Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

segunda-feira, 16 de março de 2009

Olha quem faz anos!

O que é que andava a fazer há vinte anos?
Poucos se lembram mas deixo algumas dicas que poderão ajudar. Milli Vanilli lançava o seu famoso álbum (pela negativa). O primeiro filme do Batman era lançado nos cinemas e Ringo Starr começava a sua banda própria.
Lembramo-nos, certamente, de todos estes factos. No entanto, poucos se devem lembrar que a World Wide Web foi inventada precisamente há vinte anos por Tim Berners-Lee.
A invenção da rede foi, como muitas outras coisas, origem do engenho e necessidade. Enquanto trabalhava num laboratório europeu de física, Berners-Lee lembrou-se de usar a função de hipertexto (aquelas frases que ainda algumas vezes aparecer sublinhadas e que servem para, quando clicadas, ir para outra página de conteúdo relacionado com o que está mencionado no link) nos trabalhos do laboratório.
A idea revelou-se de extrema utilidade visto que a maior parte dos cientistas ficam no laboratórios um ou dois anos, depois continuam a sua pesquisa noutros locais e levavam todo o conhecimento e pesquisa consigo quando se mudavam. Os hipertextos de Berners-Lee permitiram aos pesquisadores citarem o nome e trabalho de colegas enquanto elaboravam os seus próprios projectos, criando-se assim uma rede de hiperligações que continuaria ligada e, com o passar do tempo, cresceria continuamente.
A ideia ainda demorou uns anos para realmente entrar no mundo de toda a gente (Berners-Lee ainda teve de fazer o programa para que a tornasse mais acessível) mas em 1991 o primeiro website nascia. O resto é história!
Um jornal americano pode ser consultado para todo o tipo de entrevistas e comentários acerca desta data histórica e para fazer o enquadramento do desenvolvimento da WWW e de como rapidamente veio a dominar as nossas vidas e o mundo dos computadores. Um crescimento que, claro está, não se deu sem dores nem problemas. Por exemplo, quando foi criada a rede nunca se pensou nos problemas de segurança, um facto que actualmente os piratas informáticos exploram para os seus ataques.
Um dos pioneiros desta tecnologia afirma que “confiaram nas pessoas, o que facilitou o acesso e anonimato da rede” e “a forma como foi elaborada, parece ser ideal para actos ilícitos”. No entanto, apesar deste grande problema, a rede tem persistido e evoluído.
Feliz aniversário grande W!
Ver mais pormenores da vida da internet aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Volte sempre.

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...