Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Autoridades apresentam trabalho

O SER humano é, por natureza, inconformado e sempre pronto e predisposto a fazer críticas sobre tudo o que o rodeia. Dou aqui a mão à palmatória porque, nestas mesmas páginas, na maioria das vezes, escrevo mais sobre injustiças ou dou voz a críticas. Pontos de vista que apenas são guiados pelo meu critério e a minha opinião como cidadão livre e preocupado com o que me rodeia. Não significa que esteja sempre certo, nem que seja a visão da maioria da população É apenas a minha e, consoante critérios que nem sempre são os mais lineares, dou-lhes a devida ampliação junto dos leitores, esperando sempre que tenham alguma receptividade junto de quem é visado.
Quem nos lê deve lembrar-se de que, recentemente, falei da falta de iluminação na Fortaleza do Monte. Pois, desta vez, ao contrário do que geralmente aqui acontece (mas confesso que isto me dá muito mais prazer), quero elogiar o trabalho das autoridades e de quem se responsabiliza pelo local. Aproveito para confirmar que o problema fora já resolvido. Cinco dias depois de ter sido publicado o artigo sobre o assunto, a iluminação foi reposta. Digamos que foi rápida e pronta a acção dos responsáveis pela Fortaleza. Agora apresenta-se mais segura e muito mais atraente à noite. Quem por ali der umas voltas no fim do dia, agradece e mostra-se satisfeito com o facto de haver iluminação em todo o perímetro do monumento. Aqui deixo, pois, os parabéns a quem leu o artigo e decidiu actuar para rectificar a situação. Os moradores, os demais cidadãos e os turistas agradecem, certamente, o dito melhoramento.
Continua, no entanto, a sentir-se necessidade de mais policiamento no local, especialmente à noite. A certas horas, quem por ali circula sente-se inseguro, tendo em conta situações de assalto ou até de assédio, que por vezes acontecem. Não tenho conhecimento de nenhum caso grave, mas, se o local não for vigiado, por exemplo com a passagem de hora a hora de um agente da autoridade no perímetro, temo que algo possa vir a acontecer a alguém mais incauto.

Obras ilegais vão abaixo

Outro caso, mas agora de construções ilegais num prédio também na mesma zona da Fortaleza do Monte, mais concretamente num edifício que tem fachada na Calçada do Monte e na Rua do Sol, e que aqui também abordei há tempos ilustrando-o com várias fotografias da evolução da construção, tenho também o gosto de referir que têm sido tomadas algumas medidas para resolver o problema. Apesar de, aparentemente, se assemelhar mais difícil de resolver, porque se trata de construções fixas, parte delas foram desmanteladas dias após o assunto ter sido abordado e, recentemente, verifiquei que as restantes estruturas foram já alvo de notificação por parte da DSOPT, com editais afixados nas duas línguas oficiais nos acessos ao edifício em questão. Espera-se que os visados resolvam rectificar a situação e repor a segurança no edifício. Os vizinhos, sem dúvida, mostrar-se-ão satisfeitos e gratos pelo facto de estarem agora a viver num local mais seguro.
Acontece, porém, que os editais afixados na portaria principal do prédio em questão – não sei se contra a lei – foram retirados. Não se sabe por quem, mas quero pensar que as autoridades terão outras formas de fazer cumprir a lei na sua totalidade.

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...