Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Caos devido a um "tefellin"

O mais recente susto relacionado com uma ameaça de bomba num avião pode muito bem servir de piada. Ao contrário do que se pode pensar, muitos de nós certamente que cometeria o mesmo erro.
O incidente deu-se nos Estados Unidos e envolveu dois jovens, um deles judeu ortodoxo. Este, como todos os judeus que levam a sua religião ao limite, usava uma peça da indumentária judaica chamada de “tefellin”. Aos olhos de uma pessoa que não esteja familiarizada com a religião judaica, um “tefellin” passará muito facilmente por uma qualquer engenhoca que pode explodir a qualquer momento. Aliás, foi o que o jovem americano pensou, tendo logo alertado a tripulação do avião que deu ordem para que a aeronave fosse desviada e aterrasse.
Depois de um interrogatório veio a apurar-se que nada de grave se passava e que tudo não tinha passado de um falso alarme devido ao desconhecimento por parte do passageiro.
Um “tefellin” é um artefacto constituído por duas caixas com uma tira do mesmo material, com versos sagrados no seu interior e que é utilizado, e de ser usado, nas orações da manhã. No entanto, o artefacto, pela sua forma e pela sua colocação no corpo do crente, leva facilmente a outras interpretações. Uma das caixas de cabedal é colocada na nuca sendo que a tira de cabedal é usada para a manter nessa posição. A outra é colocada no braço com a tira de cabedal enrolada nesse membro do crente.
Portanto, quem não sabe e vê alguém usando duas caixas suspeitas atadas ao corpo, facilmente poderá ser levado a pensar o pior!
Não censuro o rapaz que causou o pânico, assim como não censure o judeu por ter sido causador do engano. Cada um tinha a sua convicção.
Lembro-me de toda a polémica em França acerca da proibição do uso de véus e “burkas” às mulheres muçulmanas. Não seria também preferível que a Lei fosse mais abrangente? Ou será que os judeus estão acima da Lei?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Volte sempre.

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...