Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

SS recuam

Já repararam no novo anúncio dos Serviços de Saúde? Vejam a imprensa diária de hoje e leiam com atenção.
Lembram-se da indignação do deputado Pereira Coutinho acerca do recrutamento discriminatório dos SSM?
A indignação foi anunciada no passado dia 8 de Agosto. Não demorou uma semana para que reparassem o erro. Pena é que não assumam os erros publicamente e optem por ratificações pelo mansinho!

Prioridades governativas

O QUE dizer de um governo que, para assinalar uma efeméride, se dá ao luxo de gastar 32 milhões de patacas, quando dentro de portas da área que governa existem pessoas a passar dificuldades? Soa a um tipo de gestão de um qualquer Estado déspota que, perante as dificuldades da população, nada mais vê do que a necessidade de se auto-promover e satisfazer o seu ego e os caprichos dos seus acólitos.
Recentemente veio a público a notícia de que foram apreendidos dois iates de luxo que, alegadamente, tinham como destino os «gestores» da Coreia do Norte, país onde a população passa fome, mas não deixa de haver dinheiro para armamento balístico e, talvez mesmo, nuclear, assim como para artigos de luxo dos mais caros do mundo. Aqui em Macau, onde alguns desses dirigentes têm ligações, os ordenados dos funcionários públicos continuam a não fazer face à inflação e a não acompanhar o crescente custo de vida (a não ser os das chefias, claro!). No entanto, gastam-se milhões para assinalar os dez anos de Região Administrativa Especial na capital. Trinta e dois milhões de patacas é o cheque que o Governo meteu de lado para se promover em Pequim e assinalar a efeméride da primeira dezena de anos. Verba que vai servir para pagar a renda do local, a coordenação global, os equipamentos de produção e a utilização de meios multimédia, montagem e gestão, divulgação e promoção da exposição, de acordo com uma nota oficial.
A título de exemplo, esta verba equivale ao dobro daquilo que se gastou (e que na altura também foi considerado um esbanjamento de verbas públicas) aquando da passagem da tocha Olímpica por Macau. Trinta e dois milhões de patacas seriam suficientes para manter o Banco Alimentar (recentemente instituído e bem mais necessário do que auto-promoção) durante três anos, ou para suportar o Plano de Apoio ao Turismo e Lazer (plano que está a ser promovido como estratégico para a sobrevivência de Macau, face à crise mundial).
É tudo uma questão de prioridades e, – porque não dizê-lo? – até de bom senso e de boa visão e consciência das necessidades da população local mais necessitada. Há quem considere que uma exposição a mostrar o que foi feito durante estes dez anos que passaram seja mais importante do que fazer com que os residentes não passem dificuldades. Ou que seja mais importante do que dar serviços de saúde de qualidade aos mais necessitados, ou promover o ensino das duas línguas oficiais junto de todos os residentes.
Apesar de todas as críticas que possam ser feitas às «opções», o mais alarmante é a forma de como foi feita a escolha. Apesar do Governo dizer que tudo foi feito dentro da legalidade, a verdade é que «à mulher de César não basta sê-lo, tem de o parecer». Este dito popular assenta que nem uma luva neste caso, apesar de dizerem que a decisão é honesta. Só que os factos parecem apontar para outras evidências.
Por muito que afirmem a pés juntos que o processo é legal, a verdade é que a empresa escolhida é de uma adjunta de Fernando Chui Sai On. Mais em concreto (porque nestes casos convém conhecer os nomes envolvidos) de Eva Lou, coordenadora-adjunta do gabinete de candidatura de Fernando Chui Sai On a Chefe do Executivo e que, sem surpresa nenhuma, poderá vir a ocupar um lugar no próximo Executivo ou, na pior das hipóteses, continuar a manter uma relação profissional privilegiada com o Governo.
Mais: o processo foi decidido sem concurso público e durante o período em que Chui Sai On ainda era o tutelar da Cultura e, segundo o que todas as partes afirmam, antes de ter tomado rédeas da organização das comemorações. Aspecto este que levanta outro senão, ou seja, a razão pela qual se começou a discutir a adjudicação antes dele tomar posse e só se tomou a decisão depois dele já estar a tomar as decisões importantes.
Não estamos a insinuar que tenha havido favorecimento ou abuso de poder. Estamos simplesmente a apontar factos conhecidos que são susceptíveis de muitas interpretações duvidosas e pouco ou nada abonatórias para o novo Chefe do Executivo.
Como se tudo isto não bastasse, fica-se agora a saber que, afinal, a empresa de Eva Lou ganhou não uma, mas duas adjudicações milionárias do Governo. A juntar às comemorações dos dez anos, junta-se a dos 60 anos da República Popular da China!
A novela está ainda no início, mas parece ir dar muito que falar.
Apetece mesmo dizer que ainda não começou o reinado, já a manta vai rota… O que nos estará reservado nos próximos cinco anos!!!…

333 casos acumulados


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Direitos dos jovens trabalhadores

O deputado Pereira Coutinho interpelou o Governo sobre os direitos dos jovens trabalhadores e sobre a contínua violação dos mais básicos princípios da igualdade dos direitos dos trabalhadores.
Foi ontem na sessão da Assembleia Legislativa.
Fica aqui o texto completo.
As Nações Unidas decidiram decretar o dia 12 de Agosto, o Dia Internacional dos Jovens, (UN International Youth Day) sob lema “Mais e Melhor Qualidade de trabalho para Jovens Trabalhadores”, estimando-se que na próxima década cerca de um bilião jovens atingirão a idade legal para o trabalho. Deste modo, constitui um desafio e uma obrigação geral de todos os países e regiões de garantir postos de trabalho com segurança, estabilidade e boas condições de higiene e segurança, acabando de vez com todas as formas de exploração e precariedade de trabalho que quase sempre afectam principalmente os jovens trabalhadores.
De acordo com o recente relatório das Nações Unidas, em média, os jovens trabalhadores, quer do sexo masculino quer feminino, são duas ou três vezes mais susceptíveis de estarem desempregados quando comparado com os adultos. Quase sempre, os jovens trabalhadores do sexo masculino e feminino são os alvos mais fáceis de exploração laboral, muitas vezes devido à falta de informação e educação quanto aos direitos laborais outras vezes devido ao vácuo da legislação laboral.
Estes jovens são muitas vezes obrigados a exercer horas extraordinárias, trabalho nocturno e por turnos sem qualquer compensação, a aceitarem salários baixos devido à inexistência de sindicatos e legislação relacionada com a negociação colectiva, precariedade do próprio contrato de trabalho e fraca protecção social.
Em Macau e duma maneira geral, o cenário é mais ou menos igual ao acima descrito e bastante negro a nível da precariedade e insegurança do posto de trabalho, podendo a todo o momento, qualquer jovem ou a jovem trabalhadora ser despedida com ou sem justa causa, demonstrando fragilidade da relação contratual e a falta de protecção legal. Para a agravar mais a situação, contribui a inexistência de sindicatos independentes e legislação relacionada com a negociação colectiva, colocando o elo mais fraco da relação contratual como objecto fácil de exploração aquando da celebração e renovação dos contratos individuais de trabalho. Na maior parte das vezes os jovens trabalhadores são confrontados com os meros contratos de adesão, onde quase sempre nem sequer tem uma palavra a dizer sobre o seu próprio contrato de trabalho.
Para agravar mais a situação, em Macau, torna-se difícil para um jovem encontrar o seu primeiro emprego devido em parte à deficiente política de contratação de mão de obra não residente e o exercício abusivo de funções distintas para os quais foram autorizados a trabalhar em Macau, bem como o constante aumento do trabalho ilegal, cujo combate tem sido manifestamente ineficiente.
Assim sendo, interpelo o Governo, sobre o seguinte:
1. Não obstante a nova Lei das relações de trabalho (Lei n.º7/2008) ter entrado em vigor no dia 1 de Janeiro de 2009, os jovens trabalhadores continuam a ser explorados nos seus legítimos direitos tais como o direito de reivindicar os seus legítimos direitos através de sindicatos independentes e pela mesma via poderem negociar de uma forma colectiva os seus contratos individuais de trabalho. Por isso, quanto tempo mais terão de esperar os jovens trabalhadores para que seja implementada em Macau a legislação referente à constituição legal dos sindicatos independentes e legislação relativa à negociação colectiva derivada também da obrigação internacional por via das Convenções Internacionais de Trabalho nº 98 e 87 e que se encontram plenamente em vigor em Macau?
2. Quando é que o Governo vai propor alteração legislativa no sentido de acabar com a exploração dos jovens trabalhadores principalmente do sector do Jogo quanto ao não pagamento da remuneração pelo trabalho nocturno previsto nos termos do nº3 do artigo 39º e nº2 do artigo 41º da Lei das relações de trabalho?

AFTPM reúne com mulheres de meia-idade

A Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau realizou, no passado Domingo, um encontro para discutir vários problemas sociais, dos quais se destacam as dificuldades que as mulheres de meia-idade enfrentam em Macau.
Os resultados deste encontro vão ser enviados para os departamentos governamentais envolvidos para que possam ser alvo de atenção.
A seguir transcreve-se a nota de imprensa da ATFPM relativa a esta reunião.
[“As dificuldades que as Mulheres de Meia-idade enfrentam em Macau”
Nota de imprensa
Para resolver as queixas e injustiças das mulheres de meia idade de Macau, a Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau fez intercâmbios com mais de 800 mulheres de meia idade de diferentes classes sociais desde o início do corrente ano, para receber e trocar opiniões sobre os seus problemas sociais.
A pedido desta comunidade de mulheres, foi organizado pela ATFPM um seminário para abordar profundamente estes problemas sociais, em que o tema foi “As dificuldades que as Mulheres de Meia-idade enfrentam em Macau”. Este seminário realizou-se no dia 09/08/2009, às 15:00, na sede da ATFPM, com a presença de cerca de 60 participantes e foi presidida pela Presidente da Mesa da Assembleia-geral desta Associação, Dra. Rita Santos.
A Presidente apresentou aos participantes os casos resolvidos pela associação e contou-lhes também as suas experiências familiares, profissionais e sociais.
A reacção ao seminário foi muito positiva e os participantes fizeram perguntas sobre várias dificuldades e injustiças sociais para as mulheres da meia-idade como: discriminação nas oportunidades de emprego e na promoção das carreiras; discriminação da idade e sexo; falta de organização nas formações profissionais; dificuldade económica; desigualdades sociais; problemas de acesso aos cuidados de saúde; violência doméstica; problemas de educação dos filhos, falta de creches, falta de asilos para idosos, preços altos de carnes e outros produtos diários, necessidade de habitação, etc. E alguns participantes apresentaram fortes queixas sobre o facto do governo nunca ter enfrentado e resolvido estas injustiças, criando, cada vez mais contrariedades sociais aos cidadãos de Macau.
A ATFPM irá entregar todas as opiniões recolhidas juntos das mulheres da meia de idade ao governo para os devidos acompanhamentos.
A Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau,
Macau, aos 9 de Agosto de 2009
]

Mais 17 casos positivos

Os números da gripe A continuam acima dos dois dígitos diariamente. E, com o aproximar da época da gripe, vão ter tendência a agravar-se certamente se nada for feito entretanto. De vacinas, continuamos sem nada saber. Nem mesmo das normais vacinas da gripe. Se as quisermos tomar temos de as pagar do nosso bolso porque os médicos recusam-se a receita-las se não fizermos parte dos grupos de risco determinados pelo Governo. Os casos eram 317. Do dia 11 até à tarde do dia 12 de Agosto, os Serviços de Saúde registaram 17 novos casos confirmados de Gripe A (H1N1), sendo 9 do sexo feminino e 8 do sexo masculino, com idades variando entre os 3 e os 49 anos de idade. Dos novos casos, um corresponde a uma grávida e outro a um elemento que participou no Intercâmbio para delegações de estudantes universitários realizada em Guangxi, os Serviços de Saúde estão a acompanhar o estado de saúde dos contactos próximos.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

EARTH WATER...

Arrancou esta semana em Portugal um projecto pioneiro de solidariedade.
A água embalada Earth Water é o único produto no mundo com o selo do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), revertendo os seus lucros a favor do programa de ajuda de água daquela instituição.
Em Portugal, Earth Water é um projecto que conta com a colaboração da Tetra Pak, do Continente, da Central Cervejas e Bebidas, da MSTF Partners, do Grupo GCI e da Fundação Luís Figo.
Com o preço de venda ao público (PVP) de 59 cêntimos, a embalagem de Earth Water diz no rótulo que «oferece 100% dos seus lucros mundiais ao programa de ajuda de água da ACNUR», apresentando, mais abaixo, o slogan «A água que vale água».
Actualmente morrem 6 mil pessoas no mundo por dia por falta de água potável. Com 4 cêntimos, o ACNUR consegue fornecer água a um refugiado por um dia.
Todos os dias morrem seis mil pessoas devido à falta de água potável e destas, 80% são crianças.
A cada 15 segundos morre uma criança devido a uma doença relacionada com a água.
Com a criação da Earth Water pretende fazer-se a diferença e melhorar estas estatísticas assustadoras.
Ao desenvolver o conceito "You Never Drink Alone" pretende-se criar solução para a falta de água mundial.

AJUDE!
DIVULGUE!

Mais do "storm surge"

Para quem diz que em Macau os Serviços Públicos não se interessam pelo que se vai escrevendo, apraz-me escrever aqui e publicar a resposta que foi enviada para o email do blog.
Em causa está a questão aqui referida várias vezes sobre o “storm surge”. Os Serviços de Meteorologia de Macau referem que o termo anglo-saxónico foi escolhido por não haver termo em Português. Afirmam, como se pode ler na missiva, que foram consultados o “Secretário do Comité dos Tufões e dos técnicos meteorológicos do Instituto de Meteorologia de Portugal e chegamos à conclusão que os termos referidos são uma descrição do fenómeno e não o nome propriamente dito.” Mais dizendo que “o nome “ressaca” para indicar este fenómeno foi utilizado como uma evolução semântica da palavra.” No entanto, não consegui perceber evolução semântica de quê!
Depois terminam dizendo “agradecemos o seu empenho em vincar a utilização do português, como uma das línguas oficiais da RAEM, mas este fenómeno causado por sistemas tropicais onde não existe tradicionalmente no vocabulário português, dado que Portugal é um país com clima temperado.
Nós agradecemos também e concordamos com o facto de Portugal ser um país de clima temperado. Mas, nem só de Portugal é feita a língua portuguesa. Aliás, na sua maioria os falantes de Português são de países tropicais ou subtropicais e, em tais países são usadas as denominações referidas e não o “storm surge”.
Fica, para que não nos acusem de parcialidade, a publicação integral da resposta dos SMG e os links para os posts anteriores.



--A mensagem dos SMG--


Para: “webmaster webmaster” webmaster@pubeditions.com
De: Direcção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos meteo@smg.gov.mo
Data: 11 de Agosto de 2009
Assunto: Leiam acerca do Storm Surge
Nossa Referência: SRQ/ 1169

Agradece a importância que V. Exa. dê ao nome do fenómeno de sobreelevação das águas provocada pela aproximação de tempestade tropical.
Tivemos a oportunidade de consultar documentação técnica em português sobre a matéria de meteorologia publicada em português, tivemos trocas de opiniões com o Secretário do Comité dos Tufões e dos técnicos meteorológicos do Instituto de Meteorologia de Portugal e chegamos à conclusão que os termos referidos são uma descrição do fenómeno e não o nome propriamente dito.
O nome “ressaca” para indicar este fenómeno foi utilizado como uma evolução semantica da palavra.
Agradecemos o seu empenho em vincar a utlização do português, como uma das línguas oficiais da RAEM, mas este fenómeno causado por sistemas tropicais onde não existe tradicionalmente no vocabulário português, dado que Portugal é um país com clima temperado.

Com os melhores cumprimentos.

O Director,
Fong Soi Kun


--FIM--

300 casos confirmados


Desde o início da detecção de casos de gripe A em Macau já se registaram três centenas de pessoas infectadas. Só ontem foram confirmados mais 11 casos, enquanto que mais uma pessoa tinha alta hospitalar. “Do dia 10 até à tarde do dia 11 de Agosto, os Serviços de Saúde registaram 11 novos casos confirmados de gripe A (H1N1), sendo 5 do sexo feminino e 6 do sexo masculino, com idades variando entre os 8 meses e os 45 anos. O estado de saúde do bebé é estável e a mãe, no dia 9, foi confirmada estar infectada pelo vírus da gripe A H1N1. Ambos tinham-se deslocado a Hong Kong dias atrás. Os Serviços de Saúde estão a acompanhar o estado de saúde dos contactos próximos destes doentes. Por outro lado, a delegação composta de estudantes universitários que se deslocou a Guangxi para participação na Cimeira de Intercâmbio para delegações de estudantes universitários vindas do Interior da China, Taiwan, Hong Kong, Macau e Sudeste Asiático, realizada em Longyuan-Guangxi e Hong Kong, já chegou a Macau no dia 10.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Um cheirinho do meu artigo

No dia 14 será publicado um texto onde se fala da polémica que já envolve o Governo que ainda não o é! Isto promete pelo menos para cinco anos… Ainda a procissão vai no adro já o povo grita… Para ler n’O Clarim na próxima edição. “Apesar de todas as críticas que possam ser feitas às “opções”, o mais alarmante é a forma de como foi feita a escolha. Apesar do Governo dizer que tudo foi feito dentro da legalidade, a verdade é que “à mulher de César não basta sê-lo, tem de o parecer”. Este dito popular assenta que nem uma luva neste caso em que apesar de dizerem que são honestos, os factos parecem apontar para outras evidências.

FP já não precisam de declaração “polémica”

Já no Domingo os casos chegavam aos 275, com mais oito casos confirmados positivos. Entretanto, oito pacientes tiveram alta hospitalar. “Desde o dia 8 até à tarde do dia 9 de Agosto, os Serviços de Saúde registaram 8 novos casos confirmados de gripe A (H1N1), sendo 5 do sexo feminino e 3 do masculino, com a idade máxima de 44 anos e a mínima de 4. Uma dessas pessoas e um confirmado ontem recebiam explicações na mesma turma do centro de explicações “Leng Fong” sito no Edifício Jardins Sun Yick, tendo essa turma sido suspensa e estando os Serviços de Saúde a acompanhar o estado de saúde das restantes crianças dessa turma e em contacto estreito com as afectadas.
Entretanto, recentemente foi anunciado que para os Funcionários Públicos já não há necessidade de preencherem a declaração que os obrigava a dizer onde planeavam ir, onde estiveram e por onde andaram, nas suas horas fora de serviço. Depois de várias reclamações o governo decidiu retirar a obrigatoriedade da declaração mas sem perder a face. Justificou-se a não necessidade da declaração com o facto de não ser mais possível saber se os casos são locais ou importados!

267 casos de Gripe A



NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...