Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Ser dador de medula

(for the ones who dont read or understand portuguese, please use the translator on the right side. It's not perfect but will be enough to understand the main idea on this text. Meanwhile, I will try to post if in English ASAP with links also in English)

No seguimento do anterior post, relativo à necessidade URGENTE de se encontrar um dador de medula compatível com o Afonso, aproveito para esclarecer certas dúvidas que me chegaram por email e por comentários no blog.
A recolha de medula, ou na fase inicial os testes de compatibilidade, podem ser feitos sem recurso a qualquer tipo de intervenção cirúrgica.
A compatibilidade pode ser feita através de uma simples recolha de sangue. No caso de se mostrar compatível com o Afonso, ou qualquer outra pessoa em necessidade, o dador decide se quer fazer a doação e como a quer fazer.
Existem dois métodos. O mais conhecido, e mais antigo, passa por uma pequena intervenção cirúrgica, com anestesia, onde é feita a punção dos ossos da bacia para remover uma porção de medula (a medula é renovável, sendo possível doar mais do que uma vez). Este processo é o que mais impede as pessoas de se tornarem doadoras. No entanto, hoje em dia existe um outro processo que passa pela recolha de sangue, sem qualquer tipo de intervenção cirúrgica. Digamos que será um processo semelhante (não me agridam, estou a usar isto só como exemplo) à hemodiálise, onde o sangue sai do organismo por um braço, passa por uma máquina que remove as células necessárias, e volta a entrar no organismo do dador pelo outro braço. Previamente o dador terá de tomar uma medicação que estimula a criação e concentração das células necessárias para o transplante.
Estas informações podem ser consultadas no website do Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão (Centro de Histocompatibilidade do Norte) (http://www.chnorte.min-saude.pt/faq.php).

Aliás, o dador pode, a qualquer momento e sem que nada lhe seja perguntado, desistir da doação.

Por favor, pelo menos, divulguem esta informação e ajudem a salvar vidas.
Quem sabe se amanhã não seremos nós a precisar de ajuda.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Volte sempre.

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...