Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

sábado, 27 de março de 2010

Macau e Milão são diferentes?

A NOSSA terra parece, aos olhos de quem a olha de fora, que não se preocupa com a herança cultural. Isto foi-me já dito vezes sem conta e pelas mais variadas pessoas. Quero acreditar, sinceramente, que não é verdade. Mas olhando para o que vamos vendo com o passar dos anos, cada vez me convenço mais que os de fora têm mais objectividade do que nós que aqui vivemos. No dia-a-dia parece que vamos atirando areia para os olhos e, pouco a pouco, vamos deixando que o património vá dando lugar à modernidade.
O evoluir dos tempos não é negativo. Pelo contrário, progressos tecnológicos e novas mentalidades criadas com o passar dos anos, são sempre bem-vindos. No entanto, quando isso começa a destruir aquilo que os nossos antepassados nos deixaram, algo estará errado, porque um povo que não respeita o seu passado nunca poderá ter um futuro risonho. A história conta-nos isso muitas vezes, pelo que todos temos a obrigação de fazer com que tal não aconteça.
Em Macau, com o passar dos anos, muito do património foi desaparecendo, sendo poucos os exemplos de locais que foram preservados, em detrimento do desenvolvimento económico. O exemplo mais recente é o dos edifícios militares da zona de Mong Há, que o Governo decidiu demolir, apesar dos protestos de indignação vindos de vários sectores da sociedade, com mais conhecimentos sobre o assunto que os próprios especialistas que decidiram pela sua demolição. Arquitectos, membros de associações de preservação do património e outros especialistas fizeram ouvir as suas vozes, mas de nada serviu.
Outro dos exemplos recentes é o da anunciada demolição do bairro comunitário no Fai Chi Kei, uma obra arquitectónica de estilo único no território, premiada internacionalmente e que os «especialistas» do Governo decidiram que tinha de ir abaixo para dar lugar a um novo empreendimento (de habitação social também). A decisão sobre este caso parece estar tomada e nada leva a crer que possa mudar. Eu diria, decisão «à Macau» e que ninguém se aventura a pretender alterar. Houvesse nesta terra um movimento cívico forte, como acontece em Hong Kong ou em muitos países europeus, e ver-se-ia se a decisão iria para a frente!
Está na calha mais uma dessas decisões. E isto, mesmo apesar do presidente do departamento que trata dos assuntos culturais desta terra ter dito que, por ele, a decisão seria alterada e os edifícios preservados. Afinal, quem manda?
Primeiro, Guilherme Ung Vai Meng veio a público dizer que, como homem da cultura e das artes, não concordava com a demolição das «casas dos funcionários públicos» junto da entrada da Fortaleza do Monte. Depois, deu o dito por não dito e já não se opõe a que tal aconteça, mas na condição de aquele projecto ser incluído no plano geral de revitalização da zona. Acontece que, e como é do conhecimento público, a decisão parece ter vindo a ser forjada desde 2003. Agora, após um grupo de membros da sociedade ter sugerido a construção de um parque de estacionamento na zona, o Governo anunciou a sua demolição. Um anúncio feito, – pelo que é público, – sem ter sido precedido de qualquer estudo. Apenas planeado para dar resposta ao requisito daqueles cidadãos. Quem são eles? Isso ninguém diz, mesmo que a população da zona diga que não quer ali nenhum parque de estacionamento. A resposta, ao que se sabe, deverá ser, contudo, do conhecimento de quem tomou a decisão! Pelo que se vê, este é mais um exemplo evidente onde o que está em causa é a lei do mais forte a levar sempre a melhor. É caso para perguntar: Até quando, em Macau, estará em vigor este tipo de decisões, que ignora a voz e o direito dos mais fracos?
Havia um problema que impedia a concretização do plano, isto é, o facto de o terreno ser privado! Isso foi resolvido em 2008, tendo as negociações com o Montepio sido concluídas com a troca de direitos de construção de um terreno na Rua de São Tiago da Barra (publicado no Boletim Oficial em Novembro de 2008).
Na verdade, aquilo que me preocupa é o facto de estar mais do que anunciada a construção de um parque de estacionamento naquele local! Destruir construções únicas em Macau, em zona histórica, para depois ali instalar um parque de estacionamento que só vai fazer com que mais veículos acedam à zona? Creio, do ponto de vista de cidadão, que isso só revela falta de bom senso.
Em qualquer cidade turística, com as mesmas características de Macau (Milão ou Coimbra, por exemplo) a norma é deixar os carros fora dos centros históricos e «obrigar» os turistas a andar a pé. Em Macau, apesar da sua pequenez e do traçado estreito das suas vias e das dificuldades do trânsito automóvel cada vez mais denso e caótico, tudo parece ser deixado ao capricho dos patrões das agências de viagens que, olhando apenas para os seus interesses, querem levar os turistas «ao colo» até ao interior dos monumentos!
Demolir os prédios para fazer escavações, até posso concordar; agora, depois destas terminadas, pretender ali fazer um estacionamento? Não, obrigado!
Afinal, para que foi feito o parque de estacionamento no Tap Seac (aliás, o maior parque de autocarros em Macau)? Proporcionem aos turistas o andar a pé, pois além de assim fazerem exercício, os autocarros deixarão de poluir o centro urbano e de congestionar o trânsito. E mais: até os comerciantes que têm estabelecimentos nas ruas entre o estacionamento e as zonas históricas agradecerão, ao ver os seus rendimentos aumentar com os turistas que vão passando à porta. Porque não pensar nisto a sério, no interesse da própria cidade e de todos os cidadãos?
Quando vou a qualquer cidade com centro histórico, se o quero visitar, tenho de andar a pé cerca de 30 minutos. Porque é que em Macau tem de ser diferente?

quinta-feira, 25 de março de 2010

Ilha desapareceu

Durante quase 30 anos, a Índia e o Bangladeche argumentaram sobre o controle de uma minúscula ilha na Baía de Bengala. Agora a subida do nível das águas terá resolvido o litígio. New Moore Island foi totalmente submersa, confirmou Sugata Hazra oceanógrafo, professor da Universidade Jadavpur, em Calcutá. O desaparecimento foi confirmado por imagens de satélite e patrulhas marítimas.
"O que os dois países não conseguiram resolver com anos de conversações, foi resolvido pelo aquecimento global", enfatizou Sugata Hazra. Cientistas da Escola de Estudos Oceanográficos da Universidade têm notado um aumento alarmante do ritmo de subida do nível do mar ao longo da última década na Baía de Bengala. Até 2000, o nível do mar subiu cerca de 3 milímetros por ano, mas durante a última década têm vindo a aumentar cerca de 5 milímetros anualmente, afirmou o especialista.
Outra ilha próxima, Lohachara, ficou submersa em 1996, obrigando seus habitantes a deslocar-se para o continente, enquanto quase metade da superfície da ilha de Ghoramara está também já debaixo de água. Pelo menos dez outras ilhas da região estão em risco. O Bangladeche, com 150 milhões de habitantes, é um dos países mais afectados pelo aquecimento global. As autoridades estimam que 18 por cento da área costeira do país será engolida pelas águas e 20 milhões de pessoas serão deslocadas, se o nível do mar subir 1 metro até 2050, como previsto por alguns modelos climáticos.
A Índia e o Bangladeche reclamam a soberania de New Moore Island, uma ilha com cerca de 3,5 km de comprimento e 3 km de largura. As autoridades do Bangladeste chama-lhe South Talpatti Island. Não existia nenhuma estrutura permanente na ilha, mas, em 1981 a Índia enviou alguns soldados para o local, tendo içado a bandeira nacional.
Leiam toda a notícia no YahooNews

terça-feira, 23 de março de 2010

China try to rule where it has no power!


I don't understand China... they are the first one's saying that NO one have the right to interfere in the internal affairs of the country (or any country or company)... why they try to change Google's policy?
Google's example is a good one to show China that, after all, they can't do whatever they want. Google cannot work in China without censoring the content but... if in Taiwan or Hong Kong, China have to shut their mouth... :)


Novas receitas... comentem e experimentem...

A Cozinha da NaE tem mais umas receitas de deixar agua na boca… A mais recente, de uma sopa de coco com massa, à moda do Norte, é de morrer por mais… Não será das mais fáceis, nem terá os condimentos mais fáceis de encontrar no estrangeiro, mas vale a pena tentar mesmo que tenham de fazer algumas adaptações. O essencial é mesmo o sabor do coco da sopa e isso resolve-se com leite de coco em lata que se encontra em qualquer supermercado.Outra receita, essa fácil de fazer e que deixará muita gente espantada com a semelhança com um prato caseiro português, é a “Sopa da Mãe”. Experimentem e vejam como diferentes temperos e especiarias acabam por dar o mesmo sabor a que estão acostumados a milhares de quilómetros de distância!

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...