Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

BNU discrimina clientes portugueses

OS últimos dias têm sido passados a tentar inverter uma situação que considerava injusta, relativa a uma promoção do Banco Nacional Ultramarino. Algo que, depois de muitas desculpas, algumas esfarrapadas, e telefonemas com vários responsáveis da instituição, acabou como deveria ter começado!
Felizmente tudo acabou resolvido da melhor forma e, caso o assunto tivesse sido conduzido de outra forma desde o início, nem seria necessário escrever acerca dele. No entanto, – e porque o BNU é um banco do Governo português, – sinto-me na obrigação de não deixar passar o incidente em claro.
«O cartão oferece-lhe um leque incomparável de benefícios» é o nome de uma campanha do BNU para os portadores do cartão de crédito «American Express», que oferece a possibilidade de adquirir o computador S10-2 a 75% do preço original.
O processo começa com a recepção de uma carta, que funciona como recibo para levantar o computador numa empresa localizada no NAPE. Carta redigida em português.
Dois dias após ter recebido a carta no correio, dirigi-me à empresa para levantar o computador. O que fora feito sem muitas perguntas depois de mostrar o cartão e a carta.
Até aqui nada de novo nem de estranho, visto que na caixa nada indica o idioma do aparelho. Mas, quando comecei por ver a documentação incluída deparei com uma cópia original do Sistema Operativo «Windows XP Home Edition», em versão chinesa apenas. Ao ligar o computador, deparei com o que já começava a suspeitar: estava instalada uma versão chinesa. Interrompi o processo de iniciação do computador, liguei para a empresa e combinei uma hora para ser atendido, sem nada dizer sobre o assunto que me levaria de volta tão rapidamente.
Tendo chegado ao escritório expliquei que se tratava de uma versão chinesa, ao que me foi sugerido que eu poderia instalar, por minha conta, risco e custas, uma versão inglesa! Sem me explicarem que, ao fazê-lo, estaria a perder todos os direitos de garantia de marca que todos os produtos novos oferecem. A par desta sugestão, peremptoriamente afirmaram que não havia versões inglesas (nem imaginar portuguesas, claro está!) para serem entregues nesta promoção.
Mostrei-me indignado e sugeriram-me que telefonasse para o banco.
Do banco apenas me informaram que nada tinha sido cobrado na minha conta ainda, nem nada iria ser cobrado, se eu cancelasse a transacção. Quanto ao facto de só estarem a entregar versões chinesas, nada disseram e fizeram-se despercebidos, remetendo para um posterior telefonema as possíveis explicações para o meu caso.

Afinal é a imagem do nosso país

O que mais me indigna neste caso é o seguinte: o BNU é um banco português (do Governo de Portugal), onde a língua portuguesa e os clientes que falam português (e que têm como segunda língua a inglesa) deviam ter representatividade e importância. Se fazem uma promoção para os clientes (mesmo que não assumam nenhuma responsabilidade pelos produtos oferecidos, como esclarecem na página dois da carta enviada), devem fazê-la para todos e não apenas para os que falam chinês. Se, por acaso, o alvo são só os clientes chineses, porque não fazem a publicidade em chinês? Ou não enviam as cartas apenas para os que têm nome chinês? Facilmente se resguardavam de mal-entendidos.
Mais tarde, no seguimento da reclamação formal que fiz por correio electrónico junto do banco, telefonaram-me, com a seguinte oferta: Poderia ir levantar o computador em chinês e o banco fornecia-me uma versão do «Windows» em inglês. Perguntei quem seria responsável pela mudança de Sistema Operativo, ao que me responderam, como se fosse a coisa mais natural do mundo, que seria eu!
Perguntei como seria da garantia porque, ao mudar o Sistema Operativo, estaria a quebrar a mesma, ao que me disseram que a Lenovo faria a reparação, se avariasse, e instalaria o sistema original (chinês), podendo eu, mais uma vez, fazer a instalação da cópia inglesa que o BNU me daria! A isto disse: não, obrigado! E desliguei o telefone.
Horas depois, e após terem sido informados que esta história seria publicada na imprensa local, telefonaram-me dizendo que a situação estaria a ser revista com a Lenovo e que, no início de Setembro, a pedido do cliente, seriam disponibilizadas versões em inglês. No entanto, no início de Setembro a novidade era apenas que a versão inglesa passava a ser fornecida pela Lenovo, mas em disco compacto e que a instalação continuava a cargo do cliente, pois a Lenovo, à semelhança do que já havia feito com outro banco (o DBS, segundo informou, em comparação o BNU) não disponibilizava versões inglesas para esta promoção. Contactada a Lenovo em Hong Kong, a história não era verdade, visto terem informado que havia computadores do modelo referido em diversas línguas.
Depois de todos estes caricatos episódios, a situação culminou com uma troca de telefonemas, de cariz pessoal, com alguém do topo da hierarquia do BNU, garantindo que o erro era assumido e que seria corrigido o quanto antes. E, quanto ao meu interesse pela promoção, caso ainda se mantivesse, seria satisfeito logo que estivessem disponíveis os computadores com versão inglesa instalada de origem. O que acabou por suceder dias depois. Agora, para quem queira a versão inglesa, basta para tal informar a empresa que os fornece antecipadamente, para que os possam encomendar de Hong Kong.
Só me resta dizer que, afinal, teria sido tão simples. Se no início tivessem pensado que havia clientes que não sabem chinês, nada disto teria acontecido. E, caso a empresa parceira não se disponibilizasse para oferecer versões em inglês (para um igual tratamento de todos os clientes), simplesmente deveriam recusar a campanha e escolher outro parceiro.
Se a campanha fosse do Banco da China ainda poderia perceber, mas – e desculpem-me o nacionalismo, – vinda de um Banco do Governo do meu país, considero-a simplesmente inadmissível e profundamente insultuosa para todos nós.
Pessoalmente, desagrada-me que instituições portuguesas, que deveriam ser o baluarte da defesa dos interesses do nosso país, não nos levem em consideração e nos desrespeitem abertamente.
Que me desculpem os amigos que trabalham em tão digníssima instituição portuguesa, mas esta história, mesmo que já tenha sido rectificada, não poderia passar sem ser publicada para que todos saibam o que se passou.

1581 casos de H1N1


No dia 9 de Setembro de 2009 (9.9.9) foram detectados 83 casos de gripe A H1N1 em Macau. “Do dia 8 até à tarde do dia 9 de Setembro, os Serviços de Saúde registaram 83 novos casos confirmados da gripe A (H1N1), sendo 46 do sexo feminino e 37 do sexo masculino, com idades variando entre 9 meses e 84 anos. Entre esses novos casos, registaram-se casos de infecção colectiva da Gripe A (H1N1) na Turma B do 1º ano da Escola Secundária Pui Cheng, na Turma A do 3º ano da Escola Xin Hua, e na Turma B do 6º ano do Colégio Dom Bosco (Yuet Wa) . Actualmente, as aulas destas turmas encontram-se suspensas. Os Serviços de Saúde estão a acompanhar de perto a situação de ocorrência da gripe A (H1N1) em estabelecimentos escolares.
No dia 10, os Serviços de Saúde anunciavam mais 63 casos. “Do dia 9 até à tarde do dia 10 de Setembro, os Serviços de Saúde registaram 63 novos casos de gripe A (H1N1), sendo 30 do sexo masculino e 33 do sexo feminino, com idades variando entre os 18 meses e os 54 anos. Entre esses novos casos, registaram-se infecções colectivas da Gripe A H1N1 na turma D da Creche Infantário Santa Rosa de Lima e na turma A da 3ª. classe da secção primária da Escola para Filhos e Irmãos dos Operários. Actualmente, as aulas dessas turmas encontram-se suspensas. Os Serviços de Saúde estão a acompanhar de perto a situação de ocorrência da gripe A H1N1 em estabelecimentos escolares, lares e outras entidades.

O que totaliza 1581 casos de Gripe A!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

85 novos casos


Ontem, segunda-feira dia 7 de Setembro, foram detectados mais 85 casos de gripe A em Macau. Os SS continuam a catalogar como de Risco Moderado de contaminação, apesar do número de casos aumentar diariamente. O mesmo risco moderado que se registava quando eram detectados 1 e 2 dezenas de casos diários.
Do dia 6 até à tarde do dia 7 de Setembro, os Serviços de Saúde registaram 85 novos casos confirmados da gripe A (H1N1), sendo 44 do sexo feminino e 41 do sexo masculino, com idades variando entre 9 meses e 53 anos. Desses novos casos, na Turma B do 4º ano da secção primária da Escola Kao Ip, na Turma E do 3.° ano da secção do secundário da Escola Pui Wa, na Turma D do 2º ano e Turma C do 5º ano da secção primária da Escola para Filhos e Irmão dos Operários e na Turma C do 4º. ano da secção do secundário da ramo chinês do Colégio de Santa Rosa de Lima foram verificados casos de infecção colectiva da gripe A H1N1. Para além disso, nas Turmas 6A e 5B da secção primária da Escola Pui Ching, na Turma P2A da secção primária da Escola Choi Kou (na Areia Preta) e na Turma 6ª da Escola da Associação Geral das Mulheres, foram verificados casos colectivos de manifestação de sintomas da gripe. Actualmente, as aulas destas turmas encontram-se suspensas, estando os Serviços de Saúde a acompanhar de perto a situação de ocorrência da gripe A (H1N1) nessas escolas."

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

1267 casos de gripe A


De sexta-feira a domingo, de acordo com os dados disponíveis, foram detectados em Macau 189 casos positivos de H1N1, aumentado para 1267 os casos totais de Gripe A (H1N1).
No Domingo anunciavam-se 78 casos de Gripe A H1N1 em Macau.“Do dia 5 até à tarde do dia 6 de Setembro, os Serviços de Saúde registaram 78 novos casos confirmados da gripe A (H1N1), sendo 44 do sexo feminino e 34 do sexo masculino, com idades variando entre 7 meses e 58 anos. Desses novos casos, 3 são dos alunos da Turma E do 2.° ano do ensino secundário-geral da Segunda Escola do Colégio Diocesano de São José, 3 da Turma B do 3.° ano do ensino secundário-geral da Terceira Escola e 3 da Turma E do 3.° ano do ensino-secundário da Sexta Escola da mesma escola; 4 dos alunos da Turma S1C e 4 da Turma S2C da Escola de Aplicação Anexa à Universidade de Macau; e 3 dos alunos e 1 da professor da Turma K1C da Escola Choi Nong Chi Tai, encontrando-se actualmente as aluas destas turmas suspensas, estando os Serviços de Saúde a acompanhar de perto a situação de ocorrência da gripe A (H1N1) nessas escolas. Na Turma “Son” do 3.° ano do ensino secundário-geral da Escola Secundária Pui Ching, cujas aulas foram suspensas no dia 5, foi detectado mais 1 novo caso confirmado, registando-se em total 5 casos confirmados nessa turma. Entre os novos casos, há ainda 35 casos de alunos da educação infantil, do ensino primário e do ensino secundário de diversas escolas de Macau.
No Sábado anunciavam-se mais seis dezenas de pessoas confirmadas com H1N1 na RAEM. “Do dia 4 até à tarde do dia 5 de Setembro, os Serviços de Saúde registaram 60 novos casos da Gripe A (H1N1), sendo 24 do sexo masculino e 36 do sexo feminino, com idades variando entre os 2 anos e os 66 anos. Dos novos casos confirmados, 4 são de alunos da Turma “Son” do 3.° Ano do Ensino Secundário-Geral da Escola Secundária Pui Ching, encontrando-se actualmente as aulas desta Turma suspensas. Para além disso, 4 são dos membros da Selecção da Escola de Artes Marciais Chinesas subordinada à Associação de Artes Marciais Chinesas de Macau, encontrando-se actualmente o treino desta Selecção suspenso. Os Serviços de Saúde encontram-se a acompanhar o estado de saúde dos doentes e dos seus contactos próximos.
Na sexta-feira eram mais 51 os novos casos de gripe A em Macau. “Entre 3 e 4 de Setembro da parte da tarde, os Serviços de Saúde registaram 51 novos casos confirmados da gripe A (H1N1), sendo 18 do sexo feminino e 33 do sexo masculino, com idades variando entre o 1 e os 59 anos de idade. No dia 4, mais um aluno foi diagnosticado definitivamente no 4.o acampamento do Programa “Águia em Voo” das Actividades de Férias 2009, verificando-se um total de 5 casos confirmados, incluindo os outros casos confirmados anteriormente neste acampamento. Registou-se mais um caso confirmado no Centro de Santa Lúcia de Coloane, verificando-se um total de 7 casos confirmados no mesmo centro. Os Serviços de Saúde estão a acompanhar o estado de saúde dos doentes em causa e dos indivíduos com contacto próximo.

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...