Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

sexta-feira, 6 de março de 2009

Governo contesta Tribunal!

Hoje vinha estampado em quase todos os jornais locais uma notícia que aludia ao facto da companhia de jet-foils da Venetian ter visto a sua licença revogada pelo Tribunal de Segunda Instância. Com esta decisão, tomada depois da queixa feita por outra empresa que tinha concorrido à licença, a empresa americana ficou em terra.
O mais surpreendente em tudo isto é que agora o Governo vem contestar a decisão do TSI metendo-se ao lado da concessionária americana!
Algo vai mal em Macau quando o próprio Governo contesta decisões tomadas por órgãos que, supostamente, deveriam ser soberanos e acima de qualquer suspeita. E, pior ainda quando o Governo toma partido e se mete ao lado de uma empresa privada protegendo os seus interesses.
Por muito que digam que são os interesses de Macau acontece que do terminal da Taipa apenas a empresa da Venetian opera!

Vide a notícia oficial…

Imprensa de Macau (06/03/2009)

Para quem lê chinês




Imprensa de Macau (06/03/2009)

DESTAQUE
Corrupção condiciona trabalhos em Pequim e influencia escolha do próximo Chefe do Executivo. Manuela António e Anabela Ritchie reposicionam-se. Pereira Coutinho reuniu com Cansado de Almeida. Genérico de Pequim para as enxaquecas de Macau

UNIÃO EUROPEIA APERTA O CERCO À ESCALA MUNDIAL
China salva centro «offshore» de Macau.
A União Europeia quer apertar o cerco aos «offshores» instalados em paraísos fiscais, para dar maior transparência ao sector bancário e financeiro de todo o mundo. As consequências poderiam ser imprevisíveis para Macau, não fosse o facto de existir um conjunto de avançadas regras anti-branqueamento de capitais e do território ser parte integrante da República Popular da China, um gigante económico que é, apenas, o terceiro país mais rico do planeta...

LEI DA SEGURANÇA DO ESTADO JÁ ENTROU EM VIGOR
Amnistia e UE mantêm reservas

LOCAL
Livraria: Casa de Portugal não vira as costas

OPINIÃO
Cônsul e Monjardino
Olhar para o lado positivo
Géneros e transgénicos

quinta-feira, 5 de março de 2009

Crise para todos...

Pois bem… a crise chega mesmo a todo o lado… Até mesmo à segunda maior economia do mundo (discutível nos tempos que correm) e aos seus cidadãos mais idosos.
O Japão era já conhecido e famoso por ser o país com mais pessoas com idade superior à centena de anos e, para fazer homenagem ao título, era já tradição o Governo ofertar uma taça de prata aos felizardos.
Pois, parece que agora até isso acabou… agora ficam mais pequenas!
(em inglês o texto no Yahoo News)

Hong Kong barrado

Continua a polémica entre Macau e Hong Kong… Novela de cordel… Depois da proibição da entrada de destacados líderes da antiga colónia britânica em Macau. Agora os políticos de Hong Kong pedem que sejam dadas explicações oficiais por parte dos “irmãos” de Macau.
Quanto a mim são mais desculpas para que o artigo 23 não chegue a passar em Hong Kong. Lembrem-se que, aquando da primeira tentativa, a população veio para a rua reclamar.
Resultado? O Governo do antigo chefe do executivo foi obrigado a voltar atrás e retirar a proposta de Lei para que a normalidade voltasse.

Em Macau… reclamaram, criticaram, opinaram mas, no fim, tudo na mesma… Aprovado no hemiciclo pela quase totalidade dos ilustres deputados!


Leiam aqui no HM o que se diz...

Ou aqui no JTM o que dizia ontem o pseudónimo...

quarta-feira, 4 de março de 2009

Memorias vivas

Para quem ainda se lembra de ver estes mapas nas paredes das escolas! Tempos idos em que Portugal “era” uma grande “nação” (no meu tempo era já história). Muitos ainda recordam estes tempos com nostalgia.
A verdade é que Portugal fez uma péssima descolonização e o resultado está à vista de todos passados todos estes anos. Basta olhar para Timor e os países africanos antigas colónias. Não falemos de Macau porque, segundo os livros chineses nunca fora uma colónia mas sim um território aforado (seja lá o que isso signifique).
Mas, nem tudo são aspectos negativos. Para aqueles que nos fizeram sentir culpados pela má descolonização (como a França e o Reino Unido) porque, aparentemente tinham conduzido as suas “exemplarmente”, temos agora notícias de que nem tudo correu como querem fazer crer. Basta para isso ver os problemas sociais que têm surgido nos países que foram colónias destas potências europeias, ou que ainda hoje são “protectorados”.

China quer...

Recentemente foi levada a leilão a colecção de YSL. Desta faziam parte, entre outras peças, duas que foram roubadas da China pelos franceses no século XIX.
Como já é habitual, a China opôs-se à venda, o que é absolutamente normal.
Anteriormente o detentor das peças tinha dito às autoridades chineses que as devolveria, de livre vontade, se a China estivesse disposta a iniciar conversações para a democratização do Tibete.
A China, sendo um país que não admite que interfiram na sua política interna (olha para o eu digo, não para o que eu faço!), riu-se da oferta e recusou-a como sendo inadmissível.
No recente leilão um galerista chinês arrebatou as peças por uma “fortuna”. No entanto, agora recusa-se a pagar afirmando que licitou em nome do “povo” chinês e que as peças devem ser restituídas à China sem pagar um chavo!
Existe uma definição de Direito de Propriedade Privada que a China parece ainda não entender, apesar de estar consagrado na sua constituição. São peças privadas (roubadas ou não a questão é outra) e não podem ser retiradas ao seu legal proprietário sem o seu consentimento.

"No iPhones" na casa do Bill

E esta hein... O Bill Gates ainda não digeriu muito bem a liderança da Apple no campo dos telemóveis e dos leitores de mp3… a dor de cotovelo é tanta que até em sua casa ficou proibido o uso de tais aparelhos… a família usa apenas hi-tech made in Microsoft… (hehehe)… nem este feito de malha...

Irritado

Irritam-me pessoas que só pensam nelas. Pessoas que, sempre que podem, infernizam a vida dos seus vizinhos.
Hoje foi a minha vez. Tenho de fazer umas obras na cozinha de casa. Os homens para fazer o trabalho chegaram por volta das 10 da manhã e logo que começaram a partir parede o meu vizinho veio reclamar dizendo que não queria barulho…
Tanto quanto sei o período de silencia é das 8 da noite às 8 da manhã!

terça-feira, 3 de março de 2009

Ver ao longe

É assim que muitos de nós olha para o nosso país de origem.
Para quem vive longe do local onde nasceu, olhar para a sua terra muitas vezes traz-lhe sentimentos de nostalgia. Sentimentos que, regra geral, quando temos a oportunidade de regressar de férias logo ficam dissipados.
Neste caso, Portugal já não é o que era. E, acredito que nunca mais o virá a ser.
Este blog despretensioso vai tentar acompanhar algumas das parvoíces que se vão fazendo por Portugal e por outros países.


Vai estar aberto a todos quantos queiram participar e será aberto a todo o tipo de opiniões (dentro do socialmente aceitável claro!).


Um bom dia a todos...

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...