Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Chui mais Chui (updated)

É só Chui Sai On nos jornais de Macau nas edições de hoje!
Ainda há poucos dias poucos eram os que se arriscavam a fazer elogios à pessoa do ainda secretário dos Assuntos Sociais e Cultura. Hoje, é só elogios e palavras cheias de mel para o que, sem surpresas, irá ser o novo chefe de Santa Sancha.
A hipocrisia em Macau é tanta que até dá dó!
Desde sempre que se sabia que Chui Sai On, filho de Chui Tak Seng e sobrinho do segundo líder da comunidade chinesa (Chui Tak Kei) atrás do pai do actual Chefe do Executivo (Ho In, pai de Edmund Ho), pelo que a surpresa de alguns só pode ser mesmo forçada.
A verdade é que ao longo de 10 anos Chui Sai On fez algumas coisas positivas mas, sinceramente, o saldo é mais negativo do que positivo.
De bom destacam-se trabalhos na área do turismo e cultura que, no entanto, não servem para tapar a desgraça em que deixou todo o sistema social, com grande destaque para a Saúde onde, sem problemas de consciência e aos olhos de todos, deu sempre prioridade ao sector privado. Não fosse a família a grande interessada por detrás do maior hospital/fundação privada do território e com grandes e históricas ligações ao poder central.
Quem não se lembra do tão pedido hospital do Governo para a Taipa que nunca surgiu porque o secretário defendia que não era necessário. No entanto, tempos depois surgiram dois privados, um do Kiang Wu e outro da UCTM! Agora, depois destes dois estarem de pé e a funcionar, ficou prometido o do Governo!
Pergunto-me, se não se justificava antes do aparecimento de dois privados, justifica-se agora ou será apenas para calar a população que não é cega?
Li no Hoje Macau estas curiosas declarações de várias personalidades de Macau. Passo a transcrever algumas visto ainda não estarem disponíveis na internet. Quando estiverem disponíveis online disponibilizarei aqui o link. O prometido é devido… aqui está o link que falei ontem para os comentários que transcrevia em parte… (Hoje Macau)
Ambrose So, director executivo da SJM
"Chui Sai On contribui para o desenvolvimento de Macau ao longo dos últimos dez anos. É um muito bom candidato. Tem as qualificações e um perfil que se adequa ao cargo de Chefe do Executivo. Qualquer candidato que sirva o bem-estar de Macau e siga o princípio ‘um país, dois sistemas’ terá o nosso apoio”.
Lionel Leong Vai Tac, deputado da ANP
"É um candidato adequado. A comunidade não deveria apenas concentrar-se em saber que é o candidato certo mas também na equipa que vai gerir os destinos de Macau, ou seja, como é que vamos formar um bom Governo. Quem conseguir ter o apoio pleno dos funcionários públicos e da comunidade vai ser o líder ideal. Não se trata de ser um líder dos líderes mas uma pessoa entre as pessoas”.
Miguel de Senna Fernandes, presidente da Associação dos Macaenses
"É uma candidatura boa do ponto de vista da comunidade macaense. É um nome bom porque reúne consenso e em princípio tem condições para receber o apoio da comunidade. Há que realçar as coisas boas do actual Governo: há uma série de áreas que floresceram em Macau, nomeadamente a cultura, e que estão na tutela de Chui Sai on. Ninguém gosta de rupturas”.
O único que se manifesta frontalmente contra é o deputado Au Kam San.
"Há dúvidas que tenha capacidade para ganhar as eleições. Chui Sai On apenas preenche as expectativas de quem quer um Chefe do Executivo medíocre e pouco ambicioso. É como secretário que ele se apresenta como candidato: terá que reagir aos erros que foram detectados durante os tempos em que esteve à frente do Governo. A gestão orçamental dos Jogos da Ásia Oriental é apenas um dos problemas”.
Eu lembraria ainda que este candidato, aquando da apresentação da candidatura de Macau a Património Mundial da UNESCO referiu que o território se caracterizava pela presença da cultura ocidental (romana, se não me engano de acordo com a tradução) e a chinesa, nada de referências a cultura portuguesa ou de cariz lusófono. Pelo que quem defende que “é amigo da cultura portuguesa” e que será um bom candidato para “nós” deverá vir a ter algumas surpresas.
A finalizar, seja como for, o ideal é que seja um bom candidato para Macau e para todos os que são residentes de pleno direito de Macau, sem olhar a etnias, culturas ou nacionalidades. Devemos todos ter os mesmos direitos e obrigações sem quaisquer tipos de compadrios.
Entretanto, vejam a curiosa rede de ligações elaborada pelo site “silobreaker.com” acerca de Fernando Chui Sai On.
Vamos ver quem se segue!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Volte sempre.

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...