Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

sábado, 16 de maio de 2009

Acabou-se os blogs d'amigos

O meu blog não é local de alimentar polémicas e não servirá, certamente, para entrar em polémicas.
Claro é que, como sendo meu, entra e sai a informação que eu bem entender. Assim como os comentários. Como eu, outros fazem comentários, e a sua aprovação fica a cargo do administrador de cada local.
Quanto aos links, que ultimamente têm levantado tanta polémica porque estão uns e não outros. Aplica-se a mesma máxima, estão os que eu quero e não estou os que eu considero serem dispensáveis.
O que não quer dizer que, de tempos a tempos, uns entrem, saião e voltem a entrar. É esse o livre arbítrio de ser o signatário do blog.
Não é por mal que se meter ou retira ligações, é apenas uma questão temporal.
Para que não se firam susceptibilidade, a partir de agora, e por tempo indeterminado, deixa de existir lista de blogs amigos
Desde já as minhas desculpas a quem, porventura, se sinta atingido, especialmente os que me fizeram chegar missivas, algumas delas de carácter insultuoso e ameaçador!
João, Pedro, Toni, Pessaía, Bucas, Sião, PedroAlm, José, Pedrinha, Estilos e outros, já não têm que reclamar mais pois não haverá mais listas de blogs pública…
Quanto ao que me toca, tanto me faz que tenham o link do meu blog no vosso, ou que o citem. Tanto me faz como se me fez, como se diz lá para a minha terra.
Não entre na blogoesfera à espera de pagar favores ou de que me fizessem favores. Isto não passa de um veículo para passar informação e que o vê de forma diferente deveria, certamente, fazer algo de mais construtivo com a sua vidinha.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

YES MAN na Assembleia Legislativa

Não consigo perceber os nossos representantes na Assembleia Legislativa. Desde sempre que vêm reclamando da actuação do governo no que diz respeito à provação de regulamentos administrativos, nomeadamente dos que são aprovados com carácter de urgência, o que tem sido habitual nestes últimos tempos de final de mandato. Por um lado, não se percebe a pressa do Governo em recta final querer aprovar tudo quanto é projecto que deveria ter sido aprovado e analisado ao longo dos últimos 10 anos.
Quanto aos deputados, e à presidente da AL, continuo a dizer que não os percebo. Reclamam, fazem reparos, chegam mesmo a mostrar-se indignados mas, no final, aprovam tudo o que lhes vai parar às mãos!
De que vale andarem a dizer que estão contra a forma como o governo subalterna a AL se no final dizem todos que sim senhor!
No último episódio, ontem, foi a votação urgente o diploma que altera a Lei de Bases da Organização Judiciária. Susana Chou deu nas orelhas de Florinda Chan (há muito que Susana Chou anda de candeias às avessas com a sua antiga pupila!) mas o único deputado que manteve a sua coerência foi Pereira Coutinho, que se mostrou indignado e manteve o seu voto contra. Não vale de nada mas pelo menos marca a sua posição. Os outros, reclamam, dizem mal, saltam, estrebucham, gritam, mas quando chega à hora de apertar o botão da votação é tudo “YES MAN”.
Santa ignorância!

Análises distantes

Ouvi dizer que a Rádio Macau vai fazer um debate dos 10 anos do mandato do Chefe do Executivo... Convidando os decanos do jornalismo em Macau, José Rocha Dinis e Ricardo Pinto. O terceiro convidado, do Hoje Macau, Carlos Picassinos. Um debate que será moderado por outro decano, o Gilberto Lopes.
Nada de mais, um representante de cada diário de língua portuguesa para debater 10 anos de leme de Edmund Ho.
O que me faz confusão é que, para se falar e fazer o balanço de uma década é, em princípio, necessário tê-la vivido na primeira pessoa!
Um destes intervenientes não está em Macau há mais de 10 anos… a não ser que me engane…
A Rádio macaca continua a surpreender-nos pela positiva… Como se não houvessem jornalistas suficientes em Macau há mais de 10 anos!Não se mete em causa a competência profissional do jornalista em questão… a questão que se levanta é a seguinte: como se pode falar e analisar algo que não se viveu? Que rigor terá essa informação?

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Autocarro na passadeira!

Vejam este autocarro à hora de almoço nos semáforos em frente do Edifício do IACM (Leal Senado). Estava uma fila formada desde os semáforos do Banco Nacional Ultramarino (cruzamento entre a Avenida Almeida Ribeiro com a Avenida da Praia Grande) mas mesmo assim este “profissional” considerou que, e porque tinha sinal verde, deveria avançar e parar no meio da passadeira!
O resultado está à vista de todos, transporte público em perfeita transgressão das mais básicas leis do trânsito e cheio de passageiros. Parado no meio da passadeira, agora com sinal verde para os peões, impedindo a livre passagem dos transeuntes, obrigando-os a manobras arriscadas para atravessar a rua!
Mas o pior é que ninguém fiscaliza! Do outro lado da rua, junto à rua do Dr. Soares, ao lado do Edifício do IACM (Leal Senado), estavam dois agentes da PSP em amena cavaqueira como se nada se passasse!
Se fosse um carro ou motorizada mal estacionada já estariam de bloco na mão!
E assim vivemos em Macau… paciência…

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Chui mais Chui (updated)

É só Chui Sai On nos jornais de Macau nas edições de hoje!
Ainda há poucos dias poucos eram os que se arriscavam a fazer elogios à pessoa do ainda secretário dos Assuntos Sociais e Cultura. Hoje, é só elogios e palavras cheias de mel para o que, sem surpresas, irá ser o novo chefe de Santa Sancha.
A hipocrisia em Macau é tanta que até dá dó!
Desde sempre que se sabia que Chui Sai On, filho de Chui Tak Seng e sobrinho do segundo líder da comunidade chinesa (Chui Tak Kei) atrás do pai do actual Chefe do Executivo (Ho In, pai de Edmund Ho), pelo que a surpresa de alguns só pode ser mesmo forçada.
A verdade é que ao longo de 10 anos Chui Sai On fez algumas coisas positivas mas, sinceramente, o saldo é mais negativo do que positivo.
De bom destacam-se trabalhos na área do turismo e cultura que, no entanto, não servem para tapar a desgraça em que deixou todo o sistema social, com grande destaque para a Saúde onde, sem problemas de consciência e aos olhos de todos, deu sempre prioridade ao sector privado. Não fosse a família a grande interessada por detrás do maior hospital/fundação privada do território e com grandes e históricas ligações ao poder central.
Quem não se lembra do tão pedido hospital do Governo para a Taipa que nunca surgiu porque o secretário defendia que não era necessário. No entanto, tempos depois surgiram dois privados, um do Kiang Wu e outro da UCTM! Agora, depois destes dois estarem de pé e a funcionar, ficou prometido o do Governo!
Pergunto-me, se não se justificava antes do aparecimento de dois privados, justifica-se agora ou será apenas para calar a população que não é cega?
Li no Hoje Macau estas curiosas declarações de várias personalidades de Macau. Passo a transcrever algumas visto ainda não estarem disponíveis na internet. Quando estiverem disponíveis online disponibilizarei aqui o link. O prometido é devido… aqui está o link que falei ontem para os comentários que transcrevia em parte… (Hoje Macau)
Ambrose So, director executivo da SJM
"Chui Sai On contribui para o desenvolvimento de Macau ao longo dos últimos dez anos. É um muito bom candidato. Tem as qualificações e um perfil que se adequa ao cargo de Chefe do Executivo. Qualquer candidato que sirva o bem-estar de Macau e siga o princípio ‘um país, dois sistemas’ terá o nosso apoio”.
Lionel Leong Vai Tac, deputado da ANP
"É um candidato adequado. A comunidade não deveria apenas concentrar-se em saber que é o candidato certo mas também na equipa que vai gerir os destinos de Macau, ou seja, como é que vamos formar um bom Governo. Quem conseguir ter o apoio pleno dos funcionários públicos e da comunidade vai ser o líder ideal. Não se trata de ser um líder dos líderes mas uma pessoa entre as pessoas”.
Miguel de Senna Fernandes, presidente da Associação dos Macaenses
"É uma candidatura boa do ponto de vista da comunidade macaense. É um nome bom porque reúne consenso e em princípio tem condições para receber o apoio da comunidade. Há que realçar as coisas boas do actual Governo: há uma série de áreas que floresceram em Macau, nomeadamente a cultura, e que estão na tutela de Chui Sai on. Ninguém gosta de rupturas”.
O único que se manifesta frontalmente contra é o deputado Au Kam San.
"Há dúvidas que tenha capacidade para ganhar as eleições. Chui Sai On apenas preenche as expectativas de quem quer um Chefe do Executivo medíocre e pouco ambicioso. É como secretário que ele se apresenta como candidato: terá que reagir aos erros que foram detectados durante os tempos em que esteve à frente do Governo. A gestão orçamental dos Jogos da Ásia Oriental é apenas um dos problemas”.
Eu lembraria ainda que este candidato, aquando da apresentação da candidatura de Macau a Património Mundial da UNESCO referiu que o território se caracterizava pela presença da cultura ocidental (romana, se não me engano de acordo com a tradução) e a chinesa, nada de referências a cultura portuguesa ou de cariz lusófono. Pelo que quem defende que “é amigo da cultura portuguesa” e que será um bom candidato para “nós” deverá vir a ter algumas surpresas.
A finalizar, seja como for, o ideal é que seja um bom candidato para Macau e para todos os que são residentes de pleno direito de Macau, sem olhar a etnias, culturas ou nacionalidades. Devemos todos ter os mesmos direitos e obrigações sem quaisquer tipos de compadrios.
Entretanto, vejam a curiosa rede de ligações elaborada pelo site “silobreaker.com” acerca de Fernando Chui Sai On.
Vamos ver quem se segue!

Cover Girl Macau esquece português

A última das irmãs Pedruco a ganhar o título de Miss Macau, Guiomar Pedruco, lidera o projecto da “Macau Cover Girl”. Uma iniciativa que visa encontrar modelos de Macau que possam servir para representar o território nas capas de revistas de moda.
O projecto até tem o seu quê de original e deve ter pernas para andar. Somente critico o facto de, se querem representar Macau, devem começar por o fazer com o uso das línguas oficiais e não apenas em chinês e inglês.
Tendo uma pessoa de nacionalidade portuguesa, e cultura portuguesa, a dirigir o projecto, mais uma razão para que tal não seja esquecido. Afinal temos de ser nós os primeiros a defender os nossos interesses.
Por outro lado, havendo no cartaz de promoção diversas entidades, entre elas um jornal de língua portuguesa, mais razões h’a para que tal seja levado à letra.
Afinal temos chinês e português como língua oficial na RAEM. O inglês não identifica Macau e as Pedruco deveriam sabê-lo…
Afinal muitas das candidatas podem ser portuguesas de nacionalidade!

O estado a que isto chegou!

Num dia em que o chefe máximo dos assuntos sociais e cultura de Macau anunciou aquilo que todos já sabíamos, a sua candidatura a Chefe do Executivo, deparei com este exemplo do estado da Saúde na RAEM.
Uma pobre senhora, nas urgências do hospital público, esperando há horas com a família (eu cheguei depois e foi atendido antes), e com uma cadeira de rodas que já devia estar no lixo há muito tempo. Só me apeteceu perguntar aos Serviços Sociais do hospital se o IASM não tinha uma cadeira de rodas para dar à senhora.
A senhora, de idade avançada, provavelmente sem posses para comprar uma cadeira nova com encosto de cabeça, teve de improvisar na sua velha cadeira, atando uma almofada imunda com umas cruzetas de pendurar a roupa no roupeiro, de forma a que a sua cabeça ficasse amparada enquanto se senta na cadeira.
Um bom exemplo para a campanha de Chui Sai On no campo da Saúde e dos Assuntos Sociais!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Subway em Macau


Numa altura em que se fala de metro ligeiro, ou de superfície, ou elevado, ainda ninguém se apercebeu que já temos Metro em Macau.
Eu tão pouco me tinha apercebido e boquiaberto fiquei quando deparei com tal informação! A minha admiração foi tanta que me dei ao trabalho de contornar a rotunda só para fazer estas fotografias e ter a certeza do que tinha acabado de ler!
Esta placa (em duplicado visto estar nos dois lados da estrada) encontra-se na zona do COTAI, na estrada que vai para o Posto Fronteiriço da Ponte Flor de Lótus.
Como se pode ler (desculpem as fotos não têm muita qualidade!), Subway! E a subsequente tradução em português perfeita, passagem inferior para peões. Mas, tanto quanto sei, “subway” não é, nem de longe nem de perto, um túnel para peões mas sim a designação americana para Metro (a britânica é “tube”)
Não faço ideia de quem será a responsabilidade de tal placa, visto não obedecer às características da sinalização vertical da RAEM, nem tal é indicado na mesma. No entanto, acredito ter sido ali metida por um serviço público que, no mínimo, deveria ensinar os funcionários a utilizar um dicionário!
É o mínimo que se pede...
Subway é metro! O que ali se quer sinalizar poderá ser traduzido, livremente, para “underground passage for pedestrians

Santa estupidez!

Raios partam a santa ignorância daqueles que passam por Macau e que, depois de alguns dias no território, voltam à parvónia e metem-se a emitir declarações do tipo das que o actor Diogo Amaral, da novela da TVI que recentemente viu algumas imagens rodadas no território, proferiu.
Este sinólogo e conhecedor de Macau diz que gostou do território (pudera, tratado como um rei durante os dias que aqui esteve), só não gostou da culinária porque não se vê a comer cão ou barbatana de tubarão!
Pobre do rapaz, deve ter passado fome. A nossa dieta conta com estes dois ingredientes assim como a dieta em Portugal conta com as tripas ou com os caracóis!
Raios partam tanta ignorância das figuras públicas da Santa Parvónia à beira mar plantada. Mais valia ficarem de boquinha calada e dar a cara para a fotografia. Pelo que parece é mesmo só cara, o cérebro há muito que se foi!
Ah Diogo, da próxima vez que vieres contacta-me... Eu levo-te a comer tartaruga que, a par do cão e das barbatanas de tubarão, perfaz a trilogia da dieta de Macau…
Não voltem por favor…
Só poderia ser resultado dos Morango com Açúcar, actores e personalidades feitos à martelada!

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...