Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Principado do Ilhéu da Pontinha

Este mundo anda cada vez mais doido e existem ainda jornais que lhes dão “tempo de antena”.
Ilhéu da Madeira, que alguém proclama ser sua propriedade, quer ser independente! O príncipe Renato Barros (!) quer ver o Principado do Ilhéu da Pontinha como território independente. A história tem feito correr litros de tinta em todo o mundo e tem tido ampla cobertura mediática!



No DN







Numa página sobre nobreza (!)
http://www.nobility.co.uk/index.php?dispatch=products.view&product_id=37

terça-feira, 14 de setembro de 2010

JCR precisa da ajuda de todos

Este mundo é feito de injustiças e todos nós cometemos erros que, mesmo que não nos arrependamos deles, devem ser metidos de lado quando uma pessoa precisa de ajuda. O sofrimento de um ser humano é algo que deve unir todas as pessoas com o intuito de tentar minora-lo e, se possível, mesmo extingui-lo.
Há um português em Macau, por muitos conhecido pessoalmente e por muitos mais conhecido apenas por nome, que precisa da ajuda de todos nós.
O apelo foi lançado por um padre e chegou-me via correio electrónico. Não se mendiga, apenas se pede que se adquira parte da sua obra, pois assim poderá fazer face às despesas mais imediatas.
Aqui fica o apelo, tal qual foi redigido na mensagem electrónica, com endereços de correio electrónico para o contacto.
_______________________________
From: Domingos Soares [mailto:dominsoares@hotmail.com]
Sent: Monday, September 13, 2010 11:50 AM
Subject: Solidariedade
Caros amigos,
Talvez, conhecam o jornalista e historiador Jose de Carvalho e Rego. Ele agora encontra-se paralisado e com dificuldades financeiras, precisando da nossa ajuda.
Disse-me ele numa carta:
"A doenca e a imobilidade criaram-me imensos problemas quer do lado fisico, quer do lado economico - pois todos os cinco dias tenho de adquirir material higienico para limpeza das minhas feridas, etc. eu nao quero pedir dinheiro, nem que seja dado ou emprestado, porque tao cedo nao pderei pagar. Preciso de auxilio do senhor Padre Domingos - para isso propunha entregar 25 livros meus (o preco da capa e' de mop 250,00) para serem vendidos ao preco de mop.100,00 - dai, vendendo tudo ja conseguiria mop.2.500,00, que me ajudava a liquidar este mes contas do condominio, luz e agua".(11/9/2010).

Os livros com o titulo MACAU - FIGURAS DE RELEVO DO PASSADO, 500 paginas, estao agora comigo no Cartorio da Se e, tambem, na Livraria de Sao Paulo, onde as Irmas Paulinas estao fazer o favor de os vender.
E' um acto de amizade, solidariedade e caridade.
Aguardo a sua resposta.
Com amizade,
pe domingos
_______________________________

Que país é este que deixa os seus chegar a este estado.
Quer queiram, quer não, JCR é um dos que mais escreveu sobre Macau e a sua obra fica para a posteridade. Merecia, apesar de tudo, um pouco mais de consideração.

Entretanto, foi já anunciado que o Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, onde Rita Santos é a Secretária-Geral Adjunta do Secretariado Permanente, adquiriu a totalidade dos livros disponíveis.

A pronta acção de Rita Santos e do gabinete que dirige é de louvar. Esperamos que outras entidades sigam o exemplo.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

NYT destaca Centro Champalimaud

É uma pena que tenhamos de saber destas notícias pela imprensa internacional. Nem mesmo o que é feito dentro de fronteiras é do conhecimento do público português.
O maior investimento privado alguma vez feito em Portugal na área da pesquisa médica, e um dos maiores da Europa, vai abrir em Lisboa e ninguém sabe dos pormenores, foi preciso o New York Times publicar um artigo a elogiar o feito.
O artigo no Jornal de Notícias a citar a publicação americana, hoje dia 13, e aqui o artigo original em inglês na edição do NYT da passada Quarta-feira.

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...