Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Enfermeiros em apuros?


 
A MEMÓRIA de Macau é curta, mas só para algumas coisas.

Lembram-se daquela senhora que para ganhar votos e ter visibilidade na campanha eleitoral se lembrou de atacar directamente os profissionais da Saúde de origem portuguesa, dizendo que a sua contratação colocava em perigo a vida dos pacientes chineses?
Pois agora essa senhora é deputada! Ou que raio isso quererá significar em Macau, visto que foi eleita por uma lista da qual nada se espera, a não ser dizer que «sim» a tudo o que o Governo e Pequim ordenarem. A nova deputada na primeira oportunidade, e quando confrontada pela sua famosa afirmação de pré-campanha, que certamente lhe rendeu mais umas centenas de votos e que a ajudou na eleição para o poleiro no Hemiciclo, apressou-se a desmentir tudo o que havia dito. Como boa artista política que é, ou deve ser porque a experiência ainda é quase nula, deu o dito por não dito. Começa bem! Afinal não é isso que os políticos fazem? Na campanha prometem uma coisa e quando chegam ao almejado lugar logo se esquecem. A verdade é que as afirmações ficaram gravadas e ninguém as pode apagar, por muito que a sua autora se desdobre em explicações.
Wong Kit Cheng diz-se mal interpretada e explicou – aqui cito o Jornal Tribuna de Macau para não ser também eu mal interpretado – «concordo com a medida da contratação. Mas tem de haver um bom mecanismo de importação e de saída, e depois podemos decidir se é preciso contratar profissionais estrangeiros ou não». Uma ideia muito aquém das declarações de Julho à Imprensa chinesa, durante a época de pré-campanha: «A contratação de enfermeiros em Portugal é uma medida inadequada devido a barreiras culturais. (…) Servir os doentes é a principal função dos enfermeiros e a comunicação é muito importante e, para assegurar a qualidade desta comunicação, os enfermeiros necessitam de conhecimentos em Chinês, tanto orais como escritos (…); a maioria dos residentes só fala Chinês, pelo que há uma barreira linguística durante o serviço[dos enfermeiros portugueses] que é intransponível (…); a enfermagem passa por não só cuidar da saúde dos doentes mas também por dar apoio psicológico e verbal aos mesmos, duvido que os enfermeiros portugueses consigam oferecer bons serviços em Macau. (…) A contratação de enfermeiros portugueses poderá colocar em risco a vida dos cidadãos». Depois de ser eleita para o assente quentinho do Plenário dos Lagos Nam Van mudou o discurso.
Já aquando das afirmações eleitoralistas de Wong Kit Cheng manifestei preocupação, não sendo o único a protestar e a fazer entender que a «madame» deveria ser chamada à razão sobre o assunto dos enfermeiros. Aliás, a associação dos enfermeiros portugueses, assim como os próprios Serviços de Saúde, veio a público repudiar o que a então «normal» cidadã havia aludido. A minha consternação não era tanto pelo teor, que roçava o xenófobo, mas pelo facto de virem de uma pessoa que ocupa uma posição de destaque na comunidade local. Não nos esqueçamos que Wong Kit Cheng, antes de ser deputada, é vice-presidente da Associação Geral das Mulheres de Macau (www.macauwomen.org.mo), a associação mais poderosa em termos sociais e das mais influentes na vida social e política do território, visto dela fazerem parte todas as esposas e outros membros femininos das famílias dos detentores dos mais altos cargos políticos da RAEM. Assim como a maior parte dos membros femininos dos maiores grupos empresariais alinhados com Pequim, que controlam a economia de Macau. Tina Ho, a sua presidente, antiga deputada e uma das empresárias mais influentes, é um bom exemplo, assim como a vice-presidente do Conselho Executivo, a actual directora dos Serviços de Turismo, Helena de Senna Fernandes, que tanto apregoa a favor dos laços portugueses, mas depois deixa cair projectos ligados a essa mesma Lusofonia, como o caso do restaurante da Casa de Portugal – só para citar um, porque existem outros.
É chegado o momento da comunidade lusa ficar em alerta, porque os sinais começam as ser cada mais. Esperemos que as afirmações da senhora deputada sejam isso mesmo: apenas afirmações.

Joao has posted a new update...

Hi,
Joao has posted a new update message to "500 years sailing to Asia "

See below or visit this page:
Take me to this page >>



New Update from Joao...
After 5 days of the donation campaign we reached almost 1000, thank you to all the ones who support this project!

Cinco dias da campanha de donativos e estamos quase com 1000, obrigado a todos os que apoiam esta iniciativa!
Continue Reading >>

You are receiving this email from Joao Gomes, a registered GoFundMe user.


Stop emails from this person.
What is GoFundMe?
GoFundMe is a personal fundraising website that has helped thousands of people raise millions of dollars for the things that matter to them most.





Sent from GoFundMe's Headquarters in California

PO BOX 711798 San Diego, CA 92171

Don't want emails from GoFundMe?

We're sorry. You can unsubscribe here.

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...