Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Nokia 1100 vale 32mil Euros!

Quem tiver em casa um telemóvel da Nokia, mais concretamente o modelo 1100 fabricado em Bochum na Alemanha, poderá estar na posse de uma pequena fortuna!
É que há pessoas que chegam a pagar até 32 mil Euros por estes telefones em particular.
Mas, há sempre um mas! Claro que pagam porque, segundo especialistas, estes telefones, ou melhor o seu software, permite, depois de alterado por hackers, proceder a transferências bancárias sem ser detectado!
Este pequeno detalhe tem feito o preço deste velho telemóvel disparar nos meios criminosos, especialmente na Europa, atingindo preços astronómicos.
Os hackers descobriram uma forma de modificar o número do telefone de forma a que possam enviar e receber SMS sem serem detectados nem identificados, o que lhes permite receber o mobile Transaction Authentication Number (mTAN). Um código que os bancos enviam para os telefones para autenticar as transferências feitas via SMS.
Este pequeno problema no software permite que os criminosos possam esvaziar contas (das quais tenham previamente adquirido a password e o username) sem que os bancos ou o seu proprietário nada possa fazer!
Daí o preço elevado que se disponibilizam a pagar pelos velhos Nokia 1100.
A empresa continua a afirmar que nada de errado existe no software do telefone. No entanto, empresas de segurança continuam a trabalhar para tentar identificar a falha que os hackers usam para fins criminosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Volte sempre.

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...