Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Pinay first lady of East Timor?

A fome de protagonismo é tão grande que nem os mais pequenos fogem à praga. Talvez seja até nos países mais pequenos que se nota tal sede de fama. Olhemos, por exemplo, para Portugal onde tudo é senhor doutor assim que se apanham com um canudo da universidade (muito provavelmente a caminho do desemprego!)
Chegou-me uma notícia de Timor Leste onde se refere que a Primeira Dama (First Lady) é filipina e que, supostamente, na sua última visita à terra natal fez as manchetes dos jornais por ter apanhado o autocarro e um táxi motorizada, em vez do carro de protocolo. O seu marido (presumia-se o Presidente, visto ela ser chamada de First Lady) ficou fulo mas ela desdramatizou dizendo que era especialista em artes-marciais e que se sabia defender se necessário.
Não critico a posição do marido, ou da senhora.
Louvam-se ambas, a do marido por preocupação a da esposa por mostrar simplicidade e pouco apego aos “protocolos”.
O que se critica é o facto de ser notícia e de aparecer referenciada como First Lady, sendo que a senhora em questão não é a esposa do Presidente (Ramos Horta, é divorciado. Foi casado com actual Ministra de Estado e da Administração Interna, Ana Pessoa, de quem tem um filho Loro Ramos Horta). Nem muito a esposa do Primeiro Ministro (Xanana Gusmao é casado com uma australiana).
A pessoa referida e a filipina Jacqueline Aquino Siapno, casada com o presidente do Parlamento Nacional, Fernando Lasama de Araújo.
O seu a seu dono.
Chama-se, regra geral, Primeira Dama à esposa do Presidente e, no caso de não haver Presidente, e o cargo de Chefe de Estado ser de um Primeiro-ministro, o termo passa para a esposa deste último.
Não é que o país ficasse mal servido a julgar pela foto!
Veja a notícia completa...

Sondhi em estado crítico

A instabilidade na Tailândia continua, apesar dos protestos de rua terem terminado.
O líder do movimento político que contribuiu para a queda do antigo primeiro-ministro Tailandês está em sérias condições depois de ter sobrevivido a uma tentativa de assassinato.
Sondhi Limthongkul, juntamente com outras pessoas, foi alvo de um atentado esta madrugada tendo sido alvejado na cabeça.
De momento encontra-se internado no Vajira Medical College em estado crítico.

Leia mais…

Um cheirinho do meu artigo

Para a semana vai ser possível ler um artigo que versa a polémica de um filme sobre o sentir da comunidade macaense durante a transferência de poderes a 19 de Dezembro de 1999.

(…) A polémica começa mesmo aqui. Como pode o filme retratar o sentimento dos macaenses se estes, de acordo com as associações ligadas à comunidade, nem sequer foram contactados para participarem no levantamento que antecede qualquer projecto desta natureza. E, como foi veiculado por um jornal local, o filme nem sequer conta com actores da comunidade que se pretende retratar!
Os papéis principais são representados por um actor de origem hispânica e outro britânico. O papel feminino principal está entregue a uma actriz chinesa! (…)

N’O Clarim na próxima semana.

Assuntos pouco interessantes

O TEMPO pela região tem andado um tanto ou quanto atípico, um pouco à semelhança do dia-a-dia das pessoas. Andamos todos à espera do dia de amanhã e de ouvido colado na crise mundial, para saber se temos, ou não, futuro.
Preocupados com o emprego e com o salário ao fim do mês, pouco mais tempo temos para pensar no que realmente vai acontecendo à nossa volta. A excepção surge apenas quando acontece algo de muito grave que nos faz acordar e olhar, com olhos de ver, para quem está à nossa volta e para a realidade onde vivemos.
A política de Macau pouco entretém. Nem mesmo o chumbo, pela terceira vez, da tentativa de Pereira Coutinho em fazer de Macau um território «civilizado», com uma Lei Sindical ao nível de qualquer outro território ou país do mundo livre, nos faz parar para pensar.
Pelo que li nos dias seguintes ao chumbo da iniciativa daquele deputado, parece que a população pouco se preocupa com o facto de não haver uma lei que proteja quem trabalha.
A minha impressão é de que, enquanto forem distribuídos subsídios, ninguém perde tempo com o que é verdadeiramente importante.
Pereira Coutinho, a meu ver, escolheu mal o «timing» para apresentar a sua nova tentativa de ver aprovada a Lei Sindical. Deveria ter apresentado a proposta numa ocasião em que o Governo estivesse a ser contestado. Nesse momento, talvez pudesse chegar a convencer os deputados que não estiveram presentes no hemiciclo, nomeadamente David Chow, Leonel Alves e o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Lau Cheok Va.
Para além destas histórias pouco «atraentes» e, até, algo incómodas para certas figuras do hemiciclo dos Lagos Nam Van, pouco mais acontece em Macau que nos consiga aguçar o espírito crítico. Não que haja falta de assuntos que devam ser abordados e comentados por toda a população. Aliás, basta dar umas voltas pela cidade para nos depararmos com pormenores que merecem a nossa atenção. Refira-se, a título de exemplo, o reboliço que foi feito com os prédios da encosta da colina da Guia, e que aqui também frisámos algumas vezes. Passados vários meses, as obras continuam e já ninguém fala do assunto. Até parece que tudo ficou resolvido!
E o outro que vai nascer na Estrada de Cacilhas? Referi-o também há uns meses, mas até agora ainda não vi mais ninguém abordar o assunto. Recentemente, passei pelo local e reparei que o «grafitti» sobre os Jogos da Lusofonia já tinha sido apagado e que as obras das fundações estariam prestes a iniciar. Este empreendimento fica mesmo no sopé da colina e com uns meros 10 a 15 metros de altura interferirá com a vista do Farol da Guia.
Daí a minha consequente e inquietante interrogação que coloco a mim mesmo e que me atrevo a sugerir a quantos me lêem: porque é que quando se fala da problemática do planeamento urbano, este caso nunca é referido?

Outros assuntos

Li recentemente, – se bem recordo, na Imprensa local, que seria uma boa ideia a TDM transmitir as curtas do festival de filmes que recentemente foi realizado no território, o Macau Indies 2009. A curta-metragem vencedora foi a de Cecília Ho, baseada na história de vida das empregadas indonésias em Macau. Mas há muito mais para ver e a ideia da TDM fazer tal transmissão é bastante atraente. Vamos ver se a estação da Xavier Pereira opta por fazer algo acertado desta vez.
Ainda no campo das Artes, de referir também os 10 anos do Museu de Arte de Macau. Dos muitos espaços museológicos da RAEM este é dos poucos que apresenta variedade e se mostra dinâmico. O que nos tem oferecido ao longo da década é disso exemplo. O programa das comemorações é bastante atractivo e merece a reserva de uns dias para várias visitas culturais.
Li também nos jornais que, afinal, vamos começar a viajar para Hong Kong apenas com o BIR!Brevemente, ao que consta, já não será necessário o habitual formulário que temos de preencher.
Desde há muito me pergunto porque é que não se aplica o princípio da reciprocidade no caso do uso do BIR para entrar em Hong Kong? Se desde sempre, os «hongkongers» entram em Macau apenas com o equivalente ao nosso BIR na mão, porque é que nós temos de andar a preencher formulários?
Mais uma vez temos de reconhecer que a culpa é nossa e não deles, pois é mais que evidente ser o Governo de Macau a não saber exigir para os seus cidadãos um tratamento igual e justo, quando se deslocam a Hong Kong.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Lecas em caixa

Já é oficial… 6000 lecas para cada residente permanente mais 3600 para cada não residente… mais uns vales de saúde no valor de 500 patacas para cada residente permanente.
Mais valia, e porque não, darem vales de compras a toda a gente em vez do dinheiro...
Seria uma benção para os donos dos supermercados e assim ninguém passava fome em casa!
Ou uns cupões de refeições para restaurantes à escolha... assim serviria para ajudar o sector da restauração que anda pelas ruas da amargura e nós já não tínhamos de passar os dias a comer tapau de arroz com sassiu...
E assim vai Macau... venham as patacas que eu quero ir de férias! (não sou eu, foi o que ouvi ontem da boca de muitos jovens desta terra!)
Do mal o menos. Pelo menos não pensavam em ir esturrar as pataquitas no casino mais próximo!
A ajuda começa a chegar em meados de Maio… deve ser para acalmar as críticas do dia 1...


PS: Eu sei que a foto é de reminbis... não batam mais no ceguinho!

Para as autoridades que se preocupam...

Em Macau existem comissões para tudo e mais alguma coisa. Seja para consultar as consultas do Governo, ou para dar opiniões acerca das opiniões dos especialistas!
Existe também uma comissão de reforma das zonas antigas de Macau que, Segundo consta, deveria ser responsável pela requalificação da zona antiga.
Pois para essa comissão, ou para quem lá trabalhe e que passe mais tempo na internet do que a ler os jornais, deixo umas fotos de um edifício que, em dias de chuva, parece estar com mais buracos do que os bolsos de um pedinte.
Trata-se de um edifício abandonado entre a Rua do Sol e a Calçada das Verdades, mesmo perto do templo de Na Tcha. Aliás um local que já referi esta semana devido a um motociclo abandonado (e que por lá continua).
Este edifício fica na Travessa de D. Queixote e, em dias de chuva, parece provocar um dilúvio que se prolonga por várias horas mesmo depois da chuva terminar.
Para além do perigo e desconforto que causa, por ser um foco de doenças e de insalubridade pública pelo que autoridades responsáveis deveriam fazer algo para o resolver.
Preocupam-se tanto com outras coisas mas com o que é realmente importante para a sociedade não parecem perder o sono!
Estes assuntos têm sido abordados nos jornais (pessoalmente já usei a minha coluna semanal para fala do assunto) mas parece que as pessoas do Governo não lêem os jornais. Ou a questão deverá ser, não lêem os jornais portugueses?
Se assim for, resta-nos esperar que alguém faça chegar estas reivindicações a quem de direito. Pode ser que o post sirva ao menos para isso!

Pirata processa Alemanha

É base do Direito ocidental que até prova em contrário somos todos inocentes e de que todos os detidos têm o direito de serem tratados humanamente e dentro das directrizes internacionais e de acordo com os Direitos Humanos. Pois foi mesmo aqui que um pirata somali decidiu pegar para apresentar queixa contra o Estado Alemão. De acordo com este pirata, que tinha sido detido em Março durante a um carregueiro de bandeira alemã, as autoridades germânica não o tratarem bem! Posto isto, quando se viu em terra firme, entregue às autoridades do Quénia, apressou-se a instruir o seu advogado para que processasse o Governo Alemão!
Ao que parece alega maus-tratos e que nunca participou em nenhum acto de pirataria, exigindo agora uma indemnização de 10.000 Euros pelos “danos” causados à sua pessoa pelas autoridades alemãs quando, de forma ilegal (alegação do somali), o entregaram às autoridades quenianas!
Só uma pergunta, que estaria ele a fazer no barco com os outros piratas quando atacavam o carregueiro MV Courier a 3 de Março no golfo de Aden?
Se alega que não participou em actividades de pirataria, falta explicar o que andava a fazer no barco aquando da abordagem do carregueiro de pavilhão alemão!

Sicko de Michael Moore

Muitos de nós temos de Cuba uma imagem americanizada e influenciada pela preconcebida aversão ocidental a regimes comunistas. No entanto, nós que vivemos aqui ao lado do maior regime comunista do mundo, deveríamos ter uma ideia mais esclarecida e não tão negativa.
Não quer dizer que se concorde com tudo, mas afinal quem é que pode concordar com tudo o que os Governos fazem, comunistas ou democraticamente eleitos, da esquerda ou da direita?
O vídeo que vos trago foi feito por um famoso realizador americano e, devido a tal, caiu mal junto dos poderes instituídos na América.
O realizador Michael Moore, famoso por filmes como Bowling for Columbine e Fahrenheit 9/11, e vencedor de um Óscar da Academia de Hollywood, levou de barco alguns voluntários do atentado das torres do World Trade Center (11 de Setembro) para Cuba. A intenção inicial era levar estes doentes crónicos a Guantanamo para que tivessem acesso gratuito aos tratamentos hospitalares oferecidos aos detidos na prisão Americana, no entanto, e como não lhes foi permitida entrada na base, decidiram rumar a Havana, onde foram recebidos e descobriram algumas verdades escondidas sobre o regime comunista de Fidel Castro e do negócio dos medicamentos.
O filme documentário Sicko data de 2007 e desde então só tem dado problemas nos Estados Unidos da América ao realizador, enquanto que no exterior continua a receber ovações e prémios.
A ver... e formular a sua opinião acerca do sistema de Saúde ocidental.


quarta-feira, 15 de abril de 2009

Thaksin sem passaporte?

O governo tailandês decidiu cancelar o passaporte do ex-primeiro ministro Thaksin. Uma estratégia que muitos observadores vêm como a última tentativa de restringir os movimentos do antigo primeiro-ministro mas que consideram ter pouco efeito.
Aliás, muitos deles consideram que tal decisão do governo de Banguecoque pode jogar a favor de Thaksin porque agora ele poderá pedir asilo politico baseado em perseguição no país de origem!
Como é do conhecimento público, é com grande facilidade que qualquer investidor estrangeiro pode obter passaporte dos países onde tenha interesses, pelo que Thaksin poderá muito bem obter os passaportes que muito bem entender!
Leiam mais aprofundadamente…

6000 mop para cada residente

De acordo com o jornal chinês Va Kio este ano a comparticipação monetária do Governo da RAEM vai ser de seis mil patacas, em dinheiro, e 500 patacas em “Cupões de Saúde”, para cada residente de Macau.
De acordo com o Va Kio a quantia foi-lhe divulgada por diversas fontes e assegura que o valor já foi fixado e deverá ser anunciado amanhã quando o Chefe do Executivo for à Assembleia Legislativa para responder a questões dos deputados.
O processo de distribuição deverá ser semelhante ao do ano passado, sendo o dinheiro entregue aos funcionários públicos e pensionistas por transferência bancária e enviado por cheque, para a morada registada, para os restantes cidadãos.
Quanto aos “Cupões de Saúde” só podem ser usados pelo residente perante a apresentação do Bilhete de Identidade de Residente e não podem ser transferidos para outras pessoas, podendo ser usados para tratamentos físicos.
Vamos esperar pela AL no dia 16...

AirMacau OK!

Afinal parece que a notícia da aterragem de emergência do avião da AirMacau não passou de um mal entendido.
Na edição de hoje do Ponto Final, que ontem tinha avançado com a notícia, e de acordo com informações recolhidas junto da companhia de Macau, não se registou nada de anormal no voo para Manila no dia 11.
A aterragem de emergência era relatada por um canal de televisão filipino mas não foi confirmada pela AirMacau ou mesmo pelo aeroporto da capital filipina.
Fica o esclarecimento da empresa no PF que afirma que nem sequer existe nenhum piloto na companhia com o nome avançado pelo canal filipino.
A nós cabe-nos também divulgar o desmentido para que não haja equívocos baseados no que ontem divulgámos.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Informação pouco…credível...

Ao contrário do referido ontem pela Rádio Macau, penso que por um dos animadores, o item em questão que é probido nos Estados Unidos (assim como em maior parte dos países) trata-se de dedeiras (brass knuckles - artefacto que se usa nos dedos da mão feito de ferro e que é usado por algumas artes marciais para induzir mais lesões aos oponentes) e não algemas!
O referido pela RM era uma notícia, ao estilo fait-diver que referia um kit promocional da empresa que faz o jogo Godfather II, um videojogo baseado no famoso filme e ao estilo Grand Theft Auto.
A empresa, a Electronic Arts decidiu enviar, como medida de promoção do jogo, um kit que continha, entre outras coisas, as dedeiras usadas pelos “mafiosos”, um lenço de seda e uma caixa de fósforos!
Agora estão a braços com a justiça americana pelo envio de produtos proibidos!

Ai a nossa lingua!

Sem grandes esperanças de algo mude no que diz respeito ao uso das duas línguas oficiais de Macau, o chinês e o português, cabe-nos, no entanto, a tarefa de ir alertando para quando vemos algo que não está bem. Alerta-se, especialmente, para os serviços do Governo, onde por força da Lei o português estará em pé de igualdade com o chinês (depende da interpretação que cada um dá à Lei!). O mesmo já não se pode pedir no privado porque a obrigatoriedade do uso da língua lusa foi abolida logo após a criação da RAEM por decreto, dando azo a que os privados metessem o inglês à frente do português. Destaco neste campo o exemplo do Venetian onde não se usa o português em lado nenhum. Destaco também, pela positiva, o esforço do MGM em ter muita informação em português.
No entanto, as fotos que aqui deixo são dos Serviços de Identificação. No mesmo local, no espaço de cinco metros, conseguem ter mais erros do que o texto de um aluno da escola primária! E, ainda por cima, em duas placas que deveriam informar exactamente o mesmo!
Numa lia-se (muito bem a ordem das línguas, chinês, português e só depois o inglês): Por razões de segurança, funciona-se aqui o sistema de vigilância durante 24 horas”, uns metros ao lado, “Devido ao facto de segurança, esta zona está instalado o Sistema de videovigilância.”.
Mas as diferenças não são só em português. Também as versões chinesas e inglesas são diferentes!
Quanto aos erros em português, são de bradar aos Céus e de envergonhar qualquer um!

AirMacau aterra de emergência

O Ponto Final de hoje traz uma notícia de última página algo alarmante. Um caso de aterragem de emergência de uma aeronave da AirMacau em Manila.
De acordo com o jornal, que cita um canal de televisão Filipino, a aterragem de emergência deveu-se à avaria de um dos motores mas não causou qualquer ferido ou incidente grave. O piloto informou a torre de controlo que tinha perdido um dos motores antes de aterrar, tendo o aeroporto procedido ao envio de carros de combate a incêndio e ambulâncias para qualquer eventualidade. Felizmente tudo correu normalmente, de acordo com o citado canal televisivo.
O que é alarmante é que, segundo o PF, a AirMacau quando contactada nada referiu acerca do incidente, limitando-se a dizer que não tinham conhecimento do incidente!
Então, o canal de televisão tem conhecimento, reporta-o mesmo com declarações do piloto e a companhia diz nada conhecer?
Será que estamos perante mais um caso de “diz que diz” ou a companhia está a esconder algo de mais grave?
Como viajantes da AirMacau merecemos mais frontalidade por parte da companhia…

Ver na Última do Ponto Final de hoje

Ruas sujas

Quem tem a obrigação de remover as motorizadas abandonadas nas ruas de Macau? Quem tem a obrigação de remover o lixo ou objectos deixados perto dos contentores do lixo?
Existe uma empresa concessionária da recolha do lixo em Macau, a CSR, que deveria fazer o seu trabalho em condições para que todos tenhamos um bom ambiente. No entanto, tal não acontece. A limpeza de alguns pontos da cidade deixa muito a desejar.
Desde recolhas de lixo feitas durante o dia e a horas de muito movimento, a contentores cheios dias e dias a fio, o rol de queixas não tem fim.
Esta manha passei por dois exemplos distintos. No caso eram dois veículos motorizados, evidentemente abandonados. Um apenas ostenta o dístico do imposto de circulação de 2007 (facto que j’a deveria ser bastante para ter sido recolhido pelo menos há um ano) e está abandonado junto a um restaurante onde vários agentes da autoridade tomam o pequeno almoço todas as manhãs. Fica na Rua do Monte enfrente do restaurante “First Bite”, perto da Rua da Palha (que vai para as Ruínas de São Paulo). O motociclo, com o acento destruído, muitas vezes caído pelo chão, tem visível o dístico de 2007 mas as autoridades (que não podem alegar não o ver porque seria completamente insensato) nada fazem.
O outro motociclo, este recentemente depositado junto dos contentores do lixo por uma das oficinas das imediações, está na Travessa de D. Queixote (entre a Calçada das Verdades e a Rua do Sol) perto do antigo templo Na Tcha.
Além de causarem mau estar e poluírem a área onde estão, são também maus exemplos para a imagem de Macau visto os locais serem frequentados por milhares de turistas diariamente, visto serem zonas de passagem para monumentos principais do território.
Às autoridades pede-se um pouco mais de sensibilidade. A quem possui estes motociclos pede-se que sejam mais conscientes quando abandonam os seus bens. Existem locais específicos para o fazer e nem sequer tem que se pagar para tal...

segunda-feira, 13 de abril de 2009

China lidera

Mais um exemplo vindo de Pequim que deve ser adoptado por todo o mundo em tempo de crise.
Nem tudo o que vem da China é mau. E, nos últimos tempos, muitos dos exemplos são mesmo de aproveitar.
Desta feita o Governo chinês decidiu limitar os ordenados máximos dos executivos das empresas estatais.
O valor ainda não está confirmado mas deve-se situar na casa dos 90% do valor auferido em 2007 para as empresas que apresentaram crescimento e em cerca de 80% para as empresas que apresentaram quebras.
Apesar dos executivos chineses ganharem muito menos do que os seus pares ocidentais o Governo Central decidiu ainda assim controlar despesas, dando o exemplo e começando por dentro!
O mundo ocidental tem mesmo muito a aprender. Em vez de tentarem impingir teorias desacreditadas à China, o melhor é começarem também a aprender alguma coisa com esta cultura milenar.
Nem tudo é mau!

Bobi Obama

O casal que reside na casa mais famosa do mundo, a Casa Branca, o casal Obama, afinal sempre escolheu a raça portuguesa para o primeiro cão presidencial.
Trata-se de um Cão de Água Português, também conhecido no mundo canino como Cão d’Água ou Cão Pescador Português para os mais entendidos e como Portie para os conhecedores da raça na língua de Sua Majestade.
Não se pode dizer que seja um português “puro” mas sim um “luso descendente” visto ter nascido nos States e ser filho de família americana! Foi oferta do Senador Edward Kennedy, há vários anos criador entusiasta da raça e um dos grandes impulsionadores do Cão de Água Português em terras do tio Sam.
Boa sorte para o Bo, o nome do cachorro (será um shortname para o portuguesíssimo Bobi ou para Obama?)

Um cheirinho do meu artigo

Deixo-vos agora um cheirinho do meu artigo para a próxima edição d'O Clarim:
"(...) A minha impressão é de que, enquanto forem distribuídos subsídios ninguém perde tempo com o que é verdadeiramente importante.
Pereira Coutinho escolheu mal o “timing” para apresentar a sua nova tentativa de ver passada a Lei Sindical. Deveria ter apresentado a proposta quando o Governo estivesse a ser contestado. Aí poderia ter conseguido convencer os deputados que não estiveram presentes no hemiciclo, nomeadamente David Chow, Leonel Alves e o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Lau Cheok Va..
Além das histórias que chegam dos Lagos Nam Van, pouco mais acontece em Macau que nos consiga aguçar o espírito crítico.
Não que haja falta de assuntos que devam ser abordados e comentados por toda a população. Aliás, basta andar pela cidade para nos depararmos com pormenores que merecem a nossa atenção. Refira-se, a título de exemplo, o reboliço que foi feito com os prédios da encosta da colina da Guia, e que aqui também frisamos algumas vezes. Passados estes meses, as obras continuam e já ninguém fala do assunto. Até parece que tudo ficou resolvido! (...)"
O restante poderá ser lido em breve nas páginas do jornal, em papel, ou no website http://www.oclarim.com.mo/ na próxima sexta-feira.

As multas que pagamos

TODOS nós já fomos importunados por mensagens electrónicas que prometem felicidade, ou que, se não forem reenviadas para todos os contactos o nosso email, dar-nos-ão toda a má sorte do mundo. Enfim, as histórias são mais do que muitas e não cabe aqui explicar cada uma delas. O que quero dizer contudo é que, por regra, não ligo a essas mensagens, mas hoje, excepcionalmente, vou-vos falar de uma dessas missivas que me veio parar à caixa do correio electrónico. Não pela sua originalidade, mas porque é informativa e do interesse de todos. E, ao contrário de muitas outras, não avisava para o perigo de não ser reenviada para todos os nossos contactos, uma originalidade que dá os seus frutos!
O texto falava das novas multas de trânsito em Portugal e deu-me a ideia de as comparar com as existentes em Macau. A lista é extensa pelo que apenas irei abordar algumas delas, incidindo nas transgressões que mais se vêm nas ruas de Macau.
Comecemos por algo muito frequente: manobras perigosas. São feitas em todo o lado e por toda a gente. Pelo território, e sem querer ir à descrição exaustiva do termo «manobra perigosa», digo apenas que são vistas por todo o lado. Seja ultrapassar pela esquerda, pisar o risco contínuo, mudar de direcção ou parar sem sinalizar a manobra antecipadamente, são situações que, apesar de parecerem inócuas, colocam seriamente a vida das outras pessoas em perigo.
Em Macau, segundo o Código da Estrada em vigor, a multa para mudança de direcção sem sinalização prévia é de 900 patacas. Em Portugal são 120 euros, sendo que aqui surge a primeira grande diferença entre o sistema de Portugal e o de Macau. A mesma multa em Portugal é considerada uma infracção grave (a tabela de multas é constituída por leves, graves e muito graves) e dá direito a registo no cadastro da carta de condução (além do pagamento da multa, claro está!).

Os pontos que ninguém quer

O sistema é utilizado em Portugal e, além de obrigar ao pagamento da coima, conta também para a boa prestação do condutor a longo termo, porque o facto de acumular pontos fará com que os condutores evitem prevaricar. Quanto mais as pessoas infringirem a lei, mais pagam e mais pontos negativos terão, podendo mesmo ser impedidas de conduzir.
Em Macau este sistema não existe e nem será incluído na nova lei rodoviária, devido à frontal resistência manifestada pelo sector dos condutores profissionais, particularmente dos taxistas!
A título de exemplo, em Hong Kong a Lei de Trânsito consagra este sistema de pontos, sendo que cada condutor tem um crédito de 15 pontos que vão sendo descontados de acordo com as infracções registadas. No final do crédito há lugar a uma penalização adicional.
Além das diferenças nos valores das coimas entre Macau e Portugal, sendo em Portugal, na sua maioria, mais elevadas – apesar dos ordenados serem mais baixos do que em Macau, – há também o facto de que na RAEM a polícia pouco se esforçar para as aplicar correctamente. Raramente se vêm acções preventivas nas ruas do território. A única multa aplicada frequentemente é a de estacionamento, exactamente aquela em que deveria haver mais compreensão, devido à manifesta falta de locais de parqueamento.
Outra das infracções habituais em Macau prende-se com o indevido uso das luzes do veículo, nomeadamente dos máximos. É frequente verem-se carros a circular durante a noite com os máximos sempre ligados, indiferentes aos outros condutores, mesmo quando estes lhes dão com sinais de luzes para que usem os médios. Esta infracção em Portugal é considerada muito grave e obriga ao pagamento de 60 euros de coima. Em Macau a multa é de 600 patacas e nada mais! Que eu saiba não existe nenhum registo do pagamento deste tipo de infracção nos anos mais recentes.
Diferenças à parte, o grande problema recai na aplicação da própria Lei e da forma como esta é apresentada aos utentes. De nada vale ter multas mais caras ou mais baratas se não houver um bom sistema de cobrança, ou se o próprio sistema de aplicação das multas não for coerente.
Refiro apenas que em Portugal, e na maioria dos países europeus, as multas podem ser pagas no acto da infracção, porque todas a viaturas da polícia estão equipadas com terminais de multibanco. Aliás, o pagamento no acto é encorajado para que a burocracia seja menor.

Happy Songkran!!!

Festeja-se hoje o Ano Novo Tailandês, também conhecido pelo termo tailandês Songkran (สงกรานต์) ou em inglês como o Water Festival.
Comemora-se durante três dias em algumas partes do país e do mundo onde se encontram comunidades tailandesas e caracteriza-se, como se depreende pelo nome em inglês, pelo uso de muita água. Água que serve como elemento purificador e abençoado. Marca também o início da época das chuvas e serve para, além de fazer desejos de um ano cheio de felicidade, boa sorte e fortuna, os agricultores pedirem um ano com muita chuva e uma colheita cheia de frutos.
Com a actual situação que se vive no país, será de esperar que muitas pessoas façam desejos de que os políticos se entendam e resolvam os problemas rapidamente.
Esperamos que toda a água que vai ser usada durante as festividades sirva para acalmar os ânimos e para meter alguma ponderação na cabeça das pessoas que decidem os destinos do país.

domingo, 12 de abril de 2009

Será!!?

Algo que li algures acerca dos ovos, do coelho e da Páscoa!

"O hábito de dar ovos vem da tradição pagã. A ideia de trocar ovos de chocolate surgiu na França. Antes disso, eram usados ovos de galinha para celebrar a data.
A tradição de presentear com ovos - de verdade mesmo - é muito, muito antiga. Na Ucrânia, por exemplo, centenas de anos antes da era cristã já se trocavam ovos pintados com motivos de natureza - pêssankas - em celebração da chegada da primavera.
Os chineses e os povos do Mediterrâneo também tinham como hábito dar ovos uns aos outros para comemorar a estação do ano. Para deixá-los coloridos, cozinhavam-nos com beterrabas.
Mas os ovos não eram para ser comidos. Eram apenas um presente que simbolizava o início da vida. A tradição de homenagear essa estação do ano continuou durante a Idade Média entre os povos pagãos da Europa.
Eles celebravam Ostera, a deusa da primavera, simbolizada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor de seus pés.
Os cristãos apropriaram-se da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus - o Concílio de Nicéia, realizado em 325, estabeleceu o culto à data. Na época, pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorniz) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria.
Na Inglaterra do século X, os ovos ficaram ainda mais sofisticados. O rei Eduardo I (900-924) costumava presentear a realeza e seus súbditos com ovos banhados em ouro ou decorados com pedras preciosas na Páscoa. Não é difícil imaginar por que esse hábito não teve muito futuro.
Foram necessários mais 800 anos para que, no século XVIII, confeiteiros franceses tivessem a ideia de fazer os ovos com chocolate - iguaria que aparecera apenas dois séculos antes na Europa, vinda da então recém-descoberta América. Surgido por volta de 1500 a.C., na região do golfo do México, o chocolate era considerado sagrado pelas civilizações Maia e Asteca.
A imagem do coelho apareceu na mesma época, associada à criação por causa de sua grande prole.
"

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...