Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Hoje comemora-se o Dia Internacional para a Diversidade Biológica

A Organização das Nações Unidas proclamou o dia 22 de Maio como o Dia Internacional para a Diversidade Biológica visando aumentar o entendimento e a consciencialização para os assuntos ligados à biodiversidade. Este dia foi criado pelo Segundo Comité da Assembleia Geral das Nações Unidas em 29 de Dezembro de 1993 (data da Convenção da Diversidade Biológica). Mas a data comemorativa celebra a adopção do texto da Convenção em 22 de Maio de 1992, em Nairobi, devido à dificuldade enfrentada por diversos países para comemorarem a data no período em que coincidem vários feriados.
Biodiversidade, ou seja, a variedade da vida na Terra, está desaparecendo com uma velocidade crescente e imprevista. Esta situação contradiz o "Objectivo de Biodiversidade para 2010" que visa à redução significante do índice da perda da biodiversidade até 2010.
Ciência e Governação para a conservação e sustentabilidade e equidade utilizando a biodiversidade são elementos básicos para diminuir o índice desta perda.
Entre os programas de cooperação mais importantes na área ambiental está o programa "Homem e Biosfera - MaB". As Reservas da Biosfera cumprem cinco funções básicas: a protecção dos ecossistemas e a sua biodiversidade, a pesquisa, a gestão e o monitorização dos ecossistemas, a implementação de projectos piloto com a participação de populações locais e a educação, informação e sensibilização ambiental do público.
A UNESCO também desenvolve o Programa de Conservação da Biodiversidade em Locais do Património Mundial Natural. Desenhado para um período de 10 anos, tem como objectivo o desenvolvimento de mecanismos, competências e capacidades para a conservação da biodiversidade e a gestão coordenada dos diversos sítios brasileiros declarados Património Mundial Natural.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Volte sempre.

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...