Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

quarta-feira, 4 de março de 2009

Memorias vivas

Para quem ainda se lembra de ver estes mapas nas paredes das escolas! Tempos idos em que Portugal “era” uma grande “nação” (no meu tempo era já história). Muitos ainda recordam estes tempos com nostalgia.
A verdade é que Portugal fez uma péssima descolonização e o resultado está à vista de todos passados todos estes anos. Basta olhar para Timor e os países africanos antigas colónias. Não falemos de Macau porque, segundo os livros chineses nunca fora uma colónia mas sim um território aforado (seja lá o que isso signifique).
Mas, nem tudo são aspectos negativos. Para aqueles que nos fizeram sentir culpados pela má descolonização (como a França e o Reino Unido) porque, aparentemente tinham conduzido as suas “exemplarmente”, temos agora notícias de que nem tudo correu como querem fazer crer. Basta para isso ver os problemas sociais que têm surgido nos países que foram colónias destas potências europeias, ou que ainda hoje são “protectorados”.

1 comentário:

  1. Bem-vindo ao mundo bloguista. Vou lincar aos meus: "venenosos e de história entre Portugal e a Tailândia".
    Abraços

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário.
Volte sempre.

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...