Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

sábado, 5 de setembro de 2009

Video promocional da Lista 2

O Video da Lista 2

Lista 2, NOVA ESPERANÇA

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

SS dizem que paciente morreu sem H1N1


Como foi reportado em toda a comunicação social local, a paciente que estava nos Cuidados Intensivos, acabou por falecer no dia 3 de Setembro de 2009 (ontem). A primeira vítima mortal em Macau. Como se não bastasse ser demasiado grave registar-se a morte, agora os Serviços de Saúde vêm a público defender os médicos do Hospital Kiang Wu, porque agora levanta-se a hipótese de ter havido negligência grosseira no tratamento da paciente. De acordo com dados conhecidos a mesmo foi, por duas vezes, ao hospital chinês, e foi enviada para casa sem qualquer prognóstico de H1N1. Ficam algumas perguntas por responder, sendo a primeira sobre que tipo de diagnóstico nos fazem quando nos dirigimos aos Serviços de Urgência? Quais os critérios para se decidir se o paciente vai para casa, fica em isolamento ou aguarda novas análises?
Num período como este, onde os casos de gripe (sazonal ou H1N1) surgem todos os dias, os médicos não deveriam facilitar no diagnóstico que fazem, especialmente num segundo diagnóstico! Se o paciente volta com as mesmas queixas, no mínimo, devem mandar fazer as análises para despistagem do H1N1, mesmo que os sinais apontem em direcção contrária.
A isto os SS assobiam para o lado, dizendo que, de acordo com os dados conhecidos da paciente e das circunstâncias da sua morte, faleceu já sem sinais de vírus H1N1 no corpo! Então, de que morreu e porque foi mantida em isolamento mesmo depois de já não ter vestígios do vírus no organismo?
Entretanto, registaram-se mais 33 casos, o que faz o total subir para 1078 pessoas infectadas.
“Do dia 2 até à tarde do dia 3 de Setembro, os Serviços de Saúde registaram 33 novos casos de gripe A (H1N1), sendo 18 do sexo masculino e 15 do sexo feminino, com idades variando entre um ano e os 70 anos. No dia 3 de Setembro, mais 2 alunos do 4º Acampamento do Programa “Águia em Voo” das Actividades de Férias 2009 foram confirmados, sendo totalmente 4 alunos contagiados pelo vírus gripal em causa; Mais 2 pessoas do Centro de Santa Lúcia de Coloane foram contagiadas, verificando-se um total de 6 pessoas infectadas; os Serviços de Saúde encontram-se a acompanhar o estado de saúde dos doentes e dos seus contactos próximos. Para além disso, mais 3 casos confirmados tiveram alta depois de submetidos a tratamento, estando 6 casos confirmados a serem submetidos a tratamento hospitalar, sendo o estado de saúde da maioria deles satisfatório e estável. Até à tarde do dia 3, em Macau, cumulativamente 255 pessoas foram internadas por sofrerem de gripe A (H1N1) e 248 tiveram alta hospitalar, tendo sido todas as 7 mulheres grávidas confirmadas com gripe, 6 das quais já tiveram alta estando uma a ser acompanhada.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Primeira morte em Macau


Há dias anunciava-se aqui, por lapso de informação, a morte da paciente que estava internada, nos Cuidados Intensivos, no Centro Hospitalar Conde de São Januário com gripe H1N1. Foi um engano e confusão com os dados de Hong Kong mas, infelizmente, a informação veio a confirmar-se dias mais tarde. A paciente acabou mesmo por falecer ontem, sucumbindo às complicações da doença, anunciaram, oficialmente, os SS ontem.
No comunicado dos SS a morte é delegada para segundo plano, apenas aparecendo no quarto parágrafo do texto, depois da descrição dos novos infectados! “Do dia 1 até à tarde do dia 2 de Setembro, os Serviços de Saúde registaram 44 novos casos de Gripe A (H1N1), sendo 23 do sexo masculino e 21 do sexo feminino, com idades variando entre os 3 e os 59 anos. No dia 2 de Setembro, 2 alunos do 4º Acampamento do Programa “Águia em Voo” foram confirmados estar contagiados pelo vírus gripal em causa; 3 habitantes e 1 trabalhador do Centro de Santa Lúcia de Coloane foram contagiados; para além disso, 3 alunos da turma da Primário 4 do Centro de Explicações, sito no rés-do-chão da Rua de Leóncio Ferreira foram contagiados, encontrando-se actualmente essa aula suspensa. Os Serviços de Saúde encontram-se a acompanhar o estado de saúde dos doentes e dos seus contactos próximos.
Do dia 1 até à tarde do dia 2 de Setembro, mais 5 doentes tiveram alta após terem sido submetidos a tratamento, encontrando-se ainda 6 doentes hospitalizados. O estado de saúde da maioria deles é satisfatório e estável.
Por outro lado, uma doente grave, transferida, no dia 18 de Agosto, do Hospital Kiang Wu para a Unidade de Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar Conde de São Januário (CHCSJ) morreu no meio dia de 2 de Setembro após o pessoal de saúde ter prestado socorro com todo o esforço, mas que não produziu efeito.
O total de casos é já de 1045, tendo ontem sido detectados mais 44 casos positivos.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

DSEC desrespeita a Lei

Muito me agradou o facto de hoje, ao folhear os jornais de Macau, deparar com um anúncio da Direcção dos Serviços de Estatística e Censos em todos eles. Pena é que o mesmo apareça, em todos, na língua inglesa!
Trata-se de um anúncio relativo à efeméride dos 25 anos de dados estatísticos em Macau mas, pelo que se vê no anúncio, a DSEC esqueceu-se que está em Macau, que é um departamento do Governo e que, por Lei, tem de cumprir o preceito de duas línguas oficiais.
Mais me indignou que os jornais de língua portuguesa tenham compactuado com tal, publicando o anúncio em inglês. Se não forem os jornais portugueses, que se apregoam como baluartes da língua lusa no Oriente, a defender o seu uso, quem o fará?
Se de uma empresa privada se tratasse ainda percebia porque, de acordo com a Lei, não é obrigatório o uso da língua portuguesa. No entanto, sendo um anúncio do Governo, a obrigação é diferente porque a Lei Básica assim o diz….

1001 finalmente!


No entanto, continuamos com "o risco de transmissão moderado"!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

DSAL envia jovens para o continente

Na sessão de ontem, 31 Agosto de 2009, da Assembleia Legislativa o deputado Pereira Coutinho abordou a nova medida do Governo, anunciada recentemente pela DSAL, de enviar jovens trabalhadores de Macau para o continente!
O deputado pede esclarecimentos acerca da justificação da medida aos membros do Governo.
Desde o estabelecimento da RAEM que o Governo e a sociedade em geral têm esforçado por encontrar formas de diversificação da economia local que tem sido altamente dependente da indústria do Jogo. A situação dependência da indústria do Jogo não é nova e começou a agravar e a piorar com o declínio em geral da indústria produtiva principalmente a de vestuário a partir da década de noventa derivado da transferência da maior parte das fábricas para o interior do continente chinês atraídas por uma mão-de-obra de obra mais barata e baixos custos de operação.
Por outro lado, ao longo de décadas foram desperdiçadas muitas oportunidades para criação de um mercado interno baseado na experiência e sabedoria dos nossos recursos humanos fruto de longas décadas de trocas comerciais com o estrangeiro principalmente com os países europeus e africanos, tecnologia produtiva avançada e as décadas de confiança do mercado estrangeiro no valor adicionado da marca “Made in Macau”.
Desde o estabelecimento da RAEM que quase todos os anos as universidades locais e estrangeiras formam muitos jovens licenciados que cada vez mais têm enormes dificuldades de encontrar o seu primeiro emprego. Esta situação é agravada ainda mais, porque as pequenas e médias empresas não conseguem competir com os salários praticados pelas concessionárias da indústria do Jogo que estão dispostas a remunerar com salários mais elevados trabalhadores que exercem o mesmo tipo de funções mas em empresas de pequena dimensão. Para agravar ainda mais a situação, o Governo praticamente tem ignorado e abandonado as pequenas e médias empresas locais não atendendo às suas dificuldades na área dos recursos humanos, falta de atractivos para o desenvolvimento das suas actividades económicas e burocracia administrativa.
Para agravar ainda mais as dificuldades das pequenas e médias empresas locais, o Governo antes de uma ampla audição à sociedade civil decidiu recentemente avançar com o novo “Plano de formação no posto de trabalho e de contratação” dotando em cerca de 54 milhões patacas, alegando ter como objectivos “atenuar a pressão sentida na sociedade a nível do desemprego promover o emprego dos trabalhadores residentes e atenuar o desemprego em Macau”.
Uma das principais razões dos jovens licenciados desempregados tem a ver com o facto das nossas pequenas e médias empresas não conseguirem pagar ordenados semelhantes pagos pelas empresas que dedicam à indústria do Jogo, pelo que o Governo deveria esforçar por apoiar as empresas na contratação dos jovens desempregados locais ou invés de “chuta-los” para o interior do continente chinês como mão-de-obra barata e susceptível de alvo fácil de exploração por parte de eventuais empregadores sem escrúpulos. Mas o mais grave poderá aparecer no futuro quando estes mesmos jovens regressarem a Macau terão que readaptar de novo ao mercado de Macau e eventualmente através de novos estágios. E quem vai suportar os custos com os novos estágios de readaptação destes jovens estagiários?
Por isso é que a sociedade em geral indaga quais as reais razões e interesses que poderão estar por detrás deste novel “Plano de formação nos posto de trabalho e de contratação”. Muitos cidadãos perguntam se estamos perante mais um dos muitos casos de tráfico de influências de entidades privadas que pretendem aproveitar os fundos públicos com beneplácito de alguns dirigentes que para conseguirem acomodar nos seus cargos públicos limitam a aprovar tudo que lhes são propostos.
Assim sendo, interpelo o Governo, sobre o seguinte:
1. Porque razão o Governo não procedeu a uma ampla auscultação à sociedade civil e principalmente às pequenas e médias empresas e outras associações de trabalhadores quanto à execução do referido Plano de formação no posto de trabalho e de contratação? Vai o Governo rever de imediato o referido Plano possibilitando que empresas locais possam ser apoiadas financeiramente pelo Governo para poderem contratar os jovens licenciados que estejam desempregados mas que pretendam trabalhar em Macau e poderem continuar a estar juntos dos seus principais membros da família tais como os pais, irmãos, esposas e filhos menores?
2. De que forma vai o Governo ajudar os trabalhadores residentes em Macau que estejam desempregados ou que estejam a trabalhar em regime de “part time” porque as pequenas e médias empresas não conseguem contrata-los e pagar salários similares das empresas da indústria do Jogo? Quais as razões do Governo não apoiar as pequenas e médias empresas na contratação de trabalhadores locais que estejam desempregados e portadores de elevadas habilitações escolares?

DSEJ recua no cantonense. Vergonha?

Que grandes Serviços de Educação e Juventude!!! Anunciam um curso de cantonense (para estrangeiros) e depois, por falta de candidatos (havia 13), cancelam o curso. Mas, não é cantonense a língua falada em Macau? Porquê cancelar por falta de alunos se a DSEJ é um departamento do Governo que tem obrigação de divulgar a língua?

Por favor, divulguem isto… façam forward do email que recebem para que todos consigam saber o que se passa e, para os que estão interessados no curso, contactem:
Centro de Difusão de Línguas
Direcção de Serviços de Educação e Juventude

Pelo telefone: 84905305
Ou email: CDL@dsej.gov.mo

Pode ser que ainda consigamos inverter a situação e o responsável chegue à conclusão que, pelo menos 13, são suficientes para começar as aulas. E de que, mesmo que só fossem 4 ou 5, também se justificava levar por diante o curso porque, afinal, trata-se da língua mais falada em Macau.
Quando nos insurgimos pela defesa do Português também nos devemos lembrar do Cantonense.
Peço-vos, divulguem, por favor.

Quase um milhar


Ao ritmo que se tem registado nos últimos dias, será ainda esta semana que vamos ultrapassar a barreira psicológica dos mil casos positivos de H1N1 em Macau!
Do dia 30 até à tarde do dia 31 de Agosto, os Serviços de Saúde registaram 53 novos casos de gripe A (H1N1), sendo 28 do sexo feminino e 25 do sexo masculino, com idades variando entre os 9 meses e os 50 anos”.
Isto quer dizer, segundo os SS, que temos um “risco de transmissão moderado. Até ao presente momento, registaram-se cumulativamente 953 casos de Gripe A (H1N1)”.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O BNU continua a brincar!

O BNU Macau voltou à carga para justificar o injustificável! Telefonaram, como prometeram, para dizer que o Windows, versão inglesa, já estava na empresa que fornece os computadores, para ir eu levantar o meu, se ainda estivesse interessado.
As mesmas condições! Levanto uma versão chinesa, trago para casa, formato o disco e instalo a versão inglesa!
Serei eu, para o BNU, um especialista informático? Até poderei ser, e o BNU nada tem a ver com isso. Porque, quando o faço, faço-o de consciência e a saber que perco todas as garantias de marca! Se bem que o BNU diga que não.
Esta “birra” prende-se não comigo, que nem preciso do dito computador, mas com os milhares de clientes, não chineses, que o banco português tem e que estão a ser, completamente, desrespeitados e ninguém, dentro da instituição, liga nenhuma!!!
Que pouca vergonha!
Será que fosse pedir muito que houvesse versão chinesa e versão inglesa do computador para entrega aos clientes?

Secretário para a Segurança esclarece em português!

O que a seguir publico é a resposta (escrita em PDF file) do Gabinete do Secretário para a Segurança a uma interpelação do deputado Pereira Coutinho, do ano passado. Refere-se ao caso de dois agentes da PSP feridos em serviço, num acidente de viação, e que, alegadamente, não estão a receber o devido apoio da instituição.
Além de todas as questões que isto pode levantar, o que mais me impressionou foi a qualidade do português! Parece traduzido pelo Google Translator!!!
Há muito que nos habituamos a ver em Macau o português maltratado. Eu próprio o mau trato assiduamente aqui.! Mas, escrever desta forma, especialmente quando se trata de uma resposta oficial para um deputado da Assembleia Legislativa?
Mais vale escrever em chinês... ou em inglês... ou mesmo em francês!!!

Para mais pormenores tentem ler as imagens que publico… São dignas de uma leitura pormenorizada!!!





Até parece que não há pessoas capazes de escrever um português que se entenda no Gabinete do Secretário para a Segurança ou na PSP…
Felizmente há muitos...

Em Macau os casos aumentam mas não se registam mortes

Rectificação do post anterior.
Por erro de informação escreveu-se que se tinha regista a primeira morte por gripe A H1N1 em Macau. O que se revelou completamente errado.
Pelo facto, aqui esclarecemos o mal entendido. A informação referia-se a uma morte sim, mas em Hong Kong. Uma paciente que se encontrava em estado crítico e acabou por falecer este fim-de-semana.
Em Macau, apesar de estarem os casos a aumentar diariamente, continuamos sem registar nenhuma morte.

Rectificação... Em Macau não há mortes


Rectificação do post anterior... a morte que se referia era em Hong Kong.
A paciente de Macau continua a recuperar, apesar de ainda se encontrar nos Cuidados Intensivos.
No sábado e no domingo em Macau as autoridades diziam “(...) uma doente está em estado grave, apresentando ainda os sintomas de febre e insuficiência respiratória, mas sem agravamento da situação clínica, de acordo com a observação dos sinais vitais". – no sábado; no domingo diziam que “apenas uma doente está em estado grave, apresentando ainda os sintomas de febre e insuficiência respiratória, mas sem agravamento da situação clínica, de acordo com a observação dos sinais vitais.” Entretanto, durante o fim-de-semana foram detectados mais 90 casos positivos. 50 no sábado, 40 no domingo. O total aproxima-se rapidamente do milhar! Estamos com 874 pessoas infectadas.

De acordo com dados confirmados oficialmente, ao contrario do que se dizia num post anterior, a paciente de Macau continua a responder ao tratamento.

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...