Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Jantarada para todos...Hoje em Mafra...

!!!A NÃO ESQUECER!!!
Realiza-se hoje o fausto jantar que anunciei no dia 19 de Março.
No post Jantarada para todos que agora aqui transcrevo.

“Reparem no email que me chegou…
A ser verdade, gostaria de saber quem irá pagar tamanha conta. Os contribuintes em Portugal ou as verbas idas de Macau para a FJA ou FO?
Ou será que terão de “Going Dutch!")

Caros amigos:
Os Ex-Governadores de Macau vão estar presentes num almoço para o qual convidam todos os ex-residentes em Macau, ou que trabalharam em Macau ou que nasceram em Macau, a realizar no próximo dia 27 de Junho de 2009, a propósito dos 10 anos que passaram sobre a Transição da Soberania para a RPC.
Para pormenores da organização, muito agradecíamos que tivessem a gentileza de enviar os vossos contactos contactos (residência, telefone e correio electónico), no caso de agendarem positivamente o evento na data acima indicada, para os emails rss@jorgealvares.com ou mailto:oufundacao@jorgealvares.com ou fmacau@netcabo.pt ou ainda para o endereço do remetente.
Com amizade
Manuel Gameiro
(TLM 91 724 11 10)

A ser verdade… até teria a sua nobreza. Afinal Portugal lembrar-se-ia de Macau!”

Vejam o link.

IPOR em chinês

O novo director do Instituto Português do Oriente, Rui Rocha, deu ontem uma entrevista a José Costa Santos da Lusa em Macau, onde afirmou que a instituição, que agora está vocacionada para o ensino e “divulgação da língua portuguesa apenas em Macau” (sic!!!) espera que consigam chegar aos 1500 alunos…
Eu deixaria um conselho a Rui Rocha, a começar pela disponibilização de informação em português e inglês para quem visita a sede do IPOR. É que da última vez que lá me dirigi para obter informações foi-me dito que não tinham disponível nenhuma informação impressa em português ou inglês, só havia em chinês! O jornalista de Portugal que me acompanhava ficou, admirem-se, deveras impressionado. Uma instituição dedicada à divulgação da língua portuguesa no estrangeiro não ter, primeiro, informação na língua que ensina, segundo, não ter informação na língua internacional, é um excelente indicador da qualidade oferecida e da forma como desenvolvem o seu trabalho.
Pena que em Macau as opções para se aprender português se limitem ao IPOR e mais uma ou duas outras instituições. Por isso está a língua portuguesa em Macau na situação que todos conhecemos...
Leiam a peça completa da Lusa
E, se estiverem interessados em saber mais acerca de Rui Rocha e a língua portuguesa, leiam esta “pérola” publicada em 2002 pela BBC

H1N1, actualização oficial

Jackson morreu esta noite

Michael Jackson morreu. A “estrela criança do pop” ficou conhecido como o Rei da Pop e a maior celebridade mundial, posto que só perdeu depois de uma série de episódios menos claros e escândalos que afectaram a sua imagem. Tinha 50 anos e morreu no UCLA Medical Center em Los Angeles. A sua morte foi confirmada por um elemento da polícia de Los Angeles, sendo agora anunciada uma investigação para apurar as exactas causas do incidente.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

H1N1 actualizado, 24 de Junho

O GCS publicava ontem mais uma nota de imprensa com a actualização dos dados relativos à situação da gripe A H1N1 no território.
No dia 24 do corrente mês, ocorreram mais quatro novos casos importados e confirmados da Gripe A (H1N1), sendo dois deles residentes locais, um do sexo feminino e o outro um rapaz indiano.” (24 de Junho de 2009)

SEQUÊNCIA ÚNICA

ÁS QUATRO HORAS
CINCO MINUTOS
E
SEIS SEGUNDOS
DO DIA 7
DE AGOSTO
DESTE ANO

O TEMPO E A HORA SERÃO:
04:05:06 07/08/09

ESTA SEQUÊNCIA NUNCA MAIS ACONTECERÁ

ANA prepara-se para deixar ADA?

Estará a ANA-Aeroportos de Portugal a preparar também a saída de Macau a par da TAP? Ao que parece pelos sinais exteriores tudo indica isso. O próprio nome da empresa deu já lugar à denominação em inglês, como se pode comprovar por esta imagem de um dos veículos de serviço da empresa que gere o Aeroporto Internacional de Macau.
Como se pode ler e ver, aparece a denominação em chinês, inglês e só depois a língua portuguesa.
Podem-se fazer duas ilações, a primeira é que nem as empresas portuguesas se esforçam para fazer prevalecer a língua oficial portuguesa em Macau, a segunda é que não vale mesmo gastar-mos o nosso latim porque quando quem tem autoridade não se preocupa, de pouco vale insistir-mos...
Depois da manifesta intenção da TAP sair do capital da AirMacau, e depois da Telecom ter deixado a CTM, será agora a vez da ANA deixar a ADA-Administração de Aeroportos, Ltd? Ou será que apenas se estão pouco “lixando” para a língua do país de origem que, por acaso, também é língua oficial em Macau?
Deixa-nos tristes estes exemplos do dia-a-dia quando tais vêm de quem mais obrigação moral tem de defender um direito que tanto custou a garantir...
__________REPARO______________
Pelo que me foi informado, o logótipo da ADA já está com esta sequência desde que a ANA passou a deter apenas 49% do capital da ADA, sendo que a CNAC detém 51%.
O reparo fica feito... O que não invalida o facto de haver uma ordem para as línguas oficiais em Macau, devendo ser usado o chinês e o português e, cumulativamente, o inglês...
__________REPARO______________

TDM transmite Letrado Chapado mas sem legendas!

A Televisão de Macau ontem surpreendeu-nos mais uma vez. A feliz ideia de transmitir as imagens da última récita de patuá, Grupo de Teatro Dóci Papiaçám di Macau
Letrado Chapado (Patrono de Gema), teria sido completamente feliz se tivessem tido a ideia de incluir legendagem!
Quem teve oportunidade de ver a peça ao vivo teve acesso a legendagem em directo em chinês, português e inglês, que se pode ver a tempos na própria transmissão da récita na televisão. No entanto, na preparação das filmagens para transmissão os profissionais da TDM esqueceram-se de incluir as ditas legendagens…
As desculpas podem ser muitas mas acredita-se que, transmitir por transmitir, mais valia não ter feito nada! Ou se faz o trabalho e se apresentam um serviço de qualidade ou não vale a pena apresentar nada. Meios trabalhos não servem para dignificar a já negra imagem da televisão de Macau.
Para a próxima deveriam ter mais zelo naquilo que fazem porque afinal trabalham para todos os residentes de Macau, que pagam os vossos ordenados com os impostos que descontam.

Assim vamos longe... H1N1 para todos...

Prestem atenção nesta sequência de fotos que aqui vou publicar e tentem perceber o que se está a passar… Aconteceu no Aeroporto Internacional de Macau recentemente quando já estava em vigor o nível VI de alerta da Organização Mundial de Saúde...
Os elementos dos Serviços de Saúde chegam ao aeroporto e coordenam com os elementos da Polícia e segurança no local.
Acertam-se os últimos pormenores antes de entrar na zona de chegada.

A ambulância estava sempre com o motor em espera no exterior. Esperou mais de meia-hora sem desligar o motor...

Alguns momentos mais tarde saem da zona restrita de chegadas com o paciente, passando apressadamente por entre quem esperava na zona de chegadas do aeroporto.

Com medidas de precaução destas não admira que dentro em breve tenhamos a gripe em todo o lado em Macau.
As medidas de isolamento aplicadas ao paciente que se vê a sair do aeroporto na última fotografia de nada valeram. Ao fazerem o paciente passar pela zona de chegadas meteram em perigo a vida de todos quantos ali estavam.
Assim vão as medidas de precaução da H1N1 em Macau...

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Universidade vai para a Montanha (oficial)

A RAEM vai arrendar terrenos da Ilha da Montanha para instalar o novo campus da Universida de Macau.
O mais alto órgão legislativo da China deliberou ontem que dava autorização a Macau para arrendar 1,1 quilómetros quadrados de terreno na ilha da Montanha pelo período de 40 anos.
A proposta, submetida na nona sessão do Comité Permanente da 11° Congresso Nacional Popular, servia para ratificar a autorização da passagem da administração desse terreno da ilha da Montanha para a jurisdição de Macau, para que aí seja instalado o campus da Universidade de Macau.
O novo campus estará sob a administração do Governo da RAEM e acessível somente pelo lado de Macau através de uma ligação especial que será construída entre o território e esse terreno na ilha da Montanha.
O acesso ao terreno arrendado não dará para visitar outras partes da ilha da Montanha.

Liu Xiaobo acusado formalmente

Um dos mais mediáticos dissidentes chineses, Liu Xiaobo, foi acusado oficialmente de incitação à subversão, depois de ter sido detido no ano passado por promover uma petição para por termo ao sistema de partido único.
Esta acusação formal é mais um passo rumo ao desfecho do julgamento e um duro golpe nas esperanças das organizações de defesa dos Direitos Humanos, que ainda esperavam que Liu Xiaobo fosse libertado depois de passada a data dos 20 anos dos Incidentes de Tianamen.
A agência Xinhua publicou há pouco uma informação onde se lia que os juízes aprovaram a prisão de Liu ontem em Pequim sob a acusação de “alegadamente incentivar actividades que incentivavam a subversão e o derrube do sistema socialista”
Se for julgado culpado, o dissidente de 53 anos pode passar, no máximo, 15 anos na prisão, segundo o advogado Mo Shaoping que foi impedido de o defender porque também tinha assinado a petição lançada por Liu.
De acordo com a Xinhua Liu “confessou as acusações nas investigações preliminares da polícia”.

Leiam mais no The Star Online

H1N1 pelo GCS

Noticias do Gabinete de Comunicação Social:
Face ao aparecimento do primeiro caso confirmado local em Macau e em conformidade com o programa definido pela Equipa Coordenadora da Pandemia de Gripe, o nível de alerta elevou-se para 6. No dia 23 do corrente mês ocorreram mais três casos confirmados da Gripe A H1N1, o de uma filipina, o de um indonésio e o de um jovem que estuda no Reino Unido.” (23 de Junho de 2009)
A Equipa Coordenadora da Pandemia de Gripe face ao sistema de previsão e de alerta de emergência (Despacho do Chefe do Executivo nº78/2009) e de acordo com a evolução epidémica da Gripe A H1N1, elaborou o Mapa de classificação sobre “Nível VI da pandemia em Macau – epidemia local” considerando quatro diferentes níveis: “Especialmente Grave (cor vermelha)”, “Muito Grave (cor laranja)”, “Grave (cor amarela) e “Moderado (cor azul)”.” (23 de Junho de 2009)

terça-feira, 23 de junho de 2009

Desmistificar a gripe A

O grupo médico Hope (HOPE International Macau) organiza hoje, pelas 7.30 da tarde, no primeiro andar do Edifício Fu Wah, 24-26 da Avenida Sidónio Pais, nas instalações da clínica, um seminário sobre a gripe A H1N1.
O seminário, denominado em inglês “Swine Flu – The Facts”, será seguido de um período de perguntas e respostas entre os oradores e o presentes.
Para contacto use o telefone 2858 9000.

Primeiro caso local de H1N1, nível 6 de alerta

Os Serviços de Saúde de Macau acabaram de anunciar que se registou o primeiro caso de contágio local de gripe A H1N1. Trata-se de uma cidadã filipina que vive com a funcionária do Aeroporto Internacional de Macau que tinha sido diagnosticada recentemente com a gripe.
Já ontem os Serviços de Saúde tinham anunciado os casos da funcionária filipina do aeroporto e de uma estudante local que se tinha deslocado à Tailândia. Entretanto, estavam a contactar as pessoas que tinham mantido contacto com estas pessoas, tendo sido descoberto este novo caso, agora de contaminação local.
Em consequência deste caso o nível de alerta da Organização Mundial de Saúde foi alterado para o nível máximo, o nível 6.
Aguardam-se agora mais pormenores.
Assim que disponíveis serão aqui publicados.

Kodachrome acabou!

A Kodak retirou do mercado o negativo Kodachrome. A razão por detrás desta decisão está o declínio nas vendas devido à cada vez maior popularidade do formato digital. O formato de filme kodachrome, imortalizado numa canção de Paul Simon, foi lançado no mercado há 74 anos. Tendo vivido os anos de glória nas décadas de 50 e 60. De acordo com dados da empresa Eastman Kodak Co. os filmes kodachrome representam menos de 1% do volume de vendas de filmes para fotografia e é produzido numa só fábrica.
A decisão foi tomada com base nestes dados e no facto do fabrico do kodachrome necessitar de materiais cada vez mais raros para a sua produção.
Mais no YahooNews.

São já cinco os casos

"No dia 22 do corrente mês, ocorreram mais dois casos importados da Gripe A (H1N1), o de uma filipina e o de uma finalista universitária."
São já cinco os casos confirmados… e, se os Serviços de Saúde continuarem a actuar da forma como actuaram no aeroporto na noite de domingo, certamente teremos muitos mais em breve. Ao entrarem pelo aeroporto, pela zona de chegadas, e retirar o paciente suspeito pela mesma zona, será meio caminho andando para que o vírus se propague livremente.

O despacho do GCS sobre os dois novos casos.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Um cheirinho do meu artigo

Na próxima sexta-feira n’O Clarim podem ler um artigo sobre o assunto do momento. A Gripe A chegou, finalmente, a este artigo. O que me levou a escrever foi algo que vi no aeroporto internacional e a paranóia que se vive em Macau… “(…) Entraram na zona onde as pessoas esperam por quem chega e dirigiram-se à zona de desembarque, saindo pouco depois com um indivíduo com bata descartável e máscara. Passaram pelo mesmo caminho que tinham tomado para entrar, ou seja, pelo meio de todos quantos se encontravam na zona de chegadas! No caso do indivíduo estar infectado é certo que todas as pessoas no terminal de chegadas correm o risco de estar infectadas!
Com toda a promoção e alguma paranóia que se vê em muitos serviços públicos não se entende que os principais responsáveis pelo controle da epidemia actuem desta forma!
Aqui ao lado em Hong Kong, onde já existem casos confirmados há vários dias, o nível seis está em vigor há mais tempo. Mas, por incrível que pareça, as pessoas não parecem muito preocupadas. Apesar de na comunicação social “pintarem” a situação como de caos total e fazerem parecer que as pessoas andam todas paranóicas com a situação, a realidade é que na antiga colónia britânica os habitantes parecem bem mais descontraídos do que em Macau quando se fala da gripe A! (…)
"

Gripe A H1N1

Notícias do Gabinete de Comunicação Social relativas à epidemia da gripe A em Macau desde sexta-feira.
A fase de alerta sobre a pandemia da Organização Mundial da Saúde elevou-se para 6, sendo de nível moderado a sua gravidade. Em Macau ocorreu o primeiro caso importado da gripe A (H1N1), mas ainda não existe qualquer caso local, motivo pelo qual o alerta se mantém na fase V.” (dia 20 de Junho de 2009)

Os Serviços de Saúde (SS) estão a investigar o caso de um indivíduo local, suspeito de ter sido infectado pela gripe A (H1N1). Uma mulher de 27 anos de idade, residente de Macau, tinha-se deslocado várias vezes ao exterior entre 6 a 17 de Junho” (dia 21 de Junho de 2009)

Os Serviços de Saúde (SS) anunciaram esta tarde o aumento de dois casos importados no território, sendo estes, uma hospedeira e um indivíduo de meia idade.” (dia 21 de Junho de 2009)

A Organização Mundial de Saúde subiu a fase de alerta da pandemia de gripe para VI, sendo, contudo, o seu grau de gravidade moderado. Verificaram-se em Macau três casos importados de infecção pelo vírus da gripe A (H1N1), contudo, o nível de alerta mantém-se em nível V, por não haver ocorrência de surto epidémico na comunidade.” (dia 21 de Junho de 2009)

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...