Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

quinta-feira, 25 de março de 2010

Ilha desapareceu

Durante quase 30 anos, a Índia e o Bangladeche argumentaram sobre o controle de uma minúscula ilha na Baía de Bengala. Agora a subida do nível das águas terá resolvido o litígio. New Moore Island foi totalmente submersa, confirmou Sugata Hazra oceanógrafo, professor da Universidade Jadavpur, em Calcutá. O desaparecimento foi confirmado por imagens de satélite e patrulhas marítimas.
"O que os dois países não conseguiram resolver com anos de conversações, foi resolvido pelo aquecimento global", enfatizou Sugata Hazra. Cientistas da Escola de Estudos Oceanográficos da Universidade têm notado um aumento alarmante do ritmo de subida do nível do mar ao longo da última década na Baía de Bengala. Até 2000, o nível do mar subiu cerca de 3 milímetros por ano, mas durante a última década têm vindo a aumentar cerca de 5 milímetros anualmente, afirmou o especialista.
Outra ilha próxima, Lohachara, ficou submersa em 1996, obrigando seus habitantes a deslocar-se para o continente, enquanto quase metade da superfície da ilha de Ghoramara está também já debaixo de água. Pelo menos dez outras ilhas da região estão em risco. O Bangladeche, com 150 milhões de habitantes, é um dos países mais afectados pelo aquecimento global. As autoridades estimam que 18 por cento da área costeira do país será engolida pelas águas e 20 milhões de pessoas serão deslocadas, se o nível do mar subir 1 metro até 2050, como previsto por alguns modelos climáticos.
A Índia e o Bangladeche reclamam a soberania de New Moore Island, uma ilha com cerca de 3,5 km de comprimento e 3 km de largura. As autoridades do Bangladeste chama-lhe South Talpatti Island. Não existia nenhuma estrutura permanente na ilha, mas, em 1981 a Índia enviou alguns soldados para o local, tendo içado a bandeira nacional.
Leiam toda a notícia no YahooNews

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Volte sempre.

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...