Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Pinay first lady of East Timor?

A fome de protagonismo é tão grande que nem os mais pequenos fogem à praga. Talvez seja até nos países mais pequenos que se nota tal sede de fama. Olhemos, por exemplo, para Portugal onde tudo é senhor doutor assim que se apanham com um canudo da universidade (muito provavelmente a caminho do desemprego!)
Chegou-me uma notícia de Timor Leste onde se refere que a Primeira Dama (First Lady) é filipina e que, supostamente, na sua última visita à terra natal fez as manchetes dos jornais por ter apanhado o autocarro e um táxi motorizada, em vez do carro de protocolo. O seu marido (presumia-se o Presidente, visto ela ser chamada de First Lady) ficou fulo mas ela desdramatizou dizendo que era especialista em artes-marciais e que se sabia defender se necessário.
Não critico a posição do marido, ou da senhora.
Louvam-se ambas, a do marido por preocupação a da esposa por mostrar simplicidade e pouco apego aos “protocolos”.
O que se critica é o facto de ser notícia e de aparecer referenciada como First Lady, sendo que a senhora em questão não é a esposa do Presidente (Ramos Horta, é divorciado. Foi casado com actual Ministra de Estado e da Administração Interna, Ana Pessoa, de quem tem um filho Loro Ramos Horta). Nem muito a esposa do Primeiro Ministro (Xanana Gusmao é casado com uma australiana).
A pessoa referida e a filipina Jacqueline Aquino Siapno, casada com o presidente do Parlamento Nacional, Fernando Lasama de Araújo.
O seu a seu dono.
Chama-se, regra geral, Primeira Dama à esposa do Presidente e, no caso de não haver Presidente, e o cargo de Chefe de Estado ser de um Primeiro-ministro, o termo passa para a esposa deste último.
Não é que o país ficasse mal servido a julgar pela foto!
Veja a notícia completa...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Volte sempre.

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...