenho, principalmente de entidades que têm obrigação moral de o fazer.
À hora de almoço deparei com outro desses exemplos que vão abundando um pouco por todo o lado.
Desta feita foi na residência dos Jesuítas em Macau. Uma entidade da Igreja que deveria promover e defender o uso da língua portuguesa e que nos dá este triste exemplo na sua porta de entrada! Chinês e inglês. Quanto ao português… népias. Fica a tradução do chinês: “Habitação privada. Não se pode entrar sem convite” (tradução literal!)...

Assinaturas digitais são o futuro

Para quem ainda deva estar a pensar no que afirmei acerca dos jornais de Macau deixo agora uma pequena mensagem chamando à atenção para algo que li na net.
Parece que foi combinado, no entanto, foi apenas o acaso que me fez esbarrar neste apontamento do YahooNews.
A solução para os tradicionais jornais e revistas poderá estar nos telemóveis, mas em concreto no iPhone, ou em outros telefones PDA!
Vejam o link em inglês para perceber porquê e para perceberem porque considero que 10 patacas é um exagero para meia dúzia de folhas de papel e que difundirem os artigos ao fim do dia para forçar as pessoas a comprar o jornal é uma estratégia que não tem cabimento!

Assim vai Macau

Olhando para a imprensa de hoje como quem olha para folhas afixadas na parede, ficam apenas duas notícias de Macau.
A Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa tem novo presidente do Comité Executivo. Alex Vong foi nomeado porque é o único do Comité Olímpico de Macau que fala bem português!
Ou eu muito me engano ou estamos entregues à “bicharada”!
Conheço o trabalho de Alex Vong desde há muito tempo e, além de outras coisas, reconheço-lhe o espírito de missão e de sacrifício. Além da competência profissional, além de ser uma excelente pessoa. Agora que o escolham porque é o único que fala português! Ao que chegámos!
No lugar dele mandava-os à fava e dizia-lhes que procurassem outro “papagaio”.
A nomeação fora feita pelo Comité Olímpico de Macau e as razões da nomeação “natural” foram dadas a conhecer pelo presidente Charles Lo.
Outra das notícias amplamente retratada na imprensa é o arrependimento de Ao Man Long, o antigo secretário do Governo da RAEM que está preso e a ser julgado por vários crimes. Arrependido de não se ter ido embora enquanto podia penso eu…
Ao mesmo tempo, é anunciado que o Governo está novamente a usar serviços de uma das muitas empresas envolvidas no escândalo!
Gostaria de aqui deixar os links mas, como disse num dos anteriores posts, os jornais de Macau, além de caros em papel, só estão disponíveis na internet ao fim do dia para que não os possamos ler!
E assim vai Macau…

Dedo USB!

Recentemente um programador informático finlandês, que perdeu um dedo durante um acidente de moto, fez o que poderá ser o sonho de qualquer geek. Construiu uma prótese de um dedo com um flashdrive USB incluído!
Não é um disco de polegar, é um disco de anelar!
A ligação é acessível pelo USB que fica escondido debaixo da unha de borracha e a prótese pode ser toda removida para que o seu utilizador possa usar os restantes nove dedos para escrever enquanto que o disco está inserido no computador!
O seu autor, Jerry Jalava diz que já tem mais planos. Segue-se uma prótese com revestimento para a nova versão que poderá ser totalmente desacoplada do dedo e terá uma identificação RFID.
Do outro lado do mundo, no Canadá, um realizador de televisão que perdeu um olho quando era criança anunciou que está a preparar uma mini camera que será introduzida na cavidade do olho para que, secretamente, possa recolher imagens de pessoas para um documentário sobre a proliferação de sistemas de vigilância que está a elaborar para um canal de televisão!
Excelentes inovações que nos levam a pensar onde é que tudo isto irá parar!
Espera-se agora que apareça o primeiro com um dente (tooth) Bluetooth!

O sonho torna-se realidade

Qualquer apaixonado por carros que se preze será também apaixonado por motos e por aparelhos que voam!
Recentemente deu-se mais um passo para que dois dos três mundos se juntem. O primeiro carro/avião cumpriu o primeiro teste de voo com sucesso.
Acabaram-se as filhas de espera no check-in, as filas na emigração, as hospedeiras maldispostas e os horários inconvenientes!
A empresa Terrafugia vai lança no mercado aquilo que se espera ser o primeiro carro/avião, o Transition.
Com dois lugares e um preço astronómico certamente que não será atraente para todos mas, como em tudo exclusivo, a maior parte de nós ficará apenas pelos sonhos!
Para se aceder a este sonho é preciso ter, antes de mais, carta de condução, assim como licença de pilotagem se quiser levantar voo. Quanto ao preço, apenas 194 mil dólares americanos.
Passa de carro extremamente feio a máquina voadora com um design “decente” em poucos segundos!
Agora falta a homologação para os ares de Macau! De Portugal e de outros países com sérios problemas de trânsito e de mau humor!

O link prometido!

Como prometido ontem no post Não há críticas, aqui fica o link do artigo do Hoje Macau do dia 19 de Março, "TDM pouco crítica".
(...)
Há uma coisa que nunca entendi, porque é que os jornais locais (excepção feita ao O Clarim, ao Ou Mun e ao Va Kio, estes dois em chinês) nunca estão disponíveis online ao mesmo tempo que aparecem nas bancas!
Será para que se vendam primeiro os exemplares a 10 patacas (os mais caros e dos que menos folhas oferecem!)?
Na minha opinião, quem compra jornais não chega para pagar a sua impressão, pelo se a estratégia visa esse objectivo, de pouco deve servir! E, estando disponível desde cedo online seria uma boa forma de cativar mais publicidade para os respectivos websites e, assim sim, gerar mais receitas.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Feira de briquedos em crise

Ora aqui está uma notícia importante e deveras preocupante para todos nós!
De acordo com um despacho da agência noticiosa Reuters, as vendas da indústria erótica francesa tem vindo a cair desde que se instalou a crise económica mundial. A crise tem feito com que os consumidores apertem o cinto (ou neste caso vá se lá saber o quê!) quando se trata de comprar sex toys, óleos de massagem ou outros produtos “kinky” dizem citando um especialista na matéria.
Na maior feira de artigos eróticos do mundo (assim se promovem os seus organizadores), a “Big Eropolis” que se realiza em Paris a afluência do público tem sido boa mas os expositores queixam-se da pouca adesão dos consumidores aos produtos expostos!
É caso para dizer que a crise quando vem é para todos… ou melhor, para tudo!
Muitos dos visitantes defendem, no entanto, que a “flacidez” dos valores das vendas não faz sentido no actual panorama económico. Enquanto apreciam ou espectáculos de striptease ou de sexo ao vivo na feira, defendem que, durante a crise as pessoas ficam mais em casa, por isso há mais recurso a este tipo de produtos e serviços!

Boas vistas

Um veterano viajante americano decidiu elaborar a sua lista dos locais que visitou e que considera ter as melhores vistas do mundo.
Concordo com alguns, concordo menos com outros, mas como em todas as listas, a subjectividade estará sempre presente. Esta vale pela originalidade e fica aqui o registo do que é considerado, segundo este viajante “calejado” os locais com as melhores vistas.
1- O Grand Canyon visto da circular Sul – Estados Unidos da América
2- A ilha de
Hong Kong vista de Kowloon – República Popular da China
3- A baía de
Phang Nga na ilha de Phuket – Tailândia
4- Manhattan vista do topo da Praça Rockefeller – Estados Unidos da América
5- A cidade de
Istambul, vista do estreito de Bósforo – Turquia

Na lista aparecem também locais como Machu Picchu no Peru, Paris em França, o Palácio de Potala no Tibete ou o Panteão na Grécia, entre muitos outros locais.
Vale a pena ver as fotografias e a lista completa.

Olha quem aí vem!

Veio agora na imprensa que o nosso Ministro (nosso com quem diz...) da Justiça, Alberto Costa, vem de malas aviadas para o Oriente e vai passar por Macau. Para quê não faço ideia… mas ouvi dizer que abriram umas novas lojas de “souvenirs” para os lados do COTAI (esta má-língua minha!)… Certamente que virá abordar temas da maior importância para a cooperação judiciária entre a RAEM e Lisboa. Menos não se espera do Governante.
Será uma visita oficial à China, a primeira de um governante de Lisboa este ano. Ano em que se celebram 30 primaveras de relações diplomáticas entre os dois países.
Além de Pequim, onde vai encontrar-se com a ministra da Justiça chinesa, Wu Aiying, Alberto Costa passará, como se pode ler anteriormente, também por Macau onde poderá abordar alguns temas interessantes… ou mesmo só passar!
Mais ministros são esperados este ano… de passagem por Macau com destino à capital do Império do Meio.

Cidade mais inclusiva

Tudo o que se possa fazer neste campo da inclusão social dos mais desfavorecidos deve ser nutrido e incentivado. Cabe, tanto ao Governo, como a todos nós como entidades privadas, contribuir para que seja total e harmoniosa.
Um mau exemplo das autoridades. Nas sociedades evoluídas devem existir modelos que todos devem seguir. Se esses modelos deixam de providenciar essas linhas mestras do bom comportamento em sociedade a própria convivência harmoniosa poderá estar em causa.
Actualmente, nas sociedades ditas evoluídas, entre os muitos agentes que podem servir como modelos, existem alguns que têm obrigação “moral” e mesmo “estatutária” de fazer passar uma boa imagem para o exterior. Refiro-me aos agentes da autoridade que, como executores das políticas e das regulamentações que todos nos propomos seguir, deveriam ser os primeiros a dar o exemplo. Pois só o dando poderão ter autoridade moral (para além daquela que a profissão lhes dá) para nos aplicarem multas e nos chamarem à atenção quando não nos comportamos de acordo com os padrões previamente estabelecidos.
.
PS: este é outro cheirinho do meu artigo n’O Clarim desta semana

Não há críticas

Quando vêm de fora para falar sobre o que se passa aqui dentro parece que são levados mais a sério. E tal aconteceu recentemente com um académico de Hong Kong que esteve em Macau para participar numa palestra universitária (teve sorte em passar a fronteira!).
Este especialista da comunicação, nada mais, nada menos do que o coordenador da Divisão Educacional da Rádio Televisão de Hong Kong (RTHK, estação controlada pelo Governo da RAEHK), foi peremptório a afirmar que, quando comparado com a “sua” estacão, a TDM tem uma relação muito harmoniosa com o governo.
Em declarações ao Hoje Macau (que espero publiquem na edição online para que disponibilize aqui o link), Forever Sze afirmava que na RTHK "não são hostis ao Governo de Hong Kong mas, por vezes, não falam no mesmo tom". O mesmo não se pode dizer da TDM!
Nos canais locais, seja em português ou chinês, não tenho memória de nenhuma notícia em que se criticasse, abertamente, o Governo ou decisões do Executivo.
Tirando as opiniões de colaboradores (que felizmente ainda têm livre arbítrio na escolha dos seus temas) ou dos ouvintes que vão participando em alguns dos programas, nomeadamente na rádio, pouco mais de critico se vai ouvindo no canal da Xavier Pereira.
.
PS: vou passar a publicar uma parte dos meus artigos na secção “Um cheirinho do meu artigo”. As peças completas e editadas serão publicados na íntegra na edição do O Clarim à sexta-feira da semana em questão ou da semana seguinte.

Sinto-me mal

Ontem tinha prometido que, assim que possível, disponibilizaria o link do Hoje Macau referente ao artigo citado no post Expresso... a visão de Macau mas, infelizmente, o jornal não o publicou no seu website quando fez a actualização do conteúdo para o dia 17 de Março.
Parece que o HM só disponibiliza a produção própria e não a integral edição que nos chega às mãos em suporte de papel.
Fica aqui a minha penitência. E, como havia referido antes, não consigo encontrar o artigo em questão publicado pelo jornal Expresso.
Caso alguém saiba onde se encontra o original do texto, agradeço que me enviem o link para que o possa disponibilizar para que todos o possam ler.

Xangai veio ao PubEd

Xangai é a maior cidade da China em termos de população e uma das maiores áreas metropolitanas do mundo com cerca de 20 milhões de pessoas. Localizada na costa Leste do país, na foz do rio Yangtzé, a cidade tem estatuto de município de nível provincial para as autoridades de Pequim.
Originalmente era uma cidade de pescadores e de indústria têxtil, Xangai cresceu de importância durante o século XIX devido ao seu posicionamento favorável como porto de mar, sendo uma das cidades que foi aberta ao comércio com nações estrangeiras através do Tratado de Nanking (1842). A cidade floresceu como centro de comércio internacional entre o Oriente e o Ocidente, tornando-se depois dos anos 30 do século XX um centro económico e financeiro mundial.
No entanto, o crescimento foi interrompido com a chegada ao poder dos Comunistas em 1949, com a expulsão da maior parte dos investimentos estrangeiros do país. Como resultado das reformas económicas em 1990 deu-se um rápido desenvolvimento da actividade económica na cidade para, em 2005, se tornar num dos portos de mar mais movimentados do mundo.
A visita foi do nosso amigo taiwanês/brasileiro, obrigado.

Cantão visitou-nos

Cantão (Guangzhou) é a capital da provincia de Guangdong, no Sul da República Popular da China. A cidade e áreas circundantes, principalmente entre Cantão e Hong Kong e Cantão e Macau, devido à elevada taxa de desenvolvimento das trocas comerciais na região do Delta do Rio das Pérolas, é muitas vezes conhecida apenas pelo nome da provincial em português, Província de Cantão. A uma cidade porto do Rio das Pérolas, navegável até ao Mar do Sul da China, a cerca de 120 km de Hong Kong e Macau.
De acordo com um censo de 2000 a cidade tinha cerca de seis milhões de habitantes e a área metropolitana mais de 8,5 milhões (apesar de algumas estatísticas apontarem para mais de 12,6 milhões) fazendo dela a cidade com mais população em toda a província e a terceira mais área metropolitana do país.

terça-feira, 17 de março de 2009

A culpa é do bacalhau!

Finalmente soou o alarme das mortes de ataque cardíaco em Portugal.
Alarmados com os últimos números o membros do Governo submeteram uma proposta na passada sexta-feira para que fosse reduzido o uso de sal no pão que, de acordo com muitos estudos, é o grande causador de tantos problemas de pressão arterial!
Isto foi o que acabei de ler no YahooNews. Depois continuava dizendo que a base da alimentação dos portugueses é o bacalhau seco e salgado, daí a nossa tendência para ingerir mais sal do que o comum dos mortais. Segundo estes especialistas americanos (basta ver a taxa de obesidade e problemas coronários de um e outro país) o facto de comermos bacalhau (que está longe de ser a base da dieta portuguesa, ou mediterrânica) faz com que o nosso paladar só se satisfaça com sabores mais salgados! Daí, os padeiros do reino toca de meterem mais umas pitadas no alguidar da massa!
Que o pão seja uma das muitas fonte de sal, e que a alimentação portuguesa conte com este alimento à mesa regularmente, todos concordamos.

Leiam a notícia em YahooNews.

PubEd in foreigner languages

Finalmente o PubEd está disponível para todo o mundo…
Graças ao Google Translate pode ser lido nas mais variadas línguas, desde inglês, coreano a chinês e vietnamita entre muitas outras.
Para tal basta clicar na coluna da esquerda, escolhendo o idioma que querem e esperar que a tradução integral abre numa nova janela. O resultado não é perfeito mas, dentro dos possíveis, dá para entender as ideias centrais dos posts.
Convido os meus amigos que não dominam português para experimentarem e tentarem ler o que se vai escrevendo e dizendo. Ao mesmo tempo, apelo aos outros que continuem a divulgar o que aqui se vai publicando e que participem sempre que considerarem apropriado.
Bem haja!
.
translation by Google
PudEd in foreign language
Finally the PubEd is available for the world... Thanks to Google Translate can be read in various languages, from English, Korean to Chinese and Vietnamese and many others. To do this simply click on the left column, choose the language you want and expect the full translation opens in new window. The result is not perfect, but within the possible, is to understand the central ideas of the posts.
I invite my friends who do not know Portuguese to experiment and try to read what we will write and say. At the same time, appeal to others to continue to disclose what it will publish and participate whenever they deem appropriate.
Thank you!

Goiânia, Goiás

Goiânia, é a capital e maior cidade do Estado de Goiás no Brasil. É também a maior cidade da região centro-oeste brasileira. Com uma população a rondar os 1.27 milhões de pessoas, Goiânia é a decima segunda maior cidade do Brasil. É o principal pólo da zona metropolitana de Goiânia, área que tem mais de dois milhões de habitantes, ou seja a décima primeira área metropolitana brasileira e uma das mais ricas do país. Goiânia é uma cidade planeada desde o início, tendo sido fundada em 24 de Outubro de 1933 por Pedro Ludovico, o governador do Estado de Goiás na altura. Fica localizada numa zona muito fértil e irrigada por variados rios, destacando-se o rio Meia Ponte. A área total do município é de 739.5 km quadrados.

Rosário, Santa Fé

Rosário é a maior cidade na provincial de Santa Fé, na Argentina. Localizada a 300km a nordeste de Buenos Aires, na costa leste do rio Paraná tem pouco mais de um milhão de habitantes.
É a terceira cidade mais importante da Argentina em termos de população e em termos de area metropolitana. Ainda hoje mantém grande parte da sua arquitectura colonial sem, no entanto, evoluir como cidade cosmopolita e moderna.
Obrigado pela visita.

Rudolfstetten-Friedlisberg

Rudolfstetten-Friedlisberg é um município do distrito de Bremgarten no cantão de Aargau na Suíça. Antes de 1953, o município era oficialmente conhecido simplesmente por Rudolfstetten.
O primeiro documento que menciona a vila data de 1190 quando Rudolfstettin foi oferecida em herança ao monge beneditino Engelberg Abbey.
Quem será que vive nesta aldeia e visitou o PubEd?
A nossa amiga Alexa?

Expresso... a visão de Macau

Vinha publicado no Hoje Macau de hoje (não existe ainda a edição online para que eu possa fazer o link) um artigo de opinião atribuído a um tal de Mário Ramires, do Expresso que dizia, e passo a transcrever das páginas do HM: “Ver Angola como um embondeiro de kwanzas tal como Macau foi a árvore das patacas é condenar qualquer hipótese de construção de uma solução consolidada e de futuro. De Macau, depois de séculos de administração e presença portuguesa, nem dez anos passados, já nada resta, a não ser resquícios históricos num punhado de fundações e museus.
Considero, antes de mais, de um grande mau gosto tais afirmações e quero aqui fazê-lo público. Primeiro porque sou português e porque faço de Macau a minha casa. Segundo porque este senhor Ramires ao tal afirmar, das duas uma, ou não conhece Macau e produz tais afirmações baseado no que lê, ouve e vê em Portugal, ou nem se deu ao trabalho de reparar no que é Região Administrativa Especial de Macau.
Quem aqui vive sabe perfeitamente que mais poderia ser feito mas, mesmo assim, não chegamos ao cúmulo de dizer que pouco mais existe do que resquícios da presença portuguesa! Quanto mais chegarmos ao ponto de comparar Macau à situação de Angola.
Macau foi e será sempre um baluarte da presença portuguesa no Extremo Oriente. Assim está previsto na sua mini-constituicão e, para os que possam contestar isso, basta lembrar que o Direito de Macau é baseado no português. Não se pode pedir mais vestígios históricos e culturais do que ter-se as Leis que regem o país baseadas nas Leis de Portugal
Portanto, resta-me dizer que este senhor, ou é ignorante no que diz respeito a Macau, ou imita muito bem!
Aliás, nem sequer consegui encontrar o tal artigo no Expresso ou mesmo o nome de Mário Ramires.
Mais tarde tentarei colocar o link do HM para este artigo para que se possa ler na blogosfera.
Para já agradeço ao HM por nos trazer esta afronta, pois só assim se pode saber o que se pensa e escreve em Portugal sobre Macau.

2 semanas 100 hits

Algo que nos deixa cheios de orgulho é saber que, duas semanas após a nossa criação, fomos visitados por mais de uma centena de amigos! 103 visitas até às 10:30am (+8 GMT) mais concretamente!
Sem qualquer tipo de atitude de superioridade mas imbuídos do orgulho a que, humildemente, pensamos ter direito, queremos assim registar este “milestone”.
Agradecemos, de antemão, a todos quantos nos visitam e nos deixam as suas opiniões pois a vossa assiduidade e atenção só nos fazem crescer neste ambiente. E, o facto de nos visitarem é suficiente para nos fazerem lembrar que os amigos existem e a camaradagem pode estar sempre presente.
Continuem a visitar-nos, assim como nós fazemos convosco e divulguem-nos, assim nós também o tentamos fazer.
Uma boa manhã para todos, hoje estamos a celebrar 2 semanas de actividade!

segunda-feira, 16 de março de 2009

Olha quem faz anos!

O que é que andava a fazer há vinte anos?
Poucos se lembram mas deixo algumas dicas que poderão ajudar. Milli Vanilli lançava o seu famoso álbum (pela negativa). O primeiro filme do Batman era lançado nos cinemas e Ringo Starr começava a sua banda própria.
Lembramo-nos, certamente, de todos estes factos. No entanto, poucos se devem lembrar que a World Wide Web foi inventada precisamente há vinte anos por Tim Berners-Lee.
A invenção da rede foi, como muitas outras coisas, origem do engenho e necessidade. Enquanto trabalhava num laboratório europeu de física, Berners-Lee lembrou-se de usar a função de hipertexto (aquelas frases que ainda algumas vezes aparecer sublinhadas e que servem para, quando clicadas, ir para outra página de conteúdo relacionado com o que está mencionado no link) nos trabalhos do laboratório.
A idea revelou-se de extrema utilidade visto que a maior parte dos cientistas ficam no laboratórios um ou dois anos, depois continuam a sua pesquisa noutros locais e levavam todo o conhecimento e pesquisa consigo quando se mudavam. Os hipertextos de Berners-Lee permitiram aos pesquisadores citarem o nome e trabalho de colegas enquanto elaboravam os seus próprios projectos, criando-se assim uma rede de hiperligações que continuaria ligada e, com o passar do tempo, cresceria continuamente.
A ideia ainda demorou uns anos para realmente entrar no mundo de toda a gente (Berners-Lee ainda teve de fazer o programa para que a tornasse mais acessível) mas em 1991 o primeiro website nascia. O resto é história!
Um jornal americano pode ser consultado para todo o tipo de entrevistas e comentários acerca desta data histórica e para fazer o enquadramento do desenvolvimento da WWW e de como rapidamente veio a dominar as nossas vidas e o mundo dos computadores. Um crescimento que, claro está, não se deu sem dores nem problemas. Por exemplo, quando foi criada a rede nunca se pensou nos problemas de segurança, um facto que actualmente os piratas informáticos exploram para os seus ataques.
Um dos pioneiros desta tecnologia afirma que “confiaram nas pessoas, o que facilitou o acesso e anonimato da rede” e “a forma como foi elaborada, parece ser ideal para actos ilícitos”. No entanto, apesar deste grande problema, a rede tem persistido e evoluído.
Feliz aniversário grande W!
Ver mais pormenores da vida da internet aqui!

Macau confuso

Tenho tentado não abordar o tema da não entrada de “indesejáveis” de Hong Kong em Macau mas, depois do que se passou ontem, só me apetece rir e olhar para o lado.
Macau impediu a entrada a cinco, de um grupo de 35. E, depois de os deixar entrar, permitiu que se manifestassem!
Então, senhores polícias, onde raio foi aplicada a lei de protecção do estado? Só nos dá vontade de rir. Enunciam a Lei para bloquear a entrada a cinco mas, quando se trata de “estrangeiros” virem a Macau manifestar-se e perturbar a ordem pública, a mesma lei já não se aplica.
Ainda não perceberam que o que se critica é a dualidade de critérios e não a aplicação da LEI.
De uma vez por todas temos de ser coerentes. Desta vez toda a gente sabia que vinham a Macau e ao que vinham. Razão e justificação suficiente para não entrarem. Ou ao entrarem, que os deixassem entrar todos e, quando tivessem a preparar-se para se manifestar, deveriam ser detidos, visto que em Macau existe o direito de manifestação mas, no entanto, as manifestações têm de ser precedidas de um pedido de autorização. Algo que, acredito, não terá existido.
Se as autoridades assim actuassem teriam ficado mais bem vistas aos olhos do público e teriam aplicado a Lei à letra, não podendo ser criticadas por dualidade de critérios.
Desta forma a única coisa que Macau alcançou foi ter feito o jogo deles e deu-lhes cartas para próximos ataques.
Vejam as declarações publicadas nos vários jornais de hoje, em especial as do presidente da Associação de Jornalistas de Hong Kong.

E vão dois na LVS

Depois de William Weidner, agora foi a vez de James Purcell pedir a demissão.
Parece que Sheldon Adelson está em dificuldades para manter os seus gestores de topo depois de ter agido como “ditador” na escolha da estratégia para enfrentar a crise.
Entre muitas divergências, a forma de conduzir os negócios em Macau é das que mais crispação tem causado. Estes dois gestores não concordavam com a estratégia e a forma de conduzir o "negócio” na RAEM.
Afinal parece que as críticas internas condizem com as externas...

O Clarim de sexta-feira dizia...

PROIBIÇÃO DE ENTRADA A RESIDENTES DE HONG KONG
Os caminhos cinzentos do Governo de Macau
O Governo da RAEM invocou a Lei de Bases da Segurança Interna para impedir
que vários residentes de Hong Kong ligados ao movimento «pró-democrata» pudessem entrar no território. Segundo alguns juristas e advogados ouvidos pel’O CLARIM, o Executivo «agiu de forma arbitrária e refugiou-se numa zona cinzenta da lei para justificar a sua actuação». Por isso, interrogam-se: «O que estará para vir quando as autoridades locais invocarem a legislação sobre o Artigo 23.º». As respostas esbarram nas «muitas incertezas» e na possibilidade de virem a ser alegadas «violações graves à Lei Básica»....
GABINETE DE LIGAÇÃO DO GOVERNO CENTRAL NA RAEM REVELA POSIÇÃO OFICIAL SOBRE CASO DOS CIDADÃOS DE HONG KONG BARRADOS EM MACAU
Sã glória de mandar
Curta e grossa! Assim é a posição oficial do Gabinete de Ligação do Governo Central na RAEM. «As autoridades de imigração de qualquer país ou região têm o direito de decidir, conforme a legislação local, autorizar ou não a entrada de visitantes». Depois da entidade congénere de Hong Kong ter afirmado que tem vindo a debruçar-se sobre o caso dos cidadãos barrados na fronteira de Macau, foi agora a vez dos representantes de Pequim no território se pronunciarem....
SEGUNDO O RESPONSÁVEL DA EMPRESA JP SÁ COUTO
«Magalhães» não é um produto de bandeira do Governo PS
Papa «arrasa» críticos da sua decisão
LOCAL
Pensionistas: o seu a seu dono
Segurança do Estado: começaram as aulas
CENTRAIS
Na terra Brasilis II
OPINIÃO
Ideias
Sinais de fumo negro
Cidadania e apropriação

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...