Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Serviços de muito má qualidade

Serviços de muito má qualidade

 
PARECE que não é só a qualidade vida que começa a piorar em Macau. A cada dia que passa parece também que a qualidade dos serviços prestados, mesmo por grandes marcas, deteriora-se a olhos vistos.
Desde grandes marcas de automóveis, que não ligam nenhuma ao serviço pós-venda, a marcas de telemóveis, que não querem saber dos períodos de garantia e não os honram quando os clientes o invocam.
O exemplo que vos quero aqui trazer tem a ver com a Siemens, mas pode ser adaptado a qualquer outra marca que, na Europa, temos como sinónimo de qualidade e bom serviço.
Trata-se de um esquentador eléctrico, de um modelo que praticamente não existe em Macau, que foi instalado em minha casa, um pouco por capricho. Se soubesse o que sei hoje tinha ido para uma qualquer bagatela chinesa e teria ficado o assunto resolvido. Logo a começar pelo facto de qualquer electricista de «vão de escada» o saber concertar. O que não acontece com este modelo alemão. Aliás, para o instalarem quando era novo teve de ser chamado um técnico da marca, já que o electricista que fez a instalação eléctrica em minha casa nem se atreveu a tentar. Logo ali fiquei com a «pulga atrás da orelha».
Não entrando em pormenores, o esquentador funcionou, durante 5 anos, sem qualquer problema. O período de garantia acabou, mas a Siemens sempre se disponibilizou para lhe fazer a manutenção, pelo que quando avariou com um problema no termóstato, resolvi contratar os serviços especializados da marca. Contactei o escritório em Hong Kong e fui muito bem atendido. O problema começou com a empresa concessionária em Macau das reparações da Siemens.
Por experiência com outras marcas, trata-se exactamente do mesmo técnico que faz as manutenções das máquinas de lavar Whirpool. No caso, depois de quatro tentativas para me arranjar a máquina de lavar, que tinha sempre problemas diferentes (!), a Whirpool fartou-se de tanta falta de profissionalismo e enviou-me uma máquina nova de Hong Kong. Problema resolvido!
Mas voltando ao esquentador: Na primeira visita, seria um problema do controlador da temperatura, tendo sido informado por Hong Kong que iria custar cerca de mil patacas para o substituir, ao que eu concordei. Combinado dia e hora para reparar, isto é, para retirar o controlador e meter o novo, verificou-se que o problema seria do sistema de tubagem interno do esquentador, pois mesmo com o novo controlador no lugar nada funcionava como devia ser. Mais uns dias de espera e outro telefonema de Hong Kong, porque me recuso a falar com a empresa de Macau, visto serem extremamente mal educados ao telefone. Acertou-se outro dia para substituir a tubagem do esquentador, uma espécie de serpentina de plástico por onde a água passa.
Na segunda visita, o dito técnico, já visivelmente com «cara de poucos amigos» e eu com pouca disposição para o aturar, chega ao local com um mecanismo completo do esquentador dentro de uma caixa ainda selada. E, pensando eu que iria tirar o mecanismo velho e colocar o novo, fiquei de boca aberta vendo que apenas ia tirando peças do novo para as substituir no velho. Depois do demorado processo, e da quase totalidade das peças mudadas e eu sem perceber porque não tinha substituído todo o módulo, nada funcionava, novamente!
Ao telefone, já comigo no meu local de trabalho, explicaram-me que afinal a culpa era da canalização da água, que estava a entrar por onde deveria sair. Ao que eu perguntei, como tinha o esquentador funcionado durante mais de cinco anos? E, tendo sido a Siemens quem o instalou, como seria possível que tivessem trocado os canos? Tudo isto ficou sem resposta! Eu continuo com água fria mas, felizmente, é Verão!
Agora espero que a Siemens me contacte, porque ao «técnico» disse-lhe para arrumar a trouxa e voltar para o sítio de onde tinha vindo, deixando o esquentador da forma como o encontrou.
Entretanto, fui ver o que se passava e, mesmo não sendo técnico, reparei que o problema era mesmo um cabo eléctrico que tinha sido ligado no local errado, não dando energia à bomba interna do esquentador para fazer circular a água quente e que, ao mesmo tempo, liga a resistência para aquecer a água.
Da Siemens, em Macau ou Hong Kong, continuo à espera que alguém se digne a telefonar para explicar o que se passou.
Da próxima vez, gastarei menos dinheiro e compro uma coisa qualquer feita na China!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Volte sempre.

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...