Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

As piores companhias aéreas

Ora aqui está um estudo com essência.
Vindo das Américas, deveria ser aplicado e obrigatória a sua realização a nível mundial ou, no mínimo, em Macau!
Avaliação das companhias aéreas no que diz respeito à cortesia dos funcionários.
Ao preço dos bilhetes de avião, as hospedeiras e hospedeiros deveriam ser obrigados a ser bem mais simpáticos e a tratar melhor os passageiros…
Os resultados são americanos… Imagino se fazem um estudo destes em Macau ou na China!!!
Existe um rating (Airline Quality Rating - AQR) que classifica as mesmas.
A que ganhou o galardão mais elevado, com a pontuação mais negative, foi a US Airways que em 2009 teve um AQR de -1.19. Apesar de, de acordo com as autoridades aeronáuticas americanas terem melhorado 5% no grau de satisfação do cliente, é considerada como uma das três piores no tocante à cortesia dos funcionários (!) e pior comida a bordo. Imagino se não tivessem melhorado 5%!!!
Depois são seguidos pela American Airlines com um AQR de -1.25, ganhando esta empresa o galardão da que perde mais bagagem! Depois segue-se a Alaska Airlines com um score AQR de -1.39.

Vejam o artigo original em Inglês

Vamos ver se Macau decide fazer o mesmo rating!!!

tipicamente portugues

Published with Blogger-droid v1.6.3

Festas com dinheiros públicos

SERÁ que nunca ninguém se interrogou sobre o que fazem as associações de Macau com o dinheiro que o Governo lhes dá todos os anos?
Tenho de confessar que me faz grande confusão que associações sem fins lucrativos organizem jantares e galas para angariação de fundos, quando recebem do Executivo subsídios anualmente. Tais jantares custam, a quem neles participa, centenas de patacas, chegando algumas vezes a atingir um milhar por cabeça.
Penso que as verbas do Governo são, por vezes, distribuídas de forma pouco correcta e que algumas associações acabem por receber menos do que aquilo que precisam, mas, assim sendo, qual a necessidade de organizarem jantares? Porque não pedem mais subsídios à Administração? Estou em crer que, se apresentarem um bom projecto, os vários departamentos governamentais não irão rejeitar conceder mais alguns milhares de patacas. E caso isso não resulte, poderiam fazer peditórios de rua como acontece com muitas outras organizações. Jantares são caros e custam muito dinheiro para servirem como forma de angariação de fundos.
Como cidadão de Macau sinto-me algo desiludido com o facto de haver tantas associações em Macau e que muitas delas só apareçam para organizar os ditos eventos de recolha de fundos ou em tempo de campanhas eleitorais.
Não estou contra a organização deste tipo de jantares, nem de eventos semelhantes. Simplesmente, defendo que, se os querem organizar, o façam sem ter em mente um valor por cabeça. Se é de angariação de fundos, deixem ao critério de cada participante a verba que querem atribuir. Ao colocarem uma etiqueta quanto ao preço na participação, mais parece estarem a vender um produto e não a pedir a ajuda desprendida da população. Pessoalmente, não participo; prefiro fazer donativos directamente à causa em questão, do que dar dinheiro para o hotel ou grupo que organiza a festa. Afinal, trata-se de ajudar quem precisa, e quem nesta situação se encontra não deve ter muitas razões para fazer festas.
Alguém se terá lembrado já de ir ver quanto gasta o Governo anualmente em subsídios e apoios a instituições privadas e semi-privadas? Sendo obrigatório a publicação de todas as contas dos organismos públicos em Boletim Oficial, esses dados ali aparecem. Numa pesquisa do ano passado, referente apenas aos três primeiros trimestres do ano, duas das maiores fontes dessas verbas, a Fundação Macau e o Instituto de Acção Social (IAS), despenderam mais de 770 milhões de patacas!
Não me dei ao trabalho de examinar as verbas totais de todos os outros departamentos que atribuíram subsídios ou apoios, visto serem dezenas deles e milhares os recipientes. Mas, com base nos números que pude ver, será fácil perceber que a verba disponível para os apoios é mais que suficiente para tudo e mais alguma coisa.
Penso que a atribuição dessas verbas não seja a mais razoável, pois nos dois maiores «fornecedores» que observei mais aprofundadamente deparei com algumas injustiças. Não irei referir nomes, para não ferir susceptibilidades, mas é difícil perceber como é que um organismo que luta diariamente para recuperar pessoas para a sociedade receba apenas umas centenas de milhares, enquanto uma associação privada que se dedica à cultura seja subsidiada em mais de seis milhões em apenas nove meses!
Isto para não falar em associações bem mais conhecidas que recebem o grosso do bolo. Por exemplo, algumas ligadas aos operários ou aos moradores recebem aos milhões anualmente para cobrir despesas de funcionamento e para organização de eventos.
Não haverá, certamente, um sistema de distribuição de apoios infalível; mas julgo que o esbanjamento de verbas que se vê em Macau não é saudável para os cofres da RAEM. Uma forma mais ponderada terá de ser encontrada para que os dinheiros cheguem a quem realmente precisa.
Como referia no início, verbas do Governo não devem ser utilizadas para organizar festas ou actividades do género. Tal deve ser auto-financiado pelas próprias associações ou por fundos privados. Será difícil explicar, a quem sobrevive com uma pensão do IAS, que o mesmo instituto atribua centenas de milhares de patacas a uma instituição, para que esta possa pagar os custos de organização de um jantar de angariação de fundos!
Algo vai muito errado nesta sociedade.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Corninhos valem 3 milhões

A Electricidade de Portugal paga três milhões por aulas do ex-ministro Manuel Pinho em Nova Iorque!
A notícia foi divulgada, em português, no dia 15 Agosto por Ramiro Marques no blog
http://www.profblog.org/2010/08/edp-paga-3-milhoes-por-aulas-do-ex.html

Lembram-se do ministro que se demitiu por fazer corninhos no Parlamento? Um tal Manuel Pinho, alto quadro do BES?
Pois bem, Manuel Pinho vai dar aulas sobre energias renováveis, na Universidade de Columbia, por quatro anos e quem paga não são os americanos, somos nós, os parolos, que estamos presos ao monopólio da eléctrica portuguesa. O website da Columbia University está linkado a outro que refere que as aulas de Manuel Pinho são pagas pela EDP e custam apenas três milhões de euros. A EDP não comenta nem revela o montante.

Por um preço tão elevado, acredito que Manuel Pinho saberá muito de energias renováveis, apesar de ser licenciado e doutorado em... Economia.


A transcrição do website da Universidade de Columbia:

Global Leader in Renewable Energy Will Teach at SIPAIn the fall semester of 2010, Manuel Pinho, former Portuguese minister of the economy and innovation, will serve as visiting professor at Columbia’s School of International and Public Affairs (SIPA). In this role, Pinho will help oversee lectures and other new programming to advance education about non-traditional sources of energy. Read more about Pinho and Portugal’s global leadership on energy in the New York Times, which notes that Pinho “largely masterminded the transition” Portugal has made to renewable energy.SIPA is developing the programming, to launch this fall and to be announced soon, with the support of a gift from Energias de Portugal, S.A. (EDP), one of Europe’s largest energy operators and one of the world’s largest producers of wind energy.
Pinho, a former director of the European Investment Bank and economist at the International Monetary Fund, also will work with SIPA to oversee the development of new coursework, fieldwork, and research through its Energy and Environment concentration. The concentration provides students with the knowledge base and analytical tools needed to address the challenge of sustainably and responsibly powering the developed and developing nations of the world.
Beginning in 2011, SIPA will host each fall semester nearly two dozen students from Portugal’s Instituto Universitário de Lisboa’s Business School (ISCTE), who will enroll in energy-related courses at SIPA.More in
http://www.sipa.columbia.edu/news_events/announcements/ManuelPinho08092010.html

Tenho vontade de rir...

A PSP diz hoje, em declarações ao Ponto Final, que quando os agentes vêm condutores a desrespeitarem a paragem obrigatória nas passadeiras, “claro que passam multas”.
Será que quando são eles próprios, de moto, carro ou de outro qualquer meio de transporte, param, saem e passam uma multa a eles mesmos?
Não nos atirem olhos para a cara.
Mostrem as estatísticas das multas e, de uma vez por todas, comecem a dar o exemplo quando estão de serviço.
A imagem exemplifica uma dessas faltas de exemplo!

(cortesia de F.E.)

terça-feira, 26 de outubro de 2010

A pequenez de algumas pessoas

Continua-me a fazer diferença o facto de certas pessoas da nossa praça terem duas caras.
Recentemente tomei conhecimento que um amigo de longa data, colega de bancos de escola em Portugal, visitou Macau em trabalho e perguntou a uma pessoa ligada à imprensa local se saberia onde me encontrar. A pessoa em questão sabe perfeitamente onde me encontro e tem o meu contacto, mas despachou a pessoa dizendo apenas onde eu estaria e mostrando estar pouco interessado em continuar a conversa.
Apesar de eu ter muito que lhe apontar, assim como muitas outras pessoas em Macau, nunca lhe guardei qualquer rancor porque cada um é como é. No entanto, é triste que esse tipo de pessoa não tenha verticalidade alguma e metam questões pessoais à frente de comportamentos que deveriam de ser de pessoas civilizadas.
Pessoalmente, nunca, em situação alguma, deixei de informar acerca de quem quer que fosse, goste ou não dessa pessoa, sempre que tal me fora solicitado por alguém vindo de fora.
A verdade é que esse amigo de escola, que naturalmente acabei por reencontrar mais tarde, esteve em Macau em serviço em 2007 com o canal SIC de Portugal a acompanhar a visita de Sócrates e perguntou a uma pessoa, que sabia conhecer-me, por mim e recebeu como resposta apenas que eu estaria a trabalhar no local onde ainda me encontro (por muito que lhe custe, visto que desde o início tudo fez para que eu não ficasse em Macau, apesar de tentar passar mensagem do oposto).
Deixa-me triste que os alguns portugueses só se sintam felizes quando vêem o seu semelhante denegrido e abaixo deles. Felizmente, ainda são mais os que se ajudam entre si e se respeitam…
Mas, no meio disto tudo, é que desde o incidente (que só recentemente tive conhecimento) já várias vezes estive com a pessoa em questão e nunca nada me referiu…
Existem mesmo pessoas que não merecem a consideração que se tem por elas…

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ESCÂNDALO em Fátima

Que raio de igreja é esta que temos que nem aquilo que apregoa pratica em casa? Onde está o respeito pelos outros?
Esta mensagem chegou-me via email.
Publico-a tal como chegou, apenas retirando o nome do seu autor.


O ESCÂNDALO do Santuário de Fátima em relação ao abate de animais é conhecido de muitos, mas ninguém ainda conseguiu parar esta crueldade.
As ordens partem da Reitoria do Santuário, para que todos os cães que aparecem por Fátima, quer sejam adultos ou cachorros, quer tenham donos ou não, são capturados pelos seguranças e colocados na caixa que apresentamos em foto.

Esta caixa está mesmo nas traseiras do santuário, no local das oficinas. Ali ficam os cães durante algumas semanas, ao frio e à chuva de Inverno, à chapa do sol, no Verão. Sem direito a comida ou água, num espaço mínimo onde a maioria nem se consegue colocar de pé...
Existem alguns seguranças que não levam os cães capturados para este local, conseguem levar alguns para casa e adoptam-nos ou arranjam donos entre os seus vizinhos ou colegas de trabalho. Boa gente esta que sofre em ver os animais assim tratados, mas que se sente impotente com a ameaça de perderem os seus empregos.


Mas existem também dois seguranças, que violentam cruelmente os cães, com foices de podar oliveiras, dando com elas nas pernas dos cães que ficam em carne viva, a sangrar e com grandes cortes extremamente dolorosos e muitas vezes as pernas partidas. Esses cães são posteriormente levados, para esta caixa, permanecendo até que a carrinha da Câmara de Ourém tenha tempo para os vir buscar. Lá, são colocados, já muito debilitados, para abate, e são-no todos num prazo de poucos dias.
Quem nos informou, disse-nos também, que os cães que lá estão, vivem os poucos dias que lhes resta em condições extremamente miseráveis.
A Câmara Municipal de Ourém tem prometida (há demasiado tempo) a construção de um canil para recolher animais abandonados e o não abate de animais, mas como não existe interesse da Câmara nem pressão suficiente pela parte de quem abomina esta situação, para a construção do dito canil de protecção de animais perto de Fátima, vai adiando e esquecendo esta promessa e vai gastando a verba que já tinha disponível para esta construção em outras obras que lhes dão mais votos aquando das autárquicas.
A FAA soube também que existe um engenheiro que reporta directamente à reitoria do santuário, que deixa veneno (de acção ultra rápida) para matar alguns cães mais difíceis de apanhar... Não conseguimos ter acesso ao seu nome, mas sabemos que existe apenas um engenheiro com funções ligadas à área verde que circunda o santuário.
Mais grave a situação se torna de algum tempo para cá, que os cães depois de serem colocados na caixa, desaparecem antes que a carrinha da Câmara os venha buscar, ou tenha conhecimento que eles lá estão. Pensamos que são abatidos por alguns trabalhadores do santuário, porque os cães ladram á noite e podem incomodar os turistas, ou podem levantar suspeitas de maus tratos contra os animais perpetados num local "sagrado".
Não sabemos quantos animais foram mortos com a chegada do 13 de Maio e com a vinda do actual representante da Igreja Católica a Fátima, mas acreditamos que quem lá for, não vê nenhum cão, porque as ruas foram limpas, tal como é sempre feito com uma regularidade impressionante.
Esta é uma situação abominável, pela parte de quem se diz representante de Deus, não é compreensível tamanha crueldade num espaço que querem fazer sagrado e que eles próprios profanam e o sujam de morte e sangue.
Deixamos aqui o contacto do Santuário, para quem quiser mostrar a sua indignação perante esta monstruosa atitude.
Peçam para encaminhar a vossa chamada para a reitoria:
+351 249 539 600

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...