Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O CLARIM - Semanário Católico de Macau

Feira de iates em Macau

ESTAMOS a pouco mais de um mês da realização da primeira feira de material náutico de Macau e, no entanto, o evento nem sequer é conhecido pela maioria da população!

Anunciada, com pompa e circunstância junto da Comunicação Social chinesa e especializada, num evento ocorrido no Rocks Hotel, na Doca dos Pescadores, esta iniciativa, a realizar entre os dias 27 e 30 de Outubro, promete transformar a marina do local numa montra do que melhor se faz na náutica de luxo no mundo inteiro e atrair à RAEM a fina nata do sector.

O contrato assinado entre a Fuzhou Auto China Yachts Management, o Governo e o promotor, David Chow, é válido para três edições da feira, pelo que se pode afirmar que, até 2014, Macau vai contar com uma feira especializada na náutica de lazer.

De acordo com a informação disponibilizada pelos organizadores, irão marcar presença no recinto cerca de três dezenas de fabricantes de barcos de luxo de todo o mundo. A par da mostra, serão organizadas outras actividades lúdicas e de diversão, de modo a ajudar a manter os visitantes naquele espaço.

O projecto, liderado pelas empresas Fuzhou Auto China Yachts Management, China Ocean Aviation Group, Nam Kwong (como parceiro local), China Automotive Industry International, Macau Expo Group, com o apoio do Governo, da China Machinery Industry Group e da Associação de Exibições e Convenções de Macau, promete trazer milhares de visitantes e compradores ao território.

Em conferência de Imprensa, que não mereceu tradução sequer em Inglês, foi salientado que esta mostra não será igual às que se organizam noutros locais do mundo, porque Macau oferece muitas vantagens que lhe são únicas e que o diferenciam do resto: desenvolvimento económico forte, abundantes recursos turísticos e culturais, condições de trânsito favoráveis e extensa oferta de serviços de exibições. Isto, para além de estar perto de Hong Kong, de Taiwan, virado para a China continental e aberto ao mercado do Sudoeste Asiático. Características que, de acordo com o comité organizador, criam um «banquete ideal para a importação e exportação de iates».

De acordo com a Fuzhou Auto China Yachts Management está confirmada a presença de mais de trinta marcas de topo, vindas da China, Itália, Reino Unido, América, Alemanha, Austrália, França, Japão, Taiwan e Nova Zelândia. Entre elas incluem-se as conhecidas Sunsekeer, ARS Monaco, Italyachts, Horizon, Azimut, Benetaeu, Lagoon, Meridian e a Pershing.

A mostra irá ocupar toda a zona da marina na Doca dos Pescadores, onde ficarão atracados os barcos para venda e exibição. Ao longo das avenidas do parque temático serão instaladas tendas das mais variadas marcas de produtos e serviços, relacionados com este sector de actividade.

Além do lado mercantil da feira, a organização promete ainda diversas actividades de diversão e outros eventos que, de acordo com o que foi avançado na conferência de Imprensa, irá cativar os visitantes e mantê-los entretidos durante todo o dia.

A questão da náutica de recreio na RAEM já foi abordada por várias vezes e eventos desta natureza serão sempre bem-vindos. Mas será que, em tão pouco tempo, haverá capacidade para meter de pé tão ambicioso projecto? Ou será mais um evento prometido que redundará num enorme fiasco para os visitantes e participantes? A organização confirma que tudo está a decorrer dentro do previsto e que todos os detalhes estão pensados.

Julgo que quem organiza tenta sempre fazer o melhor que pode e Macau certamente merece um evento deste tipo. Aliás, peca apenas por ser tardio, porque o mercado da náutica de recreio tem vindo a crescer em toda a zona do Delta do Rio das Pérolas e Macau tem ficado para trás.

A empresa que lidera o projecto, a Fuzhou Auto China Yachts Management, tem vasta experiência na organização de eventos de grande envergadura e, no seguimento do conselho deixado pelos líderes de Pequim, esta iniciativa encaixa perfeitamente na diversificação da economia local. Será mesmo por isso que o evento conta com o apoio explícito de Fernando Chui Sai On, o Chefe do Executivo, que fez questão de vincar esse apoio num certificado assinado por si, em que garante todo o apoio ao evento e aos seus organizadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Volte sempre.

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...