Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Coisas estranhas

Da próxima vez que pensarmos que a nossa cidade tem leis estúpidas, pensem nestes exemplos que vos deixo agora.
Em Veneza, Itália, por exemplo, é proibido alimentar os pombos, andar de tronco nu, subir aos monumentos e fontes ou mesmo sentar-se no passeio para comer uma sandes. As multas vão de um simples aviso a seis mil patacas!
Na Alemanha, nas famosas “autobahn” (auto-estradas) é proibido ficar sem gasolina, assim como é ilegal andar a pé. Cerca de 1000 patacas por infracção.
Aqui mais perto, na Tailândia, mesmo no pico do calor, é proibido conduzir de tronco nu, seja de carro ou de motorizada. A multa é de cerca de 100 patacas.
Já no Canadá, de acordo com uma Lei de 1985 que regula o uso de moedas, não é permitido o uso de moedas de cêntimos ou de uma pataca para pagar despesas superiores a 100 patacas. Não existe penalização mas fica ao critério do vendedor aceitar ou não o pagamento!
Em Franca é proibido beijar nas estações de comboio, de acordo com uma lei de 1910. Tal demonstração de afecto começou também a ser banida em algumas estações em Inglaterra.
Em Moscovo, Rússia, parece que não gostam de carros sujos. Quem for apanhado a conduzir um automóvel sujo pode estar sujeito a uma multa que pode chegar às mil patacas!
Na ilha de Granada, nas Caraíbas, destino de inúmero cruzeiros, é proibido passear de fato de banho! Assim como também é proibido usar os jeans muito largos! A multa pode chegar às três mil patacas!
Na Dinamarca conduzir com as luzes do carro desligadas dá lugar a uma coima. Esta lei baseia-se em estudos que provam que com luzes ligadas os condutores são mais atentos. Outros países da UE estão a pensar adoptar a norma. A sua violação dá lugar a mil patacas de multa!
E, em Singapura, mastigar pastilha elástica, não usar o autoclismo em sanitas públicas, alimentar pombos e cuspir para o chão são sancionados com uma multa de 800 patacas. E, acreditem, a Lei é aplicada.
Não como em Macau!

2 comentários:

  1. Não é proibido mascar pastilha elástica em Singapura. Já lá estive várias vezes e nunca tive problemas com isso. O que é proibido é vender pastilhas elásticas lá. Quem quiser, pode, no entanto, levar as pastilhas para lá e consumi-las. Foi o que já fiz várias vezes, sem qualquer problema.

    ResponderEliminar
  2. citando a versao inglesa na wikipedia... subentende-se que sendo proibida a importacao, e proibido o seu uso ou introducao no pais.


    "Legislation
    This law was created because people disposed of gum incorrectly by sticking them under places like chairs or tables. Incorrect disposal of gum led to this law banning gum. Chewing gum is banned in Singapore under the "Regulation of Imports and Exports (Chewing Gum) Regulations." Except for chewing gum of therapeutic value, the "importing" of chewing gum into Singapore is absolutely banned, as in bringing it in large amounts.

    A common misconception among citizens is that personal use of chewing gum is allowed into Singapore. However, according to the set of Regulations, "importing" means to "bring or cause to be brought into Singapore by land, water or air from any place which is outside Singapore ..." any goods, even if they are not for purposes of trade. The set of Regulations also does not make any provisions for personal use of quantities to be brought into Singapore. Therefore, bringing chewing gum into Singapore, even small quantities for whatever purpose, is technically prohibited."

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário.
Volte sempre.

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...