A NOSSA cidade, aos olhos de quem nos visita, é um local aprazível e limpo. Pelo menos é o que ouço mais frequentemente da boca de amigos que me visitam e ficam impressionados pelo grau de limpeza que a cidade apresenta.O facto de lhes mostrar uma urbe que consideram limpa deixa-me inquietado porque, apesar de considerar haver outros aspectos de Macau que merecem ser alvo de melhorias, o da limpeza ocupa um lugar de destaque.
A cidade não é suja, se a compararmos com o interior da China, mas, mesmo assim, tem muito onde melhorar. Se a compararmos, por exemplo, com qualquer cidade da Suíça, ou, aqui mais perto, com Singapura… Um dos aspectos que critico seriamente é o facto da Companhia de Sistemas de Resíduos (CSR), responsável pela limpeza, fazer recolhas de lixo durante o dia, quando em todas as grandes cidades mundiais tal serviço é feito durante a noite, para evitar incomodar os cidadãos e causar mais problemas no já caótico trânsito.
Outro dos aspectos que merece ser aqui referido é o da limpeza, ou falta dela, nos locais turísticos, nomeadamente nos locais mais antigos e que são Património Mundial da Humanidade.
Não é a primeira vez que a CSR é acusada de não fazer o serviço que lhe é pago. As desculpas são as de sempre. Falta de acessos, ruas difíceis e impossíveis de aceder pelas vias normais e falta de cooperação dos cidadãos.
Como sabemos, Macau é geminado com diversas cidades no mundo e três delas são portuguesas: Coimbra, Porto e Lisboa. Geminações que vêm dos tempos da administração portuguesa e que se mantiveram e vão dando alguns frutos.
Eu usaria o exemplo de uma cidade que também tem a sua zona histórica inserida no Património Mundial da UNESCO e que apresenta, a nível de fisionomia das suas ruelas, algumas semelhanças com Macau. Trata-se de Coimbra, nomeadamente a zona Alta e a zona da Universidade. Mas podia também ser o Porto. No entanto, como a fotografia que tenho foi tirada na cidade do Mondego, simplifica-se o assunto.
Quem conhece, sabe que a Alta de Coimbra é feita de um emaranhado de ruas e ruelas, muitas delas onde não conseguem passar duas pessoas a par. Semelhante ao que acontece em travessas e becos da zona histórica de Macau. No entanto, em Coimbra não existe lixo porque decidiram começar a usar sistemas mecânicos para limpeza das ruas. Deixaram de parte os varredores que faziam o trabalho há muitos anos e que pouco ou nada limpavam, para começar a usar uns «aspiradores» de rua que limpam, lavam, desinfectam e são operados por apenas um funcionário.
Quando me deparei com este funcionário da empresa municipal responsável pela limpeza das ruas lembrei-me da utilidade que tal mecanismo teria em Macau. Em vez de andarem pessoas de vassoura, a arrastar uns caixotes atados com uma corda que mais parece artefacto do terceiro mundo, seria preferível ter as mesmas pessoas a operar uns equipamentos desta natureza.
Segundo o que consegui apurar junto deste funcionário, o aparelho lava a quente e frio, desinfecta e aspira, havendo ainda outros que oferecem também a opção de transportar água que pode ser usada para rega de plantas.
Levantei a questão do abastecimento dos tanques, ao que o funcionário esclareceu que os detergentes e químicos usados eram mais do que suficientes para cinco horas de trabalho contínuo. Quanto à água, podiam atestar os tanques em qualquer boca de água disponível na rua. Relativamente à energia para fazer o equipamento funcionar era proveniente de uma bateria que tinha autonomia de 12 horas e levava apenas duas horas para carregar, pelo que me explicou.
Fica apenas a questão para a CSR resolver. Será que alguma vez iremos ter em Macau algo semelhante e, de uma vez por todas, ter a cidade de Macau limpa de verdade?
Seria bom que, pelo menos uma vez, a empresa concessionária se desse ao trabalho de responder às criticas dos cidadãos. Falo por mim, tenho escrito diversas vezes sobre o assunto e nunca nada me foi respondido. E daqui tiro duas conclusões: ou a CSR não lê os jornais portugueses; ou, se os lê, nem sequer se dá ao trabalho de responder às críticas de que é alvo.


Called Sleepbox, the units could be rented for between fifteen minutes and several hours.
The architects envisage them installed at train stations, airports and shopping centres.
Between users the bedding would be automatically changed, with sheets wound from one roller onto another.
Imagine the situation that you are in the modern city, where you are not a local resident, and you have not booked a hotel.
It is not comfortable situation, because in the modern, aggressive cities there are no opportunity to rest and relax. If you want to sleep, while waiting your plane or train, it may cause many security and hygiene problems. We believe that urban infrastructure should be more comfortable for people. For this purpose we have developed a device SLEEPBOX. It provides moments of quiet sleep and rest from the city without wasting time searching for a hotel.
Here are the possible locations for SLEEPBOX:
Estações de comboio
SLEEPBOX is a small mobile space (box) 2mx1.4mx2.3m (h). The main functional element in it is a bed 2×0.6 m, which is equipped with automatic system of change of bed linen. Bed is soft, flexible strip of foamed polymer with the surface of the pulp tissue. Tape is rewound from one shaft to another, changing the bed. If a client wants to sleep in maximum comfort, he can take the normal set of bed linen for an extra fee.
A Sleepbox é uma pequena caixa móvel de 2metros por 1.4 metros e de 3 metros de altura. Com uma cama multifuncional de 2x0.6 metros equipada com um sistema automático de mudança de lençóis. Macia, feita de tiras flexíveis de um material esponjoso. Os lençóis são mudados por um sistema de fitas, que rodam dando lugar à secção limpa, como nos sistemas de toalhas das casas de banho. Se o cliente quiser um toque de conforto extra e preferir lençóis tradicionais, pode fazê-lo, pagando uma taxa extra.
After the clients exit, automatic change of bed linen starts and quartz lamps turns on. Payment can be made on a shared terminal, which provides the client with an electronic key. It is possible to buy from 15 minutes to several hours.
Area: 3.75 m2