Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Caos devido a um "tefellin"

O mais recente susto relacionado com uma ameaça de bomba num avião pode muito bem servir de piada. Ao contrário do que se pode pensar, muitos de nós certamente que cometeria o mesmo erro.
O incidente deu-se nos Estados Unidos e envolveu dois jovens, um deles judeu ortodoxo. Este, como todos os judeus que levam a sua religião ao limite, usava uma peça da indumentária judaica chamada de “tefellin”. Aos olhos de uma pessoa que não esteja familiarizada com a religião judaica, um “tefellin” passará muito facilmente por uma qualquer engenhoca que pode explodir a qualquer momento. Aliás, foi o que o jovem americano pensou, tendo logo alertado a tripulação do avião que deu ordem para que a aeronave fosse desviada e aterrasse.
Depois de um interrogatório veio a apurar-se que nada de grave se passava e que tudo não tinha passado de um falso alarme devido ao desconhecimento por parte do passageiro.
Um “tefellin” é um artefacto constituído por duas caixas com uma tira do mesmo material, com versos sagrados no seu interior e que é utilizado, e de ser usado, nas orações da manhã. No entanto, o artefacto, pela sua forma e pela sua colocação no corpo do crente, leva facilmente a outras interpretações. Uma das caixas de cabedal é colocada na nuca sendo que a tira de cabedal é usada para a manter nessa posição. A outra é colocada no braço com a tira de cabedal enrolada nesse membro do crente.
Portanto, quem não sabe e vê alguém usando duas caixas suspeitas atadas ao corpo, facilmente poderá ser levado a pensar o pior!
Não censuro o rapaz que causou o pânico, assim como não censure o judeu por ter sido causador do engano. Cada um tinha a sua convicção.
Lembro-me de toda a polémica em França acerca da proibição do uso de véus e “burkas” às mulheres muçulmanas. Não seria também preferível que a Lei fosse mais abrangente? Ou será que os judeus estão acima da Lei?

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Being a Bone Marrow Donor

Following the previous post on the URGENT need to find a compatible bone marrow donor for Afonso, I use this opportunity to clarify some doubts about donating bone marrow.
The initial collection for the compatibility testing can be done without any type of surgery.
Compatibility test can be done through a simple blood sample. If the person is compatible with some patient in need, will be asked to her if still want to proceed and which method want to use. There are two methods to extract bone marrow material.
The best known, and oldest, it’s a minor surgical procedure with anesthesia, which is a small puncture to the pelvic bones to remove a portion of the bone marrow (the bone marrow is renewable, and can donate more than once). This process is what stops most of the people from becoming donors.
However, nowadays is another process that involves the collection of blood, without any surgical intervention. Let's say it will be similar process (do not start attacking me, I am using this only as an example) to hemodialysis, where blood leaves the body by one arm, passes through a machine that removes the cells that are required, and re-enters the body of the donor thru the other arm.
Before the collection the donor will have to take medication that stimulates the creation and concentration of cells needed for transplant.
This information can be found on the website of the Bone Marrow Donor Programme (http://www.bmdp.org/faq.html).

Moreover, the donor may, at any time and without having to explain his reasons, refuse to donate.

Please, at least disclose this information and help save lives.
Who knows if tomorrow we will not be in need of help also.

Ser dador de medula

(for the ones who dont read or understand portuguese, please use the translator on the right side. It's not perfect but will be enough to understand the main idea on this text. Meanwhile, I will try to post if in English ASAP with links also in English)

No seguimento do anterior post, relativo à necessidade URGENTE de se encontrar um dador de medula compatível com o Afonso, aproveito para esclarecer certas dúvidas que me chegaram por email e por comentários no blog.
A recolha de medula, ou na fase inicial os testes de compatibilidade, podem ser feitos sem recurso a qualquer tipo de intervenção cirúrgica.
A compatibilidade pode ser feita através de uma simples recolha de sangue. No caso de se mostrar compatível com o Afonso, ou qualquer outra pessoa em necessidade, o dador decide se quer fazer a doação e como a quer fazer.
Existem dois métodos. O mais conhecido, e mais antigo, passa por uma pequena intervenção cirúrgica, com anestesia, onde é feita a punção dos ossos da bacia para remover uma porção de medula (a medula é renovável, sendo possível doar mais do que uma vez). Este processo é o que mais impede as pessoas de se tornarem doadoras. No entanto, hoje em dia existe um outro processo que passa pela recolha de sangue, sem qualquer tipo de intervenção cirúrgica. Digamos que será um processo semelhante (não me agridam, estou a usar isto só como exemplo) à hemodiálise, onde o sangue sai do organismo por um braço, passa por uma máquina que remove as células necessárias, e volta a entrar no organismo do dador pelo outro braço. Previamente o dador terá de tomar uma medicação que estimula a criação e concentração das células necessárias para o transplante.
Estas informações podem ser consultadas no website do Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão (Centro de Histocompatibilidade do Norte) (http://www.chnorte.min-saude.pt/faq.php).

Aliás, o dador pode, a qualquer momento e sem que nada lhe seja perguntado, desistir da doação.

Por favor, pelo menos, divulguem esta informação e ajudem a salvar vidas.
Quem sabe se amanhã não seremos nós a precisar de ajuda.

Ajudem por favor... Help Please...

A saga do pequeno Afonso continua a ser um exemplo de coragem e luta com que todos devemos aprender.
Nestas alturas devemos meter para traz das costas os orgulhos estúpidos e unir as mãos para tentar salvar quem mais precisa.
O Afonso é filho de André Couto (piloto português que corre no Japão) e sofre de Leucemia Linfoblástica Aguda, uma das mais agressivas formas desta doença. No entanto, a sua tenacidade e vontade de viver mostra-nos que enquanto houver vida há sempre lugar para esperança. Por isso, desde que lhe foi diagnosticada esta terrível doença e foi sabida a necessidade de um transplante de medula, que os apelos se têm multiplicado. Em Portugal (onde se encontra internado) e em Macau (onde o Afonso nasceu e vive) tem havido uma corrente humana de apoio e solidariedade que não tem deixado ninguém indiferente.
Em Macau organizam-se viagens a Hong Kong para testes sanguíneos de compatibilidade (infelizmente não se podem fazer em Macau) ao mesmo tempo que em Portugal se fazem recolhas por todo o país.
Isto não serve apenas para o Afonso mas sim para todas as crianças, em todo o mundo, que neste momento se agarram à vida com todas as forças na esperança de encontrarem um dador compatível.
Vamos, juntemo-nos a este esforço. Não custa nada e pode salvar vidas. Não passa de uma doação de sangue, apenas mais prolongada.

Vejam os pormenores no Facebook
Ou contactem por email:
Ou contactos mais genéricos de centros de doação em Portugal e no mundo:

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O que pensar?

Pois bem… O Haiti foi devastado e milhares de corpos ainda estão por recolher. O número exacto de vítimas mortais nunca será apurado na sua totalidade. As imagens têm corrido muito e causado uma onde de solidariedade internacional nunca antes vista. Nem no tsunami que assolou as praias da Tailândia e da Indonésia, Índia e outros países na região viu tanta ajuda ser angariada em tão pouco tempo.
Agora veio a público que, mesmo neste cenário dantesco de destruição, há quem se desloque a esta ilha das Caraíbas para turismo!
Sinceramente não sei o que pensar. Concordo com todos os argumentos, os pró e os contra. Deixo ao critério de cada um pensar o que quiser. Ambos os lados da questão têm o seu quê de positivo.
Leia tudo aqui neste artigo publicado no YahooNews.
Publico-o aqui na íntegra para quem não lê inglês possa usar o tradutor do blog para o ler em português. Para tal basta usar o menu do tradutor do lado direito da página.


Royal Caribbean's decision to dock ships at Haitian resort creates controversy
Tue Jan 19, 2:21 pm ET


By now, most of us have seen and heard about the profound devastation and suffering wrought upon Haiti last week after a massive earthquake. So you'd probably think there's no way that cruising tourists could have returned to frolicking on Haiti's beaches mere miles from where people are trapped beneath the rubble of a decimated city. Unfortunately, you'd be wrong.
On Sunday, the Guardian reported that Florida-based Royal Caribbean Cruise Lines is docking ships at the "picturesque wooded peninsula" known as Labadee, which it leases on Haiti's northern coast. At Labadee, passengers "enjoy jetski rides, parasailing, and rum cocktails delivered to their hammocks." The British paper also reported that passengers can spend their time "shopping for trinkets at a craft market" while armed guards stand at the entry to the complex to guarantee their safety.
Despite the fact that the ships have delivered relief supplies to the island, some passengers on the ships are reportedly "sickened" over the decision to dock there. One passenger took to an Internet message board to protest the idea of vacationing where "tens of thousands of dead people are being piled up on the streets, with the survivors stunned and looking for food and water."
When Royal Caribbean announced its decision to resume stops at Labadee last week, a company executive cited the economic importance of the resort to the local citizens as well as the opportunity to deliver much-needed supplies.
"We also have tremendous opportunities to use our ships as transport vessels for relief supplies and personnel to Haiti," said associate vice president John Weis. "Simply put, we cannot abandon Haiti now that they need us most."
Still, Royal Caribbean, which recently raised eyebrows when it announced that it's organizing a "cougar cruise" for older single women, has been catching heat from all corners on their decision, prompting company CEO Adam Goldstein to post a defense of the company on their website. Saying that he is "proud of what our people and our ships are doing," Goldstein writes:
The ships going back to Labadee, including Navigator of the Seas today, are obviously making a very valuable contribution to the relief effort by offloading supplies at Labadee. The media understand this and generally have written and spoken about the relief effort in positive terms. But in the last 24 hours, sparked by an article in the Guardian in the UK, a different and more critical view has emerged that questions how our guests can justify having a good time in Labadee when there is such misery less than 100 miles away.
My view is this - it isn't better to replace a visit to Labadee (or for that matter, to stay on the ship while it's docked in Labadee) with a visit to another destination for a vacation. Why? Because being on the island and generating economic activity for the straw market vendors, the hair-braiders and our 230 employees helps with relief while being somewhere else does not help. These 500 people are going to need to support a much larger network of family and friends, including many who are in (or are missing in) the earthquake zone. Also, the north is going to bear a good part of the burden of the agony of the south, and the more economic support there is to the north, the better able the north will be to bear this burden. People enjoying themselves is what we do. People enjoying themselves in Labadee helps with relief. We support our guests who choose to help in this way which is consistent with our nearly 30 year history in Haiti.

- Brett Michael Dykes is a contributor to the Yahoo! News blog

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...