Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

quarta-feira, 25 de março de 2009

Um cheirinho do meu artigo

Deixo agora um cheirinho do meu artigo n’O Clarim a publicar em breve na secção habitual de opinião.

"(...)Em Banguecoque, que está longe de ser o exemplo ideal de cidade organizada, todos os transportes públicos funcionam a GPL, incluindo os famosos “tuk-tuks” (os triciclos que inundam as ruas e ruelas da capital do reino). Nesta cidade até mesmo muitos dos barcos utilizados para a travessia do rio dos reis (Chaophraya) são movidos a GPL ou a gasóleo verde. Sendo que estes últimos pagam mais impostos do que os movidos a gás.
Estes exemplos que refiro não são de agora. São aplicados, tanto em Banguecoque como em Hong Kong, há muitos anos. De tal forma que a população já nem concebe o seu dia-a-dia sem eles.
Olhemos para Hong Kong
O que me deixa consternado é que na terra onde vivemos só agora se criam comissões e equipas de estudo para pesquisar a possibilidade de aplicar estas medidas em Macau. Aplicar medidas que, dentro em breve, estarão obsoletas!
Fala-se da aplicação da energia solar em edifícios do Governo. Lembro-me da minha infância na Europa e do painel solar que a minha casa tinha e que nos servia para aquecer a água usada no duche. Já lá vão mais de vinte anos! As tecnologias agora usadas são outras e mais avançadas, pelo que discutir a introdução de soluções que já estão ultrapassadas, ou o estarão muito em breve, é uma perda de tempo e de recursos públicos.
A título de exemplo deixo uma ideia que está a ser desenvolvida no território vizinho de Hong Kong e que se prende com a utilização da energia do vento para gerar electricidade para os prédios do Governo e habitacionais. Uma ideia de um inventor francês radicado em Hong Kong há muitos anos. (…)"

O restante poderá ser lido em breve nas páginas do jornal, em papel, ou no website http://www.oclarim.com.mo/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Volte sempre.

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...