De 22 a 29 de Outubro Macau volta a ser o centro da Lusofonia. Todos os anos, na Avenida da Praia a cena repete-se. Barraquinhas, muita música, comes-e-bebes e muita, muita gente de noite e de dia.
Este ano, depois da experiência de 2008, a iniciativa volta ao formato de Festival e com a duração de uma semana, contando com a participação do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.
Além das actividades tradicionais já da Avenida da Praia, onde se concentra o grosso de toda a animação o evento vem para Macau, estando programadas acções no Largo do Senado, Largo do Mercado do Iao Hon, na Casa Garden. Na Taipa, além da Avenida da Praia, há também algo para ver no Largo do Carmo, no Jardim Municipal da Taipa, na Rua da Restauração, na Feira do Carmo e no Campo Desportivo e Recreativo da Taipa.
Como é já do conhecimento público, esta é uma organizaçào doInstituto para os Assuntos Cívicos e Municipais e da Direcção dos Serviços de Turismo que, pela segunda vez, conta com a preciosa participação do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa. Os patrocínios este ano são da Companhia de Electricidade de Macau, Smartone, Hovione FarmaCiência, Macao Water e Jockey Clube de Macau.
De acordo com o comunidado da organiçào, este festival tem como objectivos a promoção das culturas dos países e regiões de língua portuguesa e da China, realçando os aspectos de contacto, de influência mútua e de intercâmbio, assim como de homenagem às comunidades de expressão portuguesa em Macau que ajudaram a construir o território e que decidiram permanecer na RAEM, apoiando o seu desenvolvimento. Ao mesmo tempo, almejam afirmar este evento no calendário das grandes festividades de Macau, promovendo, assim, o turismo local e a animação urbana e espaços de recreio e lazer para todos e revitalizar o modelo cultural próprio de Macau, pela divulgação dos elementos populares e tradicionais de uma das culturas que está na génese da identidade do território.
O programa das actividades, durante uma semana é exaustivo. Fica aqui na íntegra para quem se queira saber o que vai acontecer:
ACTIVIDADES DO FESTIVAL E SEMANA CULTURAL
Abertura Oficial do Festival e Semana Cultural
Às 17h30 do dia 23 de Outubro, sábado, será realizada uma cerimónia de abertura oficial do Festival da Lusofonia e Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa, onde haverá, entre outras actividades, a actuação do grupo artístico de Sichuan, China e de grupos de dança/música tradicional dos diversos países/regiões de língua portuguesa, simbolizando o encontro das culturas chinesa e lusófona na RAEM.
Feira de Artesanato da Lusofonia
De 22 a 29 de Outubro, entre as 16h00 e as 21h00, decorre na Feira do Carmo da Taipa uma mostra de trabalhos de artesanato fabricados por artesãos provenientes dos países/regiões de língua portuguesa. A província de Sichuan da República Popular da China também estará representada num dos expositores da feira, apresentando trabalhos com linho, pintura com açúcar queimado e bonecos de farinha. Os artesãos demonstrarão as suas técnicas durante a feira e as suas obras estarão à venda. A cerimónia de abertura terá lugar às 17h30 do primeiro dia da feira. Estarão representados os seguintes artesãos propostos pelas dez Associações lusófonas locais:
Mestre Makiesse (Angola), com trabalhos em madeira
Teresinha Carvalho da Silva (Brasil), com trabalhos em escamas de peixe
Gisela Figueira Lopes da Silva Mariano (Cabo Verde), com trabalhos em pano, búzios e pedras
Garcia Biifa Bedeta (Guiné-Bissau), com trabalhos em madeira
Digamber Kunkolikar (Goa), com trabalhos em barro
Albertina Picoto (Macau), com trabalhos em macramé, estanho e pasta modelada
Suzette Honwana (Moçambique), com trabalhos em pano
Paulo Valentim Ribeiro de Almeida (Portugal), com trabalhos em cerâmica e azulejo
Geanezildo do Nascimento de Castro (São Tomé e Príncipe), com trabalhos em metal
Rosa Moreira Rato (Timor Leste), com trabalhos em pano
Exposição Colectiva de Artistas Contemporâneos de Angola
No dia 22 de Outubro, pelas 18:30h, inaugura-se na Casa-Museu de Exposições Temporárias da Av. da Praia, na Taipa, uma mostra colectiva de artistas contemporâneos de Angola. A exposição ficará aberta ao público, diariamente e até ao dia 14 de Novembro, entre as 10 e as 18 horas. Prolonga-se, no entanto, a abertura daquela exposição até às 24h, durante o fim-de-semana do Festival da Lusofonia, na zona do Carmo. Esta mostra, que integra o trabalho de cinco artistas no feminino angolano, com expressões na pintura e fotografia, reúne os nomes de Eduarda Costa Ferraz, Gracinda Candeias, Isabel Teixeira de Sousa, Mónica Miranda e Ana Silva. Autoras curriculadas e consagradas que exprimem novas estratégias da arte na contemporaneidade, com uma cuidadosa e reflexiva abordagem multidisciplinar sobre como as relações estéticas reagem na promoção de novos aspectos conceptuais e criativos, em processos de diferenciação, evolução e inovação, ajudando o público a conhecer o imaginário e a arte que se produz actualmente em Angola. Num tempo de experimentações de novas linguagens artísticas globalizantes, esta exposição afirma a complexidade de um país africano hegemónico, que sofistica também pelas artes plásticas, as suas identidades nacionais, a particularidade e universalidade da sua cultura.
Exposição Individual de Nilton Lima
Pintura de Cabo Verde
Também no dia 22 de Outubro, mas pelas 19h, inaugura-se na Casa de Recepções da Av. da Praia, na Taipa, um acervo de trabalhos do pintor Nilton Lima de S. Vicente, Cabo Verde. A exposição estará aberta ao público, até ao próximo dia 14 de Novembro, entre as 10 e as 18 horas. Durante o fim-de-semana do Festival da Lusofonia, o horário de abertura prolongar-se-á até às 24 horas. O jovem artista, valor emergente da pintura cabo verdiana autóctone, revela capacidades inatas no aperfeiçoamento das técnicas utilizadas por um certo impressionismo naturalista, numa abordagem e composição figurativa eminentemente humana. O prodígio experimental dos seus trabalhos murais, converge pelo apego telúrico e retratista dos costumes e realidades mundanas da sua terra, para o escopo da tela. A etnicidade transversal nos seus trabalhos, parece traduzir o ligamento das simbologias a um certo levantamento etnográfico e literário, nesta fase do artista.
Exposição de Bonecas de Pano de Suzette Honwana
“Festa na Ilha”, de Moçambique
No dia 27 de Outubro, pelas 18h30, teremos a inauguração de uma Exposição de Bonecas de Pano de Suzette Honwana, de Moçambique, com o título “Festa na Ilha”, na Casa Garden. A exposição, organizada pela Associação dos Amigos de Moçambique, permanecerá aberta ao público até ao próximo dia 7 de Novembro, entre as 10h00 e as 19h30 de 2ª a 6ª feira e entre as 10h00 e as 17h00, aos sábados e domingos. Trata-se da reprodução fiel dos trajes da mulher moçambicana, da panóplia de adereços que completam as indumentárias domésticas e cerimoniais, e de um esforço na apropriação e materialização etnológica e artística de registos vivenciais e culturais da mulher moçambicana de ontem, de hoje e por certo de amanhã. Complementam-se estes registos com os ritos de socialização, recriando ambientes e esferas do uso da capulana em diversas partes do país. É um trabalho de sistematização do uso dos materiais têxteis e da sua conotação social, da terminologia e léxico antropológico e sociológico das diferentes comunidades moçambicanas e ainda, sem esgotar, a pretensão estética de fazer moda, de propôr o novo, o criativo, o “fashionable”.
Colóquio “Crioulos Ibero-Asiáticos : perspectivas Comparativas”
Organizado pela Universidade de Macau, o colóquio terá lugar nos dias 28 e 29 de Outubro, entre as 09h00 e as 18h00, na Biblioteca da Universidade de Macau. Trata-se de um colóquio científico que reunirá em Macau, pela primeira vez, os maiores especialistas mundiais no estudo dos crioulos asiáticos de base lexical portuguesa e espanhola. Do painel fazem parte 12 estudiosos reconhecidos e activos na área, vindos de Portugal, Espanha, Alemanha, Finlândia, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos da América e Macau. A vinda deste simpósio a Macau é indicada e proveitosa numa altura em que a sociedade civil da RAEM debate o valor e a preservação do Patuá, e não podemos desperdiçar a presença no território dos maiores especialistas nas línguas crioulas da Índia, Sri Lanka, Malaca, Macau e Filipinas para promover a troca de ideias. A reflexão que se pretende sobre o passado, presente e futuro das línguas crioulas da Ásia servirá para melhor compreender os verdadeiros contornos da lusofonia nesta parte do globo, e realçar a sua preponderância no contexto do impacto que as línguas ibero-românicas tiveram nesta parte do globo.As línguas de trabalho serão o Português, o Espanhol e o Inglês, e todas as sessões estarão abertas ao público.
Para obter informações mais detalhadas sobre o Colóquio poderão visitar o website : www.umac.mo/fsh/ciela/ibero
Expositores das Comunidades Lusófonas
Durante a festival do fim-de-semana de 22 a 24 de Outubro estarão representadas, através das Associações locais, as seguintes comunidades lusófonas, residentes na RAEM – Angola (Associação Angola Macau), Brasil (Casa do Brasil em Macau), Cabo Verde (Associação de Amizade Macau-Cabo Verde), Goa, Damão e Diu (Núcleo de Animação Cultural de Goa, Damão e Díu), Guiné-Bissau (Associação Guineense dos Naturais e Amigos da Guiné-Bissau), Macau (Associação dos Macaenses), Moçambique (Associação dos Amigos de Moçambique), Portugal (Casa de Portugal em Macau), São Tomé e Príncipe (Associação dos São-tomenses e Amigos de São Tomé e Príncipe, Macau-China) e Timor Leste (Associação de Amizade Macau-Timor Lorosae). Nos respectivos expositores irão apresentar mostras de artesanato, música, vídeos, fotografias, trajes típicos, cartazes, petiscos e bebidas típicas, entre outros exemplos que promovam e representem a cultura do respectivo país/região.
Expositor do Grupo de Arte Popular da Província de Sichuan, China
No dia 22 de Outubro, entre as 19 e as 24h00 e nos dias 23 e 24 de Outubro, entre as 14h00 e as 24h00, nas Casas-Museu da Taipa, esse grupo apresentará vários tipos de arte popular dessa província ao público que visitar o Festival, nomeadamente trabalhos com linho, pintura com açúcar queimado e bonecos de farinha, bem como petiscos tradicionais.
Espectáculos de Música e Dança no Festival da Lusofonia
A partir das 19h30 do dia 22 de Outubro, no Anfiteatro das Casas-Museu da Taipa, actuarão os grupos locais de Dança Folclórica Portuguesa do Instituto Politécnico de Macau e Axé Capoeira do Mestre Eddy Murphy. A partir das 20h00 subirão ao palco os artistas convidados da Província de Sichuan, China e dos países de língua portuguesa, Lahane (Timor-Leste) ; Kepemchim Kirnnam & Belinda e Grupo local de Danças e Cantares de Goa (Goa, Damão e Díu) e Manecas Costa (Guiné-Bissau). No dia 23 de Outubro, a partir das 18h30, actuarão os grupos locais : Crianças do Jardim de Infância D. José da Costa Nunes ; Grupo Folclórico Infantil e Dança Hip-Hop da Escola Portuguesa de Macau ; Grupo Lebab e Grupo de Danças e Cantares de Macau. Às 20h00 iniciará a actuação dos grupos convidados da Província de Sichuan, China. ; Ferro Gaita (Cabo Verde) ; Muxima (Portugal) e Companhia Nacional de Canto e Dança de Moçambique. No domingo, 24 de Outubro, a partir das 18h00, actuarão os artistas locais, Banda da Escola Portuguesa de Macau ; Teatro “Tru e Tru” pelo Grupo Maranatha ; Grupo Dança Brasil ; Tuna Macaense ; Elvis de Macau ; Banda “Js and I” e Grupo da Associação de Danças e Cantares Portugueses “Macau no Coração”. A partir das 20h00, depois de uma nova actuação do Grupo Artístico da Província de Sichuan, China, subirão ao palco os artistas convidados, Semba Muxima (Angola) ; Nó em Pingo D’Água (Brasil) e Equipson Master (São Tomé e Príncipe)
Espectáculos nos Largos do Senado e do Mercado do Iao Hon
Nos dias 26 e 27 de Outubro, a partir das 19h30, no Largo do Senado e nos dias 28 e 29 de Outubro, também a partir das 19h30, no Largo do Mercado de Iao Hon, actuarão o Grupo Artístico da Província de Sichuan, China e os 9 artistas convidados dos países/regiões de língua portuguesa : Ferro Gaita (Cabo Verde), Lahane (Timor-Leste), Kepemchim Kirnnam & Belinda (Goa, Damão e Díu), Muxima (Portugal), Semba Muxima (Angola), Companhia Nacional de Canto e Dança (Moçambique), Nó em Pingo D’Água (Brasil), Manecas Costa (Guiné-Bissau) e Equipson Master (São Tomé e Princípe). O objectivo destas actuações é a divulgação da música e dança tradicional lusófona e chinesa junto dos vários estratos da população de Macau e dos turistas.
Restaurante e Bares
Durante a festa do fim-de-semana os visitantes poderão deliciar-se com os sabores da gastronomia das diferentes comunidades lusófonas no restaurante intitulado “Gastronomia Lusófona”, que funcionará no Jardim Municipal do Carmo, entre as 12h00 e as 15h30 ao almoço e entre as 18h30 e as 22h30 ao jantar, nos dias 23 e 24 de Outubro e à hora do jantar do dia 22 de Outubro. Fará parte do menu do restaurante a cachupa de Cabo Verde, a feijoada do Brasil, o sarapatel de Goa, Damão e Díu, a moamba de Angola, os grelhados (frango, entrecosto, febras, sardinhas, etc.), o caldo verde, entre outros. Na Av. da Praia será instalado um quiosque/bar para fornecimento de bebidas e petiscos, o qual, funcionará entre o meio-dia e a meia-noite, no sábado e domingo e a partir das 19h00 de 6ª feira.
Rádio Carmo
Durante todo o período da festa do fim-de-semana, nas Casas-Museu da Taipa, funcionará uma “estação de rádio”, cujo objectivo é animar, acompanhar e apresentar as actividades desenvolvidas durante a festa, transmitindo música, entrevistando as personalidades, os transeuntes, os grupos musicais, relatando as actividades e apresentando os espectáculos. Esta rádio, tal como nos anos anteriores, será transmitida através de aparelhagem sonora instalada na zona do Carmo, sendo a emissão da responsabilidade de uma equipa de animadores profissionais que farão a locução em chinês, português, e inglês.
Jogos Tradicionais Portugueses
No âmbito da promoção do desporto para todos, através do reviver de actividades lúdicas praticadas nas várias regiões de Portugal, será levado a efeito duas sessões de jogos tradicionais portugueses, coordenados pela Casa de Portugal em Macau, entre as 15h00 e as 18h00 das tardes de sábado e domingo (23 e 24 de Outubro). Os Jogos populares que irão ter lugar serão a corrida de sacos, corrida de esquis, tracção à corda, jogo do burro, subida ao pau de sebo, corrida de andas, tiro às latas, entre outros. Estas actividades estão abertas à participação do público e vão contar com distribuição de prémios típicos destes jogos, nomeadamente bacalhau, garrafões e garrafas de vinho português, sardinhas enlatadas e chouriço português.
Torneios de Matraquilhos
Igualmente, coordenados pela Casa de Portugal em Macau, serão realizados dois torneios de matraquilhos (um para jovens até aos 15 anos e outro para os que têm idade superior a 16 anos). As equipas serão constituídas por 2 elementos e as inscrições decorrerão entre as 19h00 e as 24h00 do dia 22 de Outubro, 6a feira, e as 12h00 e as 16h00 do dia 23, sábado. Os jogos das eliminatórias terão início a partir das 17h00 desse mesmo dia, logo após sorteio no local. No dia seguinte, às 18h00, terão lugar as finais, seguidas da cerimónia de entrega de medalhas aos vencedores dos 2 escalões e prémios monetários aos vencedores do escalão de +16 anos (1o classificado = $800.00 ; 2o classificado = $600.00 ; 3o classificado = $400.00). Durante o período da festa estarão à disposição do público mesas de matraquilhos para se divertirem.
Torneio de Futebol de 7 da Lusofonia, por convites
Coordenado pela Associação dos Amigos de Moçambique, será realizado no dia 24 de Outubro, domingo, entre as 15h00 e as 22h00, no Campo Desportivo e Recreativo do Carmo (junto ao Quartel do Exército de Libertação da R.P.C., na RAEM). Para este torneio, cujo objectivo é o convívio entre as comunidades lusófonas residentes na RAEM, foram convidadas essas comunidades a formarem 8 equipas constituídas por elementos naturais desses países/regiões. Os quatro primeiros classificados do torneio serão premiados com taças e medalhas. A cerimónia de entrega de prémios terá lugar às 22h00, logo a seguir ao jogo da final.
Simulador do Grande Prémio
Entre as 19h00 e as 22h00 do dia 22 de Outubro e as 14h00 e 20h00 dos dias 23 e 24 de Outubro, os Serviços de Turismo de Macau colocarão à disposição do público, nas Casas-Museu da Taipa, um simulador de um automóvel de corrida para que os visitantes possam sentir as emoções fortes do Circuito da Guia, onde se irá realizar o 57º Grande Prémio de Macau, de 18 a 21 de Novembro do corrente ano.
Passeios de Pónei para Crianças
Patrocinado e coordenado pelo Jockey Clube de Macau, nas tardes de 23 e 24 de Outubro, entre as 15h00 e as 18h00, nas Casas-Museu da Taipa, estarão à disposição das crianças dois póneis, para curtos passeios e sessões fotográficas.
Insufláveis Gigantes
No período da tarde, entre as 14h00 e as 17h00, dos dias 23 e 24/10, nas Casas-Museu da Taipa, estará à disposição das crianças, entre os 3 e os 6 anos, um insuflável gigante para se divertirem.
Concurso de Fotografias sobre o evento
Com a colaboração da Associação de Fotografia Digital de Macau, este concurso está aberto a todos os amadores da fotografia. Não haverá limites do número de fotografias a serem submetidas a concurso e cujo prazo de entrega das obras será a 19 de Novembro. Os vencedores do concurso receberão taças e prémios monetários. No mês de Dezembro próximo será realizada uma Exposição das Fotografias premiadas do Concurso.
Para quem queira mais informação, leiam aqui o PDF do programa, em Chinês e em Português:
http://www.iacm.gov.mo/ShowFile.ashx?p=scrweb/Activities/634218975632536.pdf
Para ver imagens dos grupos e das várias actividades clique neste link:
http://www.iacm.gov.mo/ShowFile.ashx?p=scrweb/Activities/634218795399508.pdf