Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Líderes corruptos

A saga da luta contra líderes corruptos continua na China. Hoje ficou-se a conhecer mais um episódio desta jornada solitária.
Um antigo responsável de uma empresa dos caminhos-de-ferro foi condenado a prisão perpétua por ter sido considerado culpado da acusação de desvio de 100 milhões de reminbis.
A condenação foi proferida ontem por um tribunal chinês e divulgada à momentos pela Xinhua.
Liu Guiting, presidente da Beiya Industrial Group e membro do Partido Comunista Chinês, ia acusado de desviar mais de 13 milhões de reminbis, ter recebido subornos no valor de meio milhão e de ter pago vários milhões a membros do Governo entre 1997 e 2005.
Liu foi preso quando tentava deixar o país em 2006 depois de ter sido acusado de fraude.
Este caso faz levantar várias questões, a começar pelo facto de não se saber quem foram os membros do Governo que receberam os subornos e também por não se saber quem estava envolvido.
Por outro lado, sendo que a China quer fazer crer que está empenhada em combater a corrupção, com o Primeiro-Ministro e o Presidente a afirmarem mão dura para quem não cumprir a Lei, algo parece não bater certo. Por um lado dizem-se empenhados, por outro as investigações parecem ficar a meio.
Faz lembrar um caso que fez correr muita tinta em Macau. O de Ao Man Long que, depois do antigo secretário ter sido preso, parece que as investigações pararam.
Sinceramente não acredito que, no caso de Macau como este da Beiya, os responsáveis tenham agido sozinhos. Principalmente no que diz respeito ao envolvimento de altas figuras da hierarquia do Estado.
Há investigações que pecam por não chegarem ao fim…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Volte sempre.

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...