Se as sextas-feiras 13 dão má sorte, este ano deve ser mesmo terrível no que diz respeito a sorte! Este ano há três sextas-feiras 13… Fevereiro, Março e Novembro… Este número de vezes só acontece uma vez a cada 11 anos!
A ligação do dia 13, sexta-feira, com a má sorte não é bem claro, podendo mesmo datar de períodos bíblicos (o décimo terceiro convidado da Última Ceia traiu Jesus).
A ligação do dia 13, sexta-feira, com a má sorte não é bem claro, podendo mesmo datar de períodos bíblicos (o décimo terceiro convidado da Última Ceia traiu Jesus).
Já na Idade Média tanto a sexta-feira como o número 13 eram indexados à má sorte.
Factos interessantes acerca desta data:
- Medo das Sextas-feiras 13 – um dos mais curiosos mitos da ciência – tem o termo técnico de “Paraskavedekatriafobia” ou “Friggatriskaidekaphobia”. A fobia que dá pelo nome “Triskaidekaphobia” é ter medo do número 13!
- Muitos hospitais não têm quartos com o número 13, assim como muitos edifícios altos não têm o 13。Andar e muitas companhias aéreas se recusam a usar a Porta 13 para embarque e desembarque.
- O antigo presidente americano Franklin D. Roosevelt recusava-se a viajar a qualquer dia 13 do mês assim como não era anfitrião de qualquer encontro social na mesma data. Napoleão e o antigo presidente americano Herbert Hoover eram também “Triskaidekaphobic” com um anormal receio do número 13.
- Mark Twain, escritor americano, estava como convidado número 13 numa lista de jantar. Um amigo aconselhou-o a não ir. Mais tarde o famoso dramaturgo brincou com a questão de “ser má sorte” porque “só havia comida para 12”! O receio pelo número treze pode chegar ao cúmulo de alguns, em Paris, contratarem um “quatorzieme”, ou seja, um convidado número 14 profissional!
- O número 13 sofre do síndroma da posição por estar depois do 12 que, de acordo com numerologistas é um número complete – 12 meses do ano, 12 signos do Zodíaco, 12 tarefas de Hércules” 12 tribos de Israel, 12 apóstolos, 12 dias de Natal e 12 ovos numa dúzia…
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo comentário.
Volte sempre.