Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Gripe... E a crise económica?

Andamos todos alarmados com a gripe dos porcos e, segundo a Organização Mundial de Saúde, não é para menos. Parece que a coisa é mesmo muito séria e corremos todos o risco de andar com o nariz a correr e a guinchar pelos cantos.
Brincadeiras à parte, as coisas têm de ser levadas a sério mas será que é necessário andar a alarmar o mundo inteiro com uma pandemia global?
Será que já ninguém se lembra da Crise Financeira que todos agoiravam poder acabar com a Economia como nós a conhecemos?
As informações hoje em dia são mesmo assim. Mediatismo a toda a força e, desde que o título capte a atenção, não vale a pena pensar mais no que está para trás.
Agora temos a gripe suína, ontem tínhamos a crise financeira. Amanhã, bom amanhã é outro dia e se as agências noticiosas trouxerem um tema mais interessante, a gripe passa para segundo plano.
Eu aposto que, se nestes dias se repetir uma tragédia do tipo terramoto em Itália, ou em Sichuan na China, a epidemia da gripe deixa de ter a importância que tem, e a pandemia desaparecerá como desaparece qualquer problema de vírus da gripe que aparece todos os anos.
Não me interpretem mal, não quero dizer que a situação não seja grave. É claro que o é e devemos todos tomar precauções para que não se torne numa catástrofe a nível planetário. Simplesmente não acredito que venha a ter a dimensão da gripe Espanhola (1918), ou da Gripe de Hong Kong (1968 e 1969). As realidades são outras, os avanços da medicina são outros e a própria consciência de higiene pessoal é outra. E, como postei anteriormente, grande parte do problema prende-se com graves problemas de higiene pessoal e de falta de cuidado com limpeza.
Importa saber que o vírus já fez a OMS subir o sinal de aviso para o número 5. o máximo é 6!
Já há quem chame a esta gripe, a Gripe Mexicana. Caso dos israelitas porque, segundo consta, como não podem comer porco por razões religiosas, decidiram baptizar a gripe com o nome do país onde teve inicio. Aliás, como foi feito com a espanhola e a de Hong Kong.

O que se lê...

A manchete de hoje do Jornal Tribuna de Macau é deveras curiosa…““Steve Wynn afirma ver (aparece com acento ^ na versão do JTM) “luz ao fundo do túnel””.
Será que vê mesmo? É que segundo as informações mais recentes o patrão da Wynn está a ficar cada vez mais cego devido a um problema que afecta as córneas oculares!
No Hoje Macau lê-se uma resposta do Ministério Público, ao abrigo do Direito de Resposta, relativamente à notícia e comentário avançados por este jornal na edição de ontem e onde se lia que o MP apoia e incentiva a redução do uso da língua portuguesa. O MP acusa o Hoje de manipulação da informação escrita no relatório anual. A verdade é que no relatório está, preto no branco, aquilo que o HM transcreve! O MP atira areia para os olhos e acusa o jornal de “descodificação errada”. Acontece que os jornalistas não descodificam, informam!
No Ponto Final quero destacar a excelente entrevista de Amélia António que toca assuntos quentes da realidade de Macau. Sem papas na língua esta advogada aponta o dedo ao CCAC por ter avançado com a “Lei Anti-corrupção no sector privado” sem ouvir os advogados do território e diz que na RAEM existem papistas a mais, temendo uma excessiva aproximação do Segundo Sistema ao Primeiro. A advogada defende também que, para as eleições legislativas, os portugueses devem inserir-se em diversas listas porque os “interesses da comunidade não são exclusivos de um grupo étnico”.
De encontro àquilo que defendo no meu artigo desta semana n’O Clarim...
No Macau Post Daily uma fotografia assustadora tirada no Posto Fronteiriço das Portas do Cerco.
Um elemento de bata branca (que deve ser dos Serviços de Saúde de Macau) aponta uma arma de laser à testa de uma senhora de idade que entra em Macau.
Já durante a crise da Pneumonia Atípica e da Gripe das Aves veio a público, por diversas vezes, o perigo que são este tipo de medidores de temperatura para os olhos. Se não bem usados podem causar lesões nos olhos facilmente, visto que o feixe de raios infravermelhos é extremamente concentrado. Por diversas vezes foi pedida a substituição destes aparelhos pelo uso de medidores que utilizem outra tecnologia, no entanto, continuamos a ser obrigados a passar por este atentado diariamente se nada podermos fazer.
É altura de, finalmente, mudarem os aparelhos de leitura por infravermelhos por outros que não sejam perigosos para a saúde humana.
Quanto ao Macau Daily Times quero apenas frisar que gosto do facto de só terem 3 páginas dedicadas ao local, sendo que nenhuma das notícias é de produção própria!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

5 anos de cadeia

O técnico de informática que retirou as imagens de cariz sexual do actor de Hong Kong, Edison Chen, foi a tribunal e saiu considerado culpado, tendo agora de cumprir até um máximo de cinco anos de prisão. A sentença será conhecida a 13 de Maio!
Quem se lembra do escândalo, lembrar-se-á que fez correr muita tinta e ainda mais horas de internet para se ter acesso aos famosos filmes onde o cantor e amigas faziam as coisas mais variadas que se possa imaginar!
De pouca qualidade diga-se, depois de aprofundada pesquisa, que foi necessária para escrever estas linhas (porque não se pode escrever sem se saber bem o assunto em questão). Algumas delas, com treino, poderiam ter algum sucesso noutro campo artístico!
Nas fotos e nos filmes que o técnico informático fez o favor de divulgar o cantor aparece a “contracenar” com cerca de meia dúzia de colegas diferentes. No entanto, afirmam as más-línguas da imprensa cor-de-rosa chinesa, que seriam muito mais caso o técnico informático não tivesse sido descoberto!
Entretanto a estrela masculina refugiou-se no Canadá e diz-se muito perturbado com toda a publicidade, tendo mesmo desistido da carreira artística e pedido desculpas em público, via teleconferência!
Quanto às actrizes, onde se incluía as cantoras Bobo Chan e Gillian Chung e a actriz Cecília Cheung, depois de toda a indignação, mantêm agora uma postura mais recatada.
Certamente que não fazem filmes, ou se os fazem, logo os apagam!

Actriz coreana enforca-se

Parece que na Coreia no Sul está a surgir um vírus que causa o suicídio de jovens actores.
A vítima mais recente foi a bela actriz Woo Seung-yeon que se enforcou em casa deixando uma nota para a família pedindo desculpas por os deixar desta forma.
De acordo com familiares e amigos a actriz sofria de depressão pelos recentes fracassos em audições para novos papeis e também devido a ter terminado uma relação amorosa de longa duração.
A actriz de 24 anos, capa de revista por diversas vezes e famosa pelos filmes “Herb” de 2007 e “Private Eye” já deste ano, é apenas uma das muitas vítimas de suicídio entre as celebridades sul coreanas.
Choi Jin-sil, Ahn Jae-hwan and Jang Ja-yeon foram outros que meteram termo às suas vidas recentemente.

terça-feira, 28 de abril de 2009

O que é isto?

Vejam este vídeo sobre o papel de pai e sobre a paciência que é necessária para criar um filho. Fez-me chorar e reflectir naquilo que muitas vezes dizemos aos nossos progenitores quando não estamos com paciência para aturar ninguém...

O amor de pai é mesmo algo insubstituível...

H1N1 a caminho

Vem aí a gripe dos porcos… Era só o que nos faltava agora!
Num ano de crise económica, com a ameaça sempre constante da gripe das aves, do H5N1, da SARs, das vacas loucas e do sei lá que mais, agora até os porcos nos fazem a vida complicada com a mutante H1N1.
Tudo parece ter começado na terra dos churros e dos tacos e passou logo para a terra do Tio Sam. Muitos já dizem que é o poder divino a escrever direito por linhas tortas!
O que não compreendo é como que somos sempre todos afectados com os erros dos outros.
Macau, como qualquer outro local preocupado com os seus cidadãos (isto soa bem... mas é mesmo só o som!), meteu em prática uma data de medidas promovidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e voltaram a promover o uso de desinfectantes para as mãos e de máscaras.
Lá vamos nós ver outra vez o excesso dos medidores de temperatura em tudo quanto é lugar, seguranças de armas (de infravermelhos) em punho e prontos a aponta-la à cabeça de qualquer um. Muitas vezes sem qualquer tipo de treino, usando as ditas sem qualquer cautela, sabendo muito bem que o feixe de raio-X, quando em contacto directo com as vistas, pode causar cegueira.
Já da última ameaça de epidemia, a da Gripe Aviária houve quem saísse a ganhar, principalmente o laboratório farmacêutico que fabrica o Tamiflu e todas as empresas que forneceram os líquidos desinfectante e as máscaras médicas!
Aqui por Macau as 500 lecas de vales médicos deveriam ser possíveis de converter em vales para comprar estes itens...
Vamos a ver se isto não é mais fumo do que fogo. Os primeiros sinais são preocupantes mas será caso para tanto?
Quanto a mim, cuidados de higiene, cuidados básicos de Saúde e muita limpeza na cidade, são, certamente, as melhores formas de lidar com a situação.
Sem limpeza e higiene não se pode querer uma boa Saúde.

Tailândia descontente com Media estrangeira!

A novela da Tailândia continua com pedras a serem arremessadas de ambos os lados da barricada. Agora foi a vez do Ministro do Gabinete do Primeiro Ministro, Satir Wongnongtaey, vir dizer que o Governo está de olho na comunicação social estrangeira.
A afirmação é tanto mais grave e vem depois de afirmações semelhantes do Porta-voz do Partido Democrático, Buranaj Smutharaks, no Clube de Correspondentes Estrangeiros em Banguecoque. O responsável do PD defendeu que o antigo primeiro-ministro Thaksin, enquanto esteve no poder nunca teve nenhum pudor em negligenciar os direitos e liberdade de imprensa, agora auto proclama-se como o bastião da democracia. A par disso, acusou a comunicação social estrangeira de dar cobertura ao que o antigo primeiro-ministro diz.
É baseado neste pressuposto que o Governo está de olho na comunicação social do exterior e vai tentar inverter a situação defendeu o Ministro Satir Wongnongtaey.
O que está em causa não é o facto de saber quem é, ou não é, inocente. Todas as pessoas sabem que Thaksin, enquanto esteve no poder, cometeu abusos e tomou decisões erradas.
O que se pergunta é o seguinte: que legitimidade tem este governo num país que se diz democrático?
O antigo primeiro-ministro defendia, erradamente, que um governo eleito pelo povo tinha mandato para fazer o que bem entendesse. Isto denota, sem sombras de dúvidas, uma total distorção dos valores e das bases democráticas. No entanto, o facto de o derrubarem para terem acesso ao poder, não dá ao PD mais legitimidade do que a detida por Thaksin anteriormente.
A legitimidade, num país democrático e livre, ganha-se nas urnas e no dia-a-dia, fazendo alguma coisa pela maioria da população.
O povo da Tailândia quer pouco saber quem está no Governo. O que querem (e se os governantes forem para a rua ouvir o seu povo vão também aperceber-se disto) é que, quem quer que esteja no Poder, faça algo pelo país e pelo nível de vida da população em geral. Todos sabem que, sejam quem for Governo, vai acabar o mandato mais rico do que antes de ter tomado posse.
A questão não é ser ou não ser honesto. A questão é se fazem ou não algo em prol do povo. Roubar todos roubam, uns mais outros menos.
É assim em todo o lado e a Tailândia não é diferente.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Morse tem 128 anos

Faz hoje 218 anos que nasceu o homem que inventou o Código de Morse.
Samuel Finley Breese Morse nasceu a 27 de Abril de 1791 em Charlestown, Massacusetts, nos Estados Unidos da América, filho de um pastor e geógrafo (Jeridiah Morse) e Elizabeth Ann Finley Breese. O seu pai era um excelente pastor Calvinista e apoiante dos Federalistas que via como os grandes defensores das tradições Puritanas (na estrita observância do Sabbath) e acreditava numa aliança com os ingleses para um governo forte para a então colónia americana. O pai de Samuel Morse defendia uma educação ao estilo Federalista e moldada pela virtude e orações Calvinistas. Depois de frequentar a Academia Phillips em Andover, Massachusetts, Samuel Morse entrou no Yale College para estudar filosofia religiosa e ciência equestre. Durante a sua estada em Yale estudou electricidade com Benjamin Silliman e Jeremiah Day. Durante os anos de estudo ganhou dinheiro pintando e em 1810 graduou-se com honras Phi Beta Kappa.
Samuel Finley Breese Morse foi inventor e pintor de retratos e cenas históricas. Tornou-se mundialmente célebre pelas suas invenções: o Código Morse e o telégrafo.
O Código Morse é um sistema de representação de letras, números e sinais de pontuação através de um sinal codificado enviado intermitentemente. Foi desenvolvido por Samuel Morse e Alfred Vail em 1835.
Uma mensagem codificada em Morse pode ser transmitida de várias formas em pulsos (ou tons) curtos e longos.
Samuel Finley Breese Morse aos quatro anos de idade mostrava grande interesse pelo desenho e, aos catorze, ganhava o seu próprio dinheiro fazendo desenhos de seus amigos e pessoas da cidade.
Ainda na época de colégio, Morse escreveu uma carta aos pais dizendo que queria ser pintor. Os pais, preocupados com o futuro do filho, preferiram transformá-lo em vendedor de livros. Morse passou a vender livros de dia e a pintar à noite e, perante a persistência do filho, os pais decidiram enviá-lo para Londres para a Royal Academy.

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...