Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O que se segue?


As infecções colectivas continuam a alastrar em Macau. Lembro-me de adiantar aqui que o pior ainda estaria para chegar quando as aulas tivessem início. Apesar de gostar de ter estado enganado, parece que se confirma o meu prognóstico.
No dia de ontem registaram-se, mais uma vez, mais de uma centena de casos positivos. “Do dia 16 até à tarde do dia 17 de Setembro, os Serviços de Saúde registaram 104 novos casos confirmados da Gripe A (H1N1), sendo 49 do sexo feminino e 55 do sexo masculino, com idades variando entre 8 meses e 58 anos. Desses novos casos, na Turma F do 12º ano do Colégio Santa Rosa de Lima – Secção inglesa, na Turma B do 4º ano do Colégio de Sagrada Coração de Jesus (secção primária), e na Turma D do 1º ano da Escola para Filhos e Irmãos dos operários (secção primária), foram verificados casos de infecção colectiva da Gripe A (H1N1). Os Serviços de Saúde notificaram as escolas sobre a suspensão de aulas destas turmas, e estão acompanhar de perto a situação epidemiológica em estabelecimentos escolares, lares e outras instituições.
A verdadeira época da gripe ainda não chegou pelo que o panorama é bastante sombrio e faz temer o pior para os meses que se seguem.
Por muito que os técnicos se Saúde, pagos pelo Governo, venham dizer que as medidas tomadas são as mais eficazes e que os resultados sào positivos, os dados conhecidos apontam para o lado oposto…

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Correios promovem empreendimento privado

Em Macau estamos habituados a ver de tudo. Desde a década de noventa do século passado, quando um jornal local (penso que o Hoje Macau) anunciava que um membro do Governo tinha inaugurado um “casa de putas” (referindo-se a um nightclub), que nada mais nos espanta. No entanto, de tempos a tempos, surgem notícias merecedoras de algum destaque.
Os Correios de Macau, superiormente dirigidos por uma pessoa que muito estimo e admiro e que acredito nada ter a ver com isto, vão lançar uma série de selos especiais, para assinalar a abertura de um prédio! Um empreendimento particular e que, na altura em que foi anunciado, causou diversas críticas porque não se sabia muito bem quem o autorizou.
Trata-se da “Grandiosa Abertura do L’Arc Macau”. Para tal os Correios “informam que no dia 21 de Setembro de 2009, haverá um Posto de Correio Temporário, com carimbo comemorativo alusivo à “Celebração Grandiosa de Abertura L’Arc Macau”, instalado na Loja de Filatelia da Sede”. Tirando os erros que foram corrigidos da versão publicada no Gabinete de Comunicação Social, este é o essencial da informação.
O que faltará mais em Macau?
Vejam só a pérola que é a última parte do texto (que não me dei ao trabalho de corrigir: “Serão distribuídos ao público de um sobrescrito comemorativo no dia do posto e à venda de produtos filatélicos dos Correios, sendo obliteradas as correspondências apresentadas para o efeito.
Bem-vindo a visitar e coleccionar.

Mais de dois mil casos


Em Macau já passamos a barreira psicológica dos 2000 mil casos positivos de gripe A H1N1. Será que valerá a pena ainda continuar a contabilizar os casos? O grau de alerta continua o mesmo desde, praticamente, o início. Nível 6 de cor azul!
Ontem registavam-se mais 142 casos, elevando o total para 2083! “Do dia 15 até à tarde do dia 16 de Setembro, os Serviços de Saúde registaram 142 novos casos confirmados da Gripe A (H1N1), sendo 69 do sexo feminino e 73 o sexo masculino, com idades variando entre 9 meses e 79 anos. Desses novos casos, na Turma Hang do 8º ano da Escola Nossa Senhora de Fátima, na Turma P6 da Escola Secundária Sam Yuk de Macau (Secção Inglesa), na Turma P6A da Escola de Aplicação Anexa à Universidade de Macau, na Turma 6 do 6º ano da Escola Hou Kong (Secção Primária) e na Turma A da Creche "O Traquinas”, foram verificados casos de infecção colectiva da Gripe A (H1N1). Os Serviços de Saúde notificaram as escolas sobre a suspensão de aulas destas turmas, e estão acompanhar de perto a situação epidemiológica em estabelecimentos escolares, lares e outras instituições.
Uma situação, perfeitamente, normal!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Koppu faz estragos em Macau

O dono deste carro ganhou o dia!

73 novos casos


Antes da chegada do tufão a Macau eram confirmados mais sete dezenas de casos de gripe A. “Entre 13 e 14 de Setembro da parte da tarde, os Serviços de Saúde registaram 73 novos casos confirmados da gripe A (H1N1), sendo 35 do sexo feminino e 38 do sexo masculino, com idades variando entre 1 e 47 anos de idade. Entre esses novos casos, registaram-se infecções colectivas da Gripe A (H1N1) na turma B da 4.a classe da secção primária da Escola da Sagrada Família, na turma A da 1.a Classe primária da Escola para Filhos e Irmãos dos Operários, na turma “Hang” da 4.a classe da secção primária da Escola Nossa Senhora de Fátima e na turma F6A do Colégio Yuet Wah (Secção Inglesa). Os Serviços de Saúde informaram as escolas em causa para a suspensão das aulas nas turmas supracitadas, bem como estão a acompanhar de perto a situação de ocorrência da gripe A H1N1 em estabelecimentos escolares, lares e outras entidades.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Um cheirinho do meu artigo

Todos temos episódios para contar sobre o Centro Hospitalar Conde de São Januário, uns mais hilariantes, outros mais sérios. O que esta semana descrevo nas páginas de O Clarim prende-se com uma consulta de especialidade feita por um médico que nem inglês (quanto mais português!) falava. O resultado, devido às dificuldades de comunicação pode adivinhar-se!
Para ler na Sexta-feira. “Depois de sair da consulta, decepcionado com a experiência e com um saco cheio de medicamentos que, mais tarde e num medico privado veio a descobrir não serem necessários, foi perguntar se poderia mudar para um médico que, no mínimo, falasse inglês. No mínimo porque português seria tarefa impossível, visto não haver no São Januário nenhum médico que fale português nessa especialidade. Perante tal exigência foi-lhe dito que, se queria arranjar outro médico, ou ia à privada (literalmente) ou tinha de escrever uma carta ao director do hospital (!) a pedir tal “descabida” exigência. Mais lhe disseram que, provavelmente, tal não seria atendido!
Todos estamos a par das dificuldades, ou das supostas dificuldades, de recrutar clínicos competentes para o hospital do Governo. No entanto, os responsáveis da Saúde não se podem esquecer de um pormenor. Em Macau, é da Lei a obrigação dos departamentos governamentais disponibilizarem serviços nas duas línguas oficiais.

165 casos em 3 dias


Em Macau, existem agora, de acordo com dados oficiais, 1746 casos da gripe A H1N1.
Na passada sexta-feira registavam-se mais 35 casos positivos de H1N1 em Macau. “Do dia 10 até à tarde do dia 11 de Setembro, os Serviços de Saúde registaram 35 novos casos de gripe A H1N1, sendo 16 do sexo masculino e 19 do sexo feminino, com idades variando entre os 3 anos e os 38 anos. Entre esses novos casos, registaram-se infecções colectivas da gripe A H1N1 na turma D do 2º. ano do ensino secundário do Colégio Diocesano de São José, Escola Cinco, na turma E do 3º. ano do ensino primário da Escola para Filhos e Irmãos dos Operários e na turma A do 6º ano do ensino primário da secção chinesa do Colégio do Sagrado Coração de Jesus. Actualmente, as escolas em causa já foram informadas para suspenderem as aulas dessas turmas. Os Serviços de Saúde estão a acompanhar de perto a situação de ocorrência da gripe A H1N1 em estabelecimentos escolares, lares e outras entidades. Em simultâneo, mais 6 doentes tiveram alta após submetidos a tratamento, estando ainda 14 doentes a ser submetidos a tratamento médico hospitalar.
No sábado, anunciava os Serviços de Saúde que havia mais 54 novos casos. “Do dia 11 até à tarde do dia 12 de Setembro, os Serviços de Saúde registaram 54 novos casos da gripe A H1N1, sendo 29 do sexo feminino e 25 do sexo masculino, com idades variando entre os 5 meses e os 54 anos. No dia 12 não foi registada a suspensão de aulas de escolas pela contaminação colectiva da gripe A H1N1. Os Serviços de Saúde estão a acompanhar de perto a situação de ocorrência da gripe A H1N1 em estabelecimentos escolares, lares e outras entidades.
E no domingo, numa tendência de aumento, mais 76 infectados. “Do dia 12 até à tarde do dia 13 de Setembro, os Serviços de Saúde registaram 76 novos casos da gripe A H1N1, sendo 34 do sexo feminino e 42 do sexo masculino, com idades variando entre os 10 meses e os 52 anos. Entre esses casos novos, registaram-se infecções colectivas da gripe A H1N1 na turma D do 3.º ano do ensino secundário geral do Colégio Diocesano de São José (Escola 6), na turma D do 2.º ano do ensino secundário do Colégio Perpétuo Socorro Chan Sui Ki, na turma C da 3.ª classe do ensino primário da Escola Secundária Pui Ching e nas turmas P6B do ensino primário e D do 1.º ano do ensino secundário geral da Escola de Aplicação Anexa à Universidade de Macau. Actualmente, as escolas em causa já foram informadas para suspenderem as aulas dessas turmas. Os Serviços de Saúde estão a acompanhar de perto a situação de ocorrência da gripe A H1N1 em estabelecimentos escolares, lares e outras entidades.

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...