Como blog estaremos aqui para escrever as nossas opiniões, observações e para que quem nos visite deixe também as suas. Tentaremos, dentro das possibilidades, manter este local actualizado com o que vai acontecendo à nossa volta em Macau e um pouco em todo o lado...

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A ressaca dos SMG

Aí temos nós o tão português “storm surge” (termo técnico: Sobreelevação do nível do mar de origem meteorológica)... Será que não há quem envie esta informação aos Serviços de Meteorologia e Geofísica para que, finalmente, vejam que há termo em português. Ao contrário do que afirmaram, de não haver denominação em português para o fenómeno de “ressaca”, o termo existe e é usado tanto em Portugal como no Brasil e nos outros países de expressão portuguesa. Só Macau usa o termo anglófono.
Isto já aqui foi abordado três vezes mas parece que os senhores da Taipa Grande ainda não tiveram tempo de verificar a informação e dar uso à língua oficial.
O “storm surge”, que em português se denomina ressaca, maré de tempestade ou sobreelevaçào do nível do mar de origem meteorológica:“Conhecida popularmente como ressaca, a maré de tempestade é um tipo de inundação costeira causada pela elevação do nível do mar durante tempestades, principalmente no outono e no inverno. As inundações podem ser ainda mais severas quando o fenômeno é associado à maré de sizígia (nos períodos de lua nova ou cheia, quando a terra, a lua e o sol estão alinhados, e induzem marés altas mais intensas).”


Vejam os artigos de:




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Volte sempre.

NaE's kitchen A Cozinha da NaE

NaE's kitchen A Cozinha da NaE
Visite... Visitem...