Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

SAGRES devia zarpar

A polémica envolta da SAGRES e da sua não vinda a Macau está cada vez mais condimentada. Agora, como se lê por toda a imprensa em artigos baseados num despacho da LUSA, o comandante veio enaltecer a recepção dada ao veleiro em Xangai. Afirmando mesmo que é a melhor que tiveram até hoje. Declaração que deve ter deixado muito contente quem os recebeu anteriormente!
As confusões são tantas, com a Defesa a dizer uma coisa, os Negócios Estrangeiros outra e até a China afirma uma terceira versão.
Agora, de acordo com uma fonte da Capitania dos Portos de Macau, afinal a SAGRES poderia vir a Macau visto que dos quatro portos do território, dois deles teriam condições técnicas para a receber. E, mesmo que assim não fosse, haveria sempre a hipótese de a fundear ao largo de Macau e organizar uma ligação de barco para quem a quisesse visitar.
Sinceramente deixa-me triste, seja qual for a justificação para a não vinda do barco a Macau. Seria uma oportunidade única para os residentes do território visitarem uma embarcação única no mundo.
Com um pouco de boa vontade da parte da China penso que tudo se poderia resolver. E, caso assim continue, volto a dizer que Portugal deveria ordenar à Marinha para zarpar rumo a Díli rapidamente.
Fiquem com algumas imagens da passagem da SAGRES por Macau em 1979...

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

SAGRES devia deixar Xangai...

A pouca vergonha veio agora a público numa notícia avançada, em primeira mão pelo blog de João Severino. Embora digam, e como comprova o plano de navegação agora dado a conhecer, a não vinda a Macau era conhecida há muito tempo por quem está envolvido no projecto.
O navio escola SAGRES afinal não vem a Macau na sua viagem de circum-navegação. Depois de ter navegado todo o continente americano e ter atravessado o Oceano Pacífico rumo ao Japão, está agora em Xangai. Mas, com atracagem marcada para Macau no dia 28 de Agosto e partida agendada para o primeiro dia de Setembro rumo a Timor Leste. No entanto, apesar do pedido ter sido feito há vários meses segundo os responsáveis pela missão, a resposta de Pequim foi negativa. As versões sào várias, desde o facto de Macau não estar autorizado a receber embarcações de Guerra (o que contradiz com o facto de Hong Kong as receber frequentemente, mesmo que para tal precisem de autorização de Pequim) ou porque Macau não tem condições técnicas para que o barco atraque em condições de segurança.

Bom, sendo pouco diplomático, apetece-me dizer para mandarem a China às favas! Levantando âncora o quanto antes de Xangai, fazendo as autoridades de Pequim perder a face. Pois a Portugal só resta mostrar que, apesar de pequenos, temos coluna vertebral. E, se não vos deixam passar por Macau que tem toda a carga histórica que é do conhecimento público, também nada fazem em Xangai.
É de lamentar que as autoridades de Macau e da China cheguem a este ponto, não se mostrando abertas a colaborar e encontrar uma solução que possibilite a vinda, tão simbólica, deste embaixador da boa vontade e da fraternidade entre as nações.
Por onde passa, nas palavras do seu comandante, mas também dos milhares de marinheiros que no SAGRES tiveram o prazer de navegar, a embarcação granjeia elogios e deixa amigos. Se a China não a quer em Macau, pois que Portugal não a queira em Xangai e que parta, imediatamente, rumo a Díli para prosseguir viagem por países onde é acolhida de braços abertos. O navio escola, depois de chegar a Timor Leste segue para Jacarta, Banguecoque e Singapura. A viagem de regresso a Lisboa terá início em Malaca e rumo traçado por Kuala Lumpur na Malásia, Goa na Índia e Alexandria no Egipto, passando por Argel e chegando a Lisboa, finalmente, no dia 23 de Dezembro.

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...