Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

terça-feira, 21 de abril de 2009

Mais polémica vinda do Sol Nascente

Lembram-se do primeiro-ministro japonês que irritava os países asiáticos, especialmente a cândida China, cada vez que visitava um templo para prestar homenagem aos antepassados?
Pois bem, o novo primeiro-ministro japonês, que todos esperavam ser o “salvador” veio agora a saber-se que tem enviado “prendas” para o tal santuário!
Ainda não o visitou publicamente, pelo menos que se saiba, mas tem dado ordens aos seus subordinados para que sejam enviados objectos de culto.
Entre 2001 e 2006 o antigo primeiro-ministro, que para muitos foi o mais competente ministro japonês, Junichiro Koizumi, irritava a China e a Coréia do Sul uma vez por ano, sempre que se deslocava ao templo de Yasukuni para rezar e prestar homenagem aos antepassados.
Agora é a vez de Taro Aso enviar um vaso com a planta sakaki (Cleyera japonica) no início do festival da Primavera japonês.
Segundo os responsáveis do templo também o anterior primeiro-ministro (que antecedeu Taro Aso) Shinzo Abe enviou a planta pelo mesma altura. No entanto, tal não foi tornado público!
Este acto torna-se mais visível porque Taro Aso tem agendada uma visita à China para os próximos dias...
A China, um dos países invadidos pelos japoneses, fica bastante irritada quando os governantes japoneses honram os seus mortos de guerra (parece que a ingerência em assuntos internos que a China tanto advoga não se aplica a eles mesmos!).
O templo de Yasukuni honra os milhões de japoneses mortos durante a Segunda Grande Guerra, incluindo 14 considerados criminosos de guerra.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Volte sempre.

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...