Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Jornais de Macau...

Anuncia-se hoje, com grande alarido, que o New York Times, jornal de referência do mundo anglo-saxónico, aumentou o preço para fazer face à crise e à diminuição de publicidade.
A edição normal do jornal, que é líder de mercado nos Estados Unidos da América há vários anos, custava 1 dólar, qualquer coisa como 8 patacas! Agora passa a custar 1,5 dólares, portanto, grosso modo umas 12 patacas. Um exagero defendem maior parte dos críticos, uma necessidade defende o corpo gerente da empresa que detém o jornal.
Mesmo assim, e visto à distância, o NYT contínua a ser mais barato do que os jornais portugueses em Macau. Apesar de custar mais duas patacas agora, o seu preço por página é bastante mais barato do que qualquer jornal luso “diário” (à moda de Macau) na RAEM. O NYT custa, ao preço actual, 0,461 patacas por página, enquanto que os portugueses aqui custam entre meia leca (0.5mop) e 0.625 patacas, consoante tenham 16 ou 20 páginas!
Comparado com o preço anterior do NYT a diferença é ainda mais abismal! Quando o preço de capa era de 1US$ (8mop) o preço por página era de 0.307mop, ou seja, quase metade do preço por página dos jornais portugueses que se vão publicando por aqui.
Ou muito me engano ou existe uma troca de valores. Estaremos nós a pagar demais pela informação em português, ou estará a informação em inglês em preço de saldo? Ou será que a qualidade da informação em Macau é mais cara porque se encontra num patamar muito acima da do New York Times!
Ah! Se compararmos com a edição diária do Washington Post, outro pasquim, a diferença ainda se nota maior. Seis patacas por cada edição do pasquim americano!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Volte sempre.

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...