Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

sexta-feira, 3 de abril de 2009

O nosso azeite

Investigadores portugueses identificaram um componente vital no azeite que protege do ataque de coração.
A cientista Fátima Paiva Martins, da Universidade do Porto, identificou um antioxidante (DHPEA-EDA) que protege mais os glóbulos vermelhos que qualquer outro componente presente no azeite. “Uma descoberta que vem trazer base científica aos benefícios de uma dieta que inclui azeite natural de oliveira” defendeu a cientista.
Descobriu-se que o DHPEA-EDA é bastante efectivo na protecção dos glóbulos vermelhos mesmo em pequeníssimas quantidades.
A nova descoberta portuguesa pode levar à produção de azeites especialmente concebidos para proteger contra o risco de ataques de coração.
O estudo foi publicado no Molecular Nutrition and Food Research.

You KNOW when the Economy is getting really bad...

Quando se tem a CERTEZA de que Economia está mesmo mal…

Mais saídas na Venetian…

Mais saídas na Venetian eram anunciadas hoje em vários meios de comunicação social de língua inglesa de Macau e de Hong Kong.
Depois do recente abandono de Mark Brown, Bill Weidner, James Purcell e do administrador delegado Neto Valente, agora é a vez de mais quadros locais da Venetian Macau saltarem fora do barco de Sheldon Adelson.
De acordo com o South China Morning Post de Hong Kong e o Macau Daily Times, alguns dos quadros locais de topo da empresa foram demitidos no seguimento da saída de Mark Brown.
De acordo com a imprensa estas saídas prendem-se com decisões tomadas na reunião da administração da empresa em Las Vegas e depois das saídas de Bill Weidner e James Purcell (em rota de colisão com o patrão Sheldon Adelson).
A juntar-se a estes nomes sonantes do Jogo americano estão os do vice-presidente das operações de Jogo em Macau, Vincent Mascio, e Lien Ming, vice-presidente do Marketing Internacional. Este último uma peça importante nos contactos com os promotores de jogo que trazem os grandes apostadores da China para as salas VIP (vulgo junkets).
Num comunicado da empresa logo após as decisões terem sido tomadas era assegurado que estas alterações não iriam afectar a solidez da companhia.
A ver vamos daqui a uns dias...
Deixar de ter a seu lado um homem de confiança dos promotores de Jogo nesta zona do globo é o mesmo que dizer que os jogadores começam a ir para outras salas.
Quem irá beneficiar com isto? É óbvio...

1 mês, 544 visitas

Hoje o PubEd comemora um mês de actividade.
O que no dia 3 de Março começou como sendo um passatempo tornou-se, pouco mais de meia dúzia de dias, numa ferramenta que tem servido para alertar de várias injustiças e para dar a conhecer um pouco melhor o que se vai passando por Macau.
Contra todas as expectativas do primeiro dia, hoje damo-nos ao luxo de honrosamente dizer que superou tudo aquilo que esperávamos.
Em trinta dias mais de 500 visitas (544 à hora da elaboração deste texto) de locais como Macau, Tailândia, Portugal, mas também da China, de Angola, Espanha, Suíça, Argentina, Singapura, Filipinas, Indonésia, Brasil e Finlândia, só para referir alguns. Foram visitantes de 46 cidades de 19 países de todo o mundo.
Obrigado a todos.

Costa convida

A grande notícia da passagem por Macau do Ministro da Justiça de Portugal, Alberto Costa, é o convite endereçado ao sector da Justiça de Macau para visitar os tribunais portugueses para se inteirarem dos avanços tecnológicos que estão a ser usados! Não deveria ser ao contrário? Ou será que irão a Portugal para aprender como se atrasam processos?
Além de endereçar este convite à Secretária para a Administração e Justiça, Florinda Chan,, Alberto Costa reuniu-se também com o Chefe do Executivo, Edmund Ho, o qual ouviu o Ministro português dizer que se Macau quer que o sector da Justiça (entenda-se Juízes) de Portugal ajude e colabore com o da RAEM, Macau tem de oferecer mais regalias e melhores condições aos magistrados!
Carro, motorista, casa e viagens a Portugal anualmente para toda a família, além de um chorudo salário não serão suficientes para os homens da toga e sotaina de Portugal virem para Macau? Nunca ouvi nenhum dos que aqui está a queixar-se de falta de condições...

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Novos "feux rouges"

Tendo em conta o crescente aumento do número de veículos a circular nas ruas do Japão, as autoridades de Tóquio decidiram começar a instalar novos sistemas luminosos de regulação de tráfego. A medida começou a ser adoptada em Dezembro do ano passado e os resultados são já bastante animadores, com reduções de acidentes na casa dos 75%.
Depois do uso de lâmpadas de led, agora adoptaram uma tecnologia baseada em laser que reproduzem uma pessoa em movimento a atravessar a rua a vermelho quando a ordem for para o trânsito parar e dar prioridade aos peões.
A nova tecnologia está ainda em fase experimental e precisa de ser completamente homologada pelas autoridades japonesas.
Algo que poderia servir a Macau. Poderia ser que assim os condutores aprendessem a parar nas passadeiras, assim como os peões deixassem, de uma vez por todas, de atravessar as estradas em qualquer lado.
Sonhar não custa nada!!!!

Líderes corruptos

A saga da luta contra líderes corruptos continua na China. Hoje ficou-se a conhecer mais um episódio desta jornada solitária.
Um antigo responsável de uma empresa dos caminhos-de-ferro foi condenado a prisão perpétua por ter sido considerado culpado da acusação de desvio de 100 milhões de reminbis.
A condenação foi proferida ontem por um tribunal chinês e divulgada à momentos pela Xinhua.
Liu Guiting, presidente da Beiya Industrial Group e membro do Partido Comunista Chinês, ia acusado de desviar mais de 13 milhões de reminbis, ter recebido subornos no valor de meio milhão e de ter pago vários milhões a membros do Governo entre 1997 e 2005.
Liu foi preso quando tentava deixar o país em 2006 depois de ter sido acusado de fraude.
Este caso faz levantar várias questões, a começar pelo facto de não se saber quem foram os membros do Governo que receberam os subornos e também por não se saber quem estava envolvido.
Por outro lado, sendo que a China quer fazer crer que está empenhada em combater a corrupção, com o Primeiro-Ministro e o Presidente a afirmarem mão dura para quem não cumprir a Lei, algo parece não bater certo. Por um lado dizem-se empenhados, por outro as investigações parecem ficar a meio.
Faz lembrar um caso que fez correr muita tinta em Macau. O de Ao Man Long que, depois do antigo secretário ter sido preso, parece que as investigações pararam.
Sinceramente não acredito que, no caso de Macau como este da Beiya, os responsáveis tenham agido sozinhos. Principalmente no que diz respeito ao envolvimento de altas figuras da hierarquia do Estado.
Há investigações que pecam por não chegarem ao fim…

Vingança não leva a lado nenhum

O pensamento filosófico do dia de hoje é bem verdadeiro…

"Before you embark on a journey of revenge, dig two graves."

Antes de embarcar numa jornada de vingança cave duas sepulturas.
Isto é bem verdade. Vinganças pessoais não levam a lado nenhum.
Carregar o peso biliar de uma vingança por qualquer injustiça que nos tenha sido feita ao longo da vida não leva a lado nenhum.
Sempre me ensinaram que a melhor “vingança” seria a de ignorar o seu autor ou de ser cortês perante injustiças.
Prefiro a primeira. O desprezo é sempre a melhor moeda de troca!

Mark Brown leaves...

A comunicação social está a anunciar que Mark Brown, o homem forte da Venetian em Macau abandonou a empresa.
A confirmar-se será a quarta saída em menos de um mês da empresa de Sheldon Adelson. Quatro demissões de peso da companhia de Las Vegas que veio para Macau para “ensinar” como se exploram empresas de jogo! Chegaram mesmo a afirmar que antes deles não havia história de Jogo no Território!
Continua, cada vez, a concordar com o tio Stanley...
Deixai-os pousar, nós já aqui andamos há muitos anos...
A verdade é que agora já se fala na possibilidade de Stanley, e os seus filhos, virem a comprar activos de Sheldon Adelson!
As voltas que a vida dá...

As petas descobertas

Como ontem tinha previsto… a pista de ski que era para nascer em Timor Leste era uma peta… aqui está o desmentido oficial dos nossos amigos do Timor Lorosae Nação.

Assim como a da Rádio Macau e a vinda a Macau do Real Madrid! Acabou de ser desmentida no noticiário das 9 da manhã.

A nossa peta foi colocada mais ao fim do dia, e destinava-se mais aos leitores de Portugal. Prendia-se com o castigo ao bispo de Viseu pelo Vaticano! É claro que é mentira. Aliás o Vaticano somente mostrará falta de encaixe e de abertura se castigar quem não concorde com as suas políticas. D. Ilídio Leandro disse não concordar com as opiniões do Papa em relação ao preservativo, assim como também apoia o divórcio. Tem o livre direito à sua opinião como todos nós

---actualização 10:28 AM (+8GMT)----
Também do ambiente bloguista havia uma com pés e cabeça. Vinha do nosso compatriota radicado há três décadas no Sião. Afirmava, muito bem baseado, que a SONAE vinha investir para a Ásia! A ler no blog Aqui Tailandia tudo sobre a SONAEASIA
Mais valia tarde do que nunca!


---actualização 11:20 AM (+8GMT)----
Como já tinha referido ontem, a peta do JTM foi mesmo a do apuramento de Portugal devido ao coeficiente dos golos marcados! Seria bom não seria?!
Bem, marquem golos pois só assim podemos ser apurados e viajar para a África do Sul.

Aproveito para assinalar a mudança de visual do jornal. Apresenta-se com nova grafia, mais leve e mais “arejado”. De acordo com o director Rocha Dinis, no editorial de hoje e depois do seu regresso de uma viagem que o levou a Portugal, a sua “participação foi diminuta”.
Pessoalmente gosto do grafismo da primeira página, não gosto da última e desgosto das alterações feitas no interior. Mas, como em tudo, não se pode agradar a todos.
É uma questão de hábito de qualquer forma!

---actualização 11:37 AM (+8GMT)----
O Ponto Final confirmou também hoje a sua peta de ontem. Coincidiu com a nossa aposta. A da proibição de entrada em Hong Kong do deputado Pereira Coutinho. Aliás, já ontem tinha brincado com o amigo deputado acerca do assunto, o qual me disse que o telefone não parava de tocar com pessoas a perguntarem o que realmente tinha acontecido. Saúdo a boa disposição de alguns dos nossos políticos.

Ressalvo aqui que na edição do Hoje Macau não consegui encontrar nenhum desmentido… Ou não haveria nenhuma peta de 1 de Abril?



A actualizar durante o dia...

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Bispo de Viseu pode ser castigado

--------------------PETA de 1 de Abril------------------------------------------------------
As recentes declarações do bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, relativamente ao uso do preservativo e do direito ao divórcio caíram mal no Vaticano.
Depois de uma visita atribulada ao continente africano, o Papa Bento XVI, que defendeu que o uso do preservativo não era a solução para o combate à Sida, vira-se agora para os assuntos internos do Vaticano. O primeiro a ser abordado foi mesmo o das declarações polémicas de D. Ilídio Leandro em relação ao direito ao divórcio. Só depois foram abordadas as polémicas afirmações relativas ao preservativo que o bispo defendeu logo após o Papa ter defendido que o uso do contraceptivo apenas piorava a epdmia de Sida no continente africano.
A agência do Vaticano, Eclesia, comunicava hoje que além do bispo de Viseu havia outros membros da alta nomenclatura da igreja católica envolvidos nos inquéritos que decorreram em menos de uma semana. Desde que o Papa regressou de África várias individualidade foram ouvidas relativas às declarações de D Ilídio Leandro.
De acordo com fontes dentro do processo, e da igreja portuguesa, o bispo de Viseu poderá mesmo vir a ser demovido do seu posto pelas declarações proferidas.
Antes do fim de semana deverá ser conhecido o vaticinio do Vaticano relativamente à sorte de D Ilídio Leandro e de outros membros da igreja que ousaram falar o que pensam.
--------------------PETA de 1 de Abril------------------------------------------------------

FCP em Macau

A TV Macau, ou seja, o canal português da Xavier Pereira, acaba de anunciar que o FCP vem a Macau para defrontar, e apadrinhar, a subida à Primeira Divisão do FCP de Macau. Um jogo que terá lugar lá para o Verão aquando de uma digressão asiática dos Dragões das Antas!
Os bilhetes podem ser adquiridos a partir de segunda-feira...
Depressa!!!

Lugares de amigos

Como já vem sendo hábito, vamos dando conta de quem nos visita pela primeira vez. Nos últimos dias recebemos imensas visitas dos mais variados locais. Deixo-vos alguns dados referentes aos locais de onde recebemos clicks. Dados que recolhemos junto da wikipedia online.

Nos últimos dias tivemos as primeiras visitas de Kingston, no Canadá. Inserida na província canadiana de Ontário. Kingston está localizada na margem do Rio São Lourenço. A cidade possui uma população de 114 195 mil habitantes, tendo cerca de 147 mil na sua região metropolitana. A área da cidade é de 450,39 km².
Recebemos também a visita da capital espanhola, Madrid. A maior cidade de Espanha, tal como o município de Madrid e a Comunidade autónoma de Madrid. A cidade foi edificada junto às margens do rio Manzanares, no centro do país. Devido à sua localização geográfica e histórica, é juntamente com Lisboa o centro financeiro e político da Península Ibérica.
De Portugal recebemos uma visita do meio do Atlântico. De Ponta Delgada, cidade portuguesa na ilha de São Miguel, na Região Autónoma dos Açores.
Do norte da Europa veio uma visita de Helsínquia. Uma cidade nórdica com aproximadamente 560 mil habitantes, capital da República da Finlândia e a maior cidade do país. Está localizada na parte meridional do país, na costa do Golfo da Finlândia. Helsínquia e outras três cidades, Espoo, Vantaa e Kauniainen constituem a chamada Área Metropolitana de Helsínquia, com uma população total de cerca de 1 179 000 habitantes.
De França recebemos mais um visitante, desta feita de Nimes, uma cidade do sul da França, cuja capital é o departamento de Gard, com uma população de 144.600 habitantes.
Também um cibernauta de Londres, capital inglesa, nos visitou recentemente.
Aqui mais perto, além das visitas habituais, temos o prazer de assinalar a passagem de um residente de Melbourne. Melbourne é a capital e a maior cidade do estado de Victória, na Austrália. É a segunda maior região metropolitana do país e está localizada na costa sul australiana.
Em breve publicarei a lista por país, visto que começa a ser cansativo estar a publicar cidade a cidade.
Obrigado a todos mais uma vez e voltem sempre.

Yoga World mau exemplo

Isto serve apenas para ilustrar o trabalho desenvolvido por algumas empresas recentemente chegadas a Macau e o seu compromisso para com os esforços levados a cabo pelo Governo para manter a cidade limpa.

Quando não existe legislação que regule a distribuição de impressos promocionais o resultado final é este.

Quem acaba por levar com lixo somos nós!

Sigam o link para terem a certeza que se fala da mesma empresa!

Jornais e as petas

Chegaram os jornais à minha secretária.

Começo pela peta do JTM que aparece na primeira página, com uma chamada para a Última. ""Coeficiente de remates” leva Portugal ao Mundial de 2010”!

Seria uma óptima notícia saber que Portugal estaria representado no mundial de futebol no continente africano mas, infelizmente, por muito que rematemos à baliza, se não entrarem não vale!
Já vi o JTM mais criativo! Deve ser porque o Rocha Dinis não se encontra em Macau...

Folheando o Ponto Final vê-se a peta do dia. Talvez a mais bem pensada, visto que envolve uma figura pública. De tirar o chapéu a coragem de Pereira Coutinho, deputado da Assembleia Legislativa e Membro do Conselho das Comunidades Portuguesas, ao pactuar com estas brincadeiras que muitos consideram ser de mau gosto. Aprecio um político que tem coragem de ser frontal e ao mesmo tempo tem arcabouço para brincar consigo próprio e com as instituições que representa. Brincadeiras com respeito diga-se.
O Ponto Final diz também na primeira, “Coutinho não entra em Hong Kong”. Teria sido uma retaliação ao sucedido a vários políticos de Hong Kong no mês passado em Macau! Supostamente Pereira Coutinho teria de ir a Hong Kong para uma reunião e não foi autorizado a entrar no território vizinho.

No Hoje Macau, de longe o mais difícil de detectar, tenho duas suspeitas. A da notícia de manchete acerca dos deputados que vão ter de fazer horas extras até Agosto para apreciar todas as propostas. Duvido pelo facto de basearem a necessidade no facto dos projectos ficarem sem efeito porque “não podem passar de uma para a outra legislatura”! Outra das suspeitas é a criação do grupo para prevenir o Jogo entre os jovens. É que, sem nunca se ter reunido, já têm uma lista de vinte pontos para actuar!

Blogs e petas



Sendo dia das mentiras... vou aqui divulgando algumas das petas que penso ir encontrando.

O João sempre nos habituou a um bom trabalho, apesar de todas as diferenças que possamos ter. Mas, pelo que se vê, mentir não será muito o forte dele! Vejam o link para ler a história toda...
"
· *** Sócrates resignou ***

posted by joão severino at Pau Para Toda A Obra - 3 hours ago
José Sócrates decidiu resignar ao cargo de primeiro-ministro O líder do Partido Socialista reuniu-se com os principais dirigentes do seu partido e com alguns ministros do seu Governo, a quem participou a..."

...
Os nosso amigos do blog Timor Lorosae Nação foram bem mais creativos. Quase que dá para acreditar!
"
· PISTA DE SKI NA ENCOSTA NORTE DO RAMELAU – anuncia empresa suíça

posted by Fábrica dos Blogs at TIMOR LOROSAE NAÇÃO - 2 hours ago
. DESPORTOS DE INVERNO NO RAMELAU A empresa suíça de hotelaria e diversões dos tempos livres, Snow Happy, revela na sua revista que vai fazer um investimento no valor de 17 milhões e meio de euros para t...”

Dia da Peta!

Pois é… Hoje é o Primeiro de Abril, o Dia das Mentiras ou como é carinhosamente conhecido aqui neste cantinho do Oriente, o Dia da Peta!
Infelizmente o meu regresso ao trabalho não é peta... Mas a vida é mesmo assim.
É já tradição passarmos o dia a contarmos mentiras aos colegas e a tentar descobrir onde mentiram os órgãos de comunicação social.
Ainda não vi os jornais de hoje (estive a ver os de ontem!), pelo que ainda não tenho nenhuma escolha para a “peta do dia”. Quanto à Rádio Macaca, tenho cá um palpite para a digressão dos galácticos! A ver vamos mais tarde se estava ou não certo quanto à suspeita!
Assim que tiver notícias dos jornais editarei este post novamente...

Como prometido… Aqui ficam as minhas escolhas da imprensa de Macau… Vejam o link…. http://pubeditions.blogspot.com/2009/04/jornais-e-as-petas.html

terça-feira, 31 de março de 2009

Engripado

Estou de baixa hoje… engripado como qualquer máquina que apanha um resfriado.
É o que dá as mudanças bruscas de temperatura destes locais subtropicais!
Espero que amanhã esteja de volta ao activo com todas as forças.
Até lá, muito cházinho e sofá e a medicação prescrita pelo senhor doutor!!!

segunda-feira, 30 de março de 2009

Assim vai a crise

Enquanto que muitos de nós fazemos contas à vida e apertamos o cinto para tentarmos chegar ao fim do mês e esperar que a crise passe, outros apertam o cinto de carros de luxo!
A ver pelos número da marca Rolls-Royce, que no ano passado bateu todos os recordes com as vendas a crescer 20 por cento a nível mundial (1010 carros em 2007, 1212 em 2008 – até os números são de rico!), a crise é mesmo só para alguns.
Para este ano, e para fazer face à crise a marca britânica prepara-se para lançar um carro mais pequeno, o RR4.
O concept (na imagem) desvendado no Salão de Genebra mostra-nos o que poderá estar para sair das linhas de montagem em Goodwood, Inglaterra. Um motor V12 da BMW (exclusivo para a Rolls) e uma estrutura completamente nova e exclusiva para a carroçaria deste novo modelo.
Apresenta semelhanças com o actual Rools Royce Phantom, embora mais pequeno. De acordo com declarações dos responsáveis da marca, cerca de 80 por cento dos componentes são exclusivos da Rolls, numa clara tentativa de separar as águas com o novo série 7 da BMW
Qaunto ao preço, condiz com a crise!
Qualquer coisa entre dois e dois milhões e meio de patacas! Mais coisa menos coisa...

Guias desorientados

Os alunos do segundo ano do curso de Gestão de Empresas Turísticas do IFT vão guiar grupos de turistas, ou pessoas interessadas, no próximo dia 26 de Abril, por cinco percursos diferentes do património da cidade. As visitas guiadas são gratuitas.
Pessoalmente espero que antes de irem guiar turistas os alunos aprendam bem sobre o património do território. Pois só assim podem evitar chamar à igreja de São Domingos uma igreja feita pelos portugueses no século passado como eu ouvi um dizer a um grupo de amigos há uns dias!
Para quem não saiba a igreja de São Domingo, ali ao lado do Largo do Senado, chama-se Igreja do Convento dos Dominicanos de Nossa Senhora do Rosário e foi mandada construir em 1587 por frades dominicanos espanhóis oriundos de México, ao tempo colónia espanhola.
Casos como este têm feito correr muita tinta nos jornais de Macau mas com poucos resultados. É frequente ver-mos os guias, e estudantes dos cursos relacionados com o turismo, a manifestarem uma total ignorância sobre o património histórico de Macau sem que as autoridades se importem…

Ora bolas!

Não sou muito dado a futebóis mas desta feita não me coíbo de deixar um pequeno comentário acerca da selecção de todos nós (alias, a única equipa que me faz ficar acordado a olhar para a televisão). Apesar de me ter esquecido do jogo (dá para ver o que eu gosto de bola) fico pasmado com a fé dos nossos jogadores e responsáveis pela selecção.
Hoje lia e ouvia o Queiroz a dizer que continua a acreditar que vamos chegar à África do Sul! Sinceramente também gostava de acreditar, que mais não fosse para nos dar uma alegria e fazer esquecer toda esta crise durante uns tempos. Mas, sinceramente, não consigo partilhar da mesma “fé”!
Penso mesmo que para ir-mos à África do Sul o melhor é começar a apoiar outra equipa! Mas ficarei encantado se estiver enganado!

David Chow questiona-se

Quer se goste quer não, o deputado David Chow é um dos mais carismáticos e dos mais elucidados do hemiciclo. Podem-no acusar de muitas coisas, de defender os seus interesses (que não o faz!) de ser partidário (quem não o é!) mas, de falta de coerência ao longo dos 13 anos que leva como deputado não o podem acusar.
Dos mais bem sucedidos empresários locais (patrão implacável como muitos funcionários o apelidam mas de uma justeza a toda a prova) com provas dadas por aqui (LandMark, Fisherman’s Wharf só para referir os mais recentes) e mesmo no “continente” onde abriu o maior hotel da capital antes do Jogos Olímpicos, o Legendale.
Um dos grandes defensores da marca portuguesa de Macau e um dos seus poucos promotores na China (o Legendale, apesar de ser inspirado no Neoclássico francês tem vários aspectos decorativos portugueses e um restaurante genuinamente luso), veio a público afirmar a viva voz que a Assembleia Legislativa, da forma como hoje funciona, não serve.
Ponderando se será candidato de novo ao lugar de deputado, David Chow aponta o dedo ao facto do Governo quase nunca levar em consideração as propostas dos deputados. O mesmo é dizer que o Governo está-se nas tintas para a Assembleia Legislativa.
David Chow defende que o Governo deveria “ouvir” mais a AL.
Relativamente às listas das diferentes comunidades que começam a surgir em Macau, David Chow é peremptório “não concordo com listas étnicas, somos todos iguais, residentes da RAEM”.
...
Partilho desta opinião acerca das listas e não consigo perceber como é que se pode conceber listas de comunidades. Especialmente da portuguesa que nem meia-dúzia de gatos pingados tem!
Existe uma outra lista, identificada com a comunidade de Fukien, mas mesmo essa não é composta apenas por pessoas vindas dessa província chinesa (se bem que em Macau a maioria dos chineses recentemente chegados são daí provenientes).
A lista “portuguesa” que conseguiu eleger um deputado (a do Pereira Coutinho) tinha também membros de outras comunidades, por isso conseguiu tantos votos.
Não se percebe como é que, sendo todos nós residentes de Macau, pensemos em ter listas étnicas. Ou somos residentes e sentimos Macau como a nossa terra ou então estamos aqui de passagem e não vale a pena pensarmos em políticas!

Na passada sexta-feira

N’ O Clarim escrevia:
"
TDM «yes man»
O QUE vou agora relatar começa a parecer um lugar comum. De Hong Kong veio novamente a constatação daquilo que há muito por aqui vamos dizendo.
Macau, devido às suas «especificidades», acaba por ter pouca variedade na oferta, seja no que diz respeito à diversão, cultura, ou qualquer outro aspecto. À excepção dos casinos, diga-se!
No entanto, quando se fala de pluralidade de informação, o território está muito bem apetrechado. Especialmente no que diz respeito à imprensa escrita, e em particular a diária." (ler mais...)

Mais artigos no semanário.

Standby night

Muitos de nós não pensamos duas vezes quando temos de desligar o computador no fim do dia, optando por o deixar ligado toda a noite porque, no dia seguinte de manhã, estará pronto para começar logo a trabalhar. Reiniciar o computador e esperar que todas as aplicações comecem pode levar mais de cinco minutos, para já não contra o tempo que leva a fazer o download do e-mail todas as manhãs.
No entanto, deixar o computador ligado toda a noite gasta uma enorme quantidade de energia eléctrica. Esses gastos foram agora quantificados por uma entidade americana e, incrivelmente, concluem que, por ano e só nos Estados Unidos da América, gasta-se 2.8 mil milhões de dólares em energia! Falando em níveis de CO2, são 20 mil milhões de toneladas, ou seja, o mesmo que quatro mil milhões de carros na estrada!
Numa época em que se gastam fortunas a tentar salvar empresas da falência estes números podem não parecer muito graves. Mas, se os metermos em perspectiva, a nossa percepção muda. Imaginem uma empresa com mil computadores ligados durante a noite. Se forem desligados durante o período em que não trabalham podem poupar cerca de 28 mil dólares (224.000 MOP) num ano!
Este é só o lado monetário de desligar durante a noite. Além de poupar dinheiro, o computador também funcionará melhor se for alvo de reinícios constantes.

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...